Saiba como funciona o serviço Ligado da EMTU

Foto: Divulgação

Na região metropolitana de São Paulo e Campinas, a EMTU oferece o serviço Ligado que é um transporte diferenciado e gratuito para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física com o objetivo de facilitar os deslocamentos. Abaixo reunimos todas as informações de como funciona o serviço e os contatos da central de atendimento.

O que é o Ligado?

O Ligado é um serviço de transporte que foi criado para facilitar o deslocamento das pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida no sistema de transporte intermunicipal.

Atualmente o serviço é realizado através de um convênio firmado entre a EMTU e a Secretaria de Estado da Educação, nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, os custos do serviço são absorvidos pela Secretaria de Estado da Educação.

Como funciona?

O atendimento do Ligado se destina aos alunos regularmente matriculados na Rede Regular de Ensino e demais instituições conveniadas ou credenciadas a rede. Para solicitar o atendimento é necessário que o responsável pelo aluno procure a Instituição de Ensino, Diretoria Regional de Ensino ou Secretaria de Educação do Estado e efetue o cadastro.

O serviço conta com 534 veículos adaptados e adequados ao transporte de passageiros cadeirantes e não cadeirantes, a frota é constituída de empresas credenciadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos. O serviço presta atendimento do tipo “porta a porta” para cerca de 5100 crianças e adolescentes (incluindo seus acompanhantes), entre suas residências e as 987 escolas ou instituições conveniadas ou credenciadas com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.

Foto: Divulgação

Segurança

A segurança é garantida pela fiscalização da EMTU, que só permite operadores credenciados junto à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, detentores do Certificado de Registro de Operação. Para operar o serviço, todos os motoristas e monitores frequentam o curso “Transporte de Escolar de Crianças com Deficiência e Mobilidade Reduzida”, realizado em instituições credenciadas pelos órgãos de trânsito e transporte. Os veículos passam por inspeção a cada seis meses e a equipe técnica da EMTU verifica mais de 400 itens de segurança.

Impacto social

Os esforços da EMTU para ampliar a acessibilidade dos alunos com mobilidade reduzida severa – que não tem condições de utilizar o transporte comum de passageiros – da rede pública estadual e das entidades assistenciais conveniadas ou credenciadas com a Secretaria de Estado da Educação, dentro do sistema de transporte intermunicipal, abre caminho para que essas pessoas melhorem sua qualidade de vida e exerçam sua cidadania. O atendimento do Ligado atende em sua maioria, famílias de baixa renda, garantindo que esses alunos terão acesso digno à educação e mais oportunidades de um futuro melhor.

Informações

Para saber mais informações sobre o serviço Ligado você pode enviar um e-mail para ligado@emtu.sp.gov.br ou entrar em contato com a central de atendimento exclusiva pelo telefone 0800 771 17 37 de segunda a sexta-feira das 5h às 19h e aos sábados das 7h às 20h.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *