19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Novo Terminal Vila Prudente: Panorama das obras

Quase que diariamente quando passo pela Vila Prudente, seja na Estação Vila Prudente das linhas 2-Verde e 15-Prata do Metrô ou quando vou pegar os ônibus na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, escuto os passageiros comentarem quando será inaugurado o novo Terminal Vila Prudente, muitos passageiros ficam em dúvida porque o terminal foi dividido em vários terminais (Central, Norte e Sul) na região. As obras do novo terminal são de responsabilidade do Metrô de São Paulo.

O antigo terminal que ficava localizado entre a Rua Ibitirama e a Avenida Paes de Barros foi desativado em março de 2013 para ser reconstruído, em razão das obras do monotrilho da Linha 15-Prata.

As linhas que operavam no antigo terminal, os pontos finais foram transferidos para as ruas Cavour e Itamumbuca e outras linhas foram redistribuídas pela região. Até que então, em agosto de 2014, após inúmeras promessas o governo estadual inaugurou as estações Oratório e Vila Prudente da Linha 15-Prata.

Após a inauguração das duas estações, as obras do terminal de ônibus foram sendo realizadas lentamente, ao passar pela Vila Prudente sempre observava a movimentação de funcionários das empreiteiras no Terminal Central, abaixo da Estação Vila Prudente.

Em junho de 2016, o consórcio formado pelas empresas Versátil Engenharia e DP Barros Pavimentação e Construção recebeu R$ 33,4 milhões do Metrô de São Paulo para concluir o restante das obras do terminal, incluindo os terminais Norte e Sul.

Durante este período, em setembro de 2017 foram concluídas as obras do Terminal Norte na Rua Trocari onde atualmente opera a linha de trólebus 3160-10 Terminal Parque Dom Pedro II – Terminal Vila Prudente da Ambiental Transportes Urbanos e as obras do Terminal Sul, na Praça Gióia Júnior, ao lado da Tecelagem Vânia, também foram concluídas.

Quanto ao Terminal Central, as obras foram concluídas, porém o que dá para perceber quando passo pelo local é que segue em fase final de acabamento, infelizmente tem tapumes em ambas as entradas, o que impede de observar o interior do terminal.

Terminal Norte

No Terminal Norte, tanto os passageiros e os motoristas reclamam que no local não há sanitários, foi construída uma imensa cobertura sem muitas utilidades. Inclusive a Folha da Vila Prudente fez uma matéria onde conversaram com diversos passageiros e motoristas que relataram os problemas do terminal.

terminal vila prudente
Terminal Norte (Foto: Lucas Sousa)

No início de março, por causa das fortes chuvas, no local aconteceu furto das grelhas de proteção de caixas de passagens no solo, que servirão para abrigar totens, o Metrô disse ao jornal Folha da Vila Prudente que iria providenciar novas tampas provisórias.

Ao lado do Terminal Norte, do outro lado da Rua Trocari, foram demolidos alguns estabelecimentos, mas até o momento o local segue isolado.

Terminal Sul

No final de 2017, as obras do Terminal Sul sofreram um grande avanço e recentemente foram concluídas. Os pontos de ônibus que ficavam na calçada da Praça Gióia Júnior foram desativados e em dezembro de 2017 as linhas de ônibus foram redistribuídas para outros pontos ao longo da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, sentido bairro, entre o Dia Supermercado e o restaurante Habib’s.

Inclusive a calçada onde fica a Tecelagem Vânia foi reformada, a calçada antiga era cheia de buracos, em dias de chuva era horrível esperar ônibus por ali, ficavam inúmeras poças d’água, onde ao lado fica o estacionamento da Rotative.

O asfalto da rua foi recapeado, a passarela de acesso à Estação Vila Prudente e o Terminal Central sob a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello foi finalmente construída, além disso escadas e paraciclos foram instalados neste acesso.

Provavelmente algumas linhas de ônibus, como a 5110-10 e 364A-10, farão parada provisória no Terminal Sul para embarque e desembarque de passageiros.

Terminal Central

Quanto ao Terminal Central, algumas mudanças aconteceram, após o término das obras. Em ambos os lados, onde será a saída e entrada dos ônibus, foram colocados novo asfalto, faixas de pedestres, novos semáforos ainda desligados e dentro do terminal, pelo que dá pra observar também foram colocados novo asfalto e salas internas, não dá pra observar mais detalhes pois vários tapumes ficam em ambos os lados.

Dentro da Estação Vila Prudente da Linha 15-Prata, perto da bilheteria, o acesso para o Terminal Sul através da passarela ainda está com uma parede de concreto.

Para o jornal Folha de Vila Prudente o Metrô de São Paulo havia ressaltado que os três terminais irão contar com itens de acessibilidade e segurança, como piso tátil, rampas de acesso, hidrantes e extintores de incêndio.

Dificuldades dos pedestres

Um dos problemas na região da Estação Vila Prudente é atravessar a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello para o sentido bairro, pois como os terminais Central e Sul ainda não estão funcionando, a grande maioria dos passageiros tem que atravessar duas faixas de pedestres para chegar do outro lado para pegar os ônibus.

Por várias vezes observo pessoas atravessando correndo a avenida, correndo o risco de serem atropeladas.

Sem contar que quando chove forte, toda essa região sofre com constantes alagamentos, as cenas sempre são as mesmas há anos como carros “boiando”, pessoas ilhadas e vias alagadas impedindo a passagem de ônibus e carros.

Quando o Terminal Vila Prudente estará operando integralmente?

O prazo para o término das obras do Terminal Vila Prudente estava programado para dezembro de 2017, mas estamos em março de 2018 e o Terminal Vila Prudente ainda não foi entregue completamente a população.

Eu entrei em contato com a assessoria de imprensa do Metrô de São Paulo que encaminhou a seguinte nota no dia 28 de março:

“O Metrô concluiu as obras de execução do complexo do Terminal Vila Prudente – (Norte/Sul/Central) e encaminhou carta formal à SPTrans, entregando a operação do local àquela empresa. A SPTrans já vem operando o Terminal Norte desde setembro de 2017.”

Eu também entrei em contato com a assessoria de imprensa da SPTrans porém solicitaram para entrar em contato com o Metrô de São Paulo, o que não ajudou muito.

Conclusão

Para concluir, eu suponho que o restante dos terminais sejam inaugurados nos próximos meses quando as novas estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto da Linha 15-Prata do Monotrilho forem entregues, a última promessa do Metrô de São Paulo é inaugurá-las no início de abril.

Enquanto isso, vamos seguindo como está com o terminal incompleto, pontos de ônibus colocados em locais provisórios, atravessar a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello correndo riscos e inclusive têm um detalhe que eu não tinha comentado, próximo à Faculdade Uninove são inúmeros os relatos de assaltos no período da noite e madrugada.

Apenas lamento tanta demora, porque já se vão mais de cinco anos sem o terminal, os passageiros querem o Terminal Vila Prudente em pleno funcionamento, espero que quando eu volte a escrever um novo post sobre o terminal, já seja com ele em plena operação.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS