Manutenção, avaliação e implantação de ciclovias podem ser solicitadas pela internet

0
74
ciclovias
Foto: Mariana Gil/WRI Brasil Cidades Sustentáveis

A capital paulista possui atualmente 498,3 km de vias com infraestrutura cicloviária, sendo 468 km de ciclovias e ciclofaixas e 30,3 km de ciclorrotas. O ciclista que utiliza toda essa infraestrutura para pedalar com a sua bicicleta na cidade, seja para ir trabalhar, estudar ou passear, pode se deparar com ciclovias mal sinalizadas, buracos no solo, tinta apagada, entre outros problemas. Saiba que pela internet você pode solicitar para a Prefeitura de São Paulo solucionar esses problemas, neste post vou te ensinar como fazer as solicitações.

As solicitações podem ser feitas pelo portal de atendimento SP156 da Prefeitura de São Paulo, através do site, aplicativo para smartphones (disponível para iOS e Android) ou pelo telefone 156. Você também pode sugerir a avaliação, manutenção ou implantação de ciclovias e ciclofaixas.

SITE

No site do SP156, selecione primeiramente a opção “Serviços”, depois selecione a opção “Trânsito”. Em “Assunto” escolha a opção “Ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas” e selecione o serviço desejado:

  • Avaliação de infraestrutura de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas existentes;
  • Avaliação de ciclofaixas de lazer;
  • Avaliação de estação existente de bicicletas compartilhadas;
  • Manutenção de pintura e sinalização de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas;
  • Proposta para implantação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas;
  • Proposta para implantação de nova estação de bicicletas compartilhadas;

ciclovias

Dentre os campos para preenchimento da solicitação você vai precisar do endereço completo incluindo o CEP, para facilitar você pode apontar no mapa do Google Maps a localização exata. Também é possível anexar uma foto do local, antes do SP156 ser lançado não era possível enviar fotos.

APLICATIVO

No aplicativo SP156 ainda não foi colocado o assunto “Ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas”, dentro da opção “Trânsito”, o que não é novidade, pois no aplicativo ainda tem assuntos que não foram colocados em outras opções como “Transporte”, que falta por exemplo as opções “Reclamação de intervalo excessivo da linha” ou “Alteração de itinerário ou ponto inicial e final”.

Mas apesar disso, no aplicativo você consegue solicitar outros tipos de manutenção. Você passou por uma ciclovia cheia de buracos? Na tela inicial do aplicativo selecione a opção “Tapa Buraco” para fazer a solicitação. Teve um dia que eu estava a pé pelo Viaduto do Chá e observei um buraco na ciclovia, sentido Rua Líbero Badaró, na mesma hora tirei uma foto e depois em outro local abri o aplicativo e solicitei o serviço de tapa buraco.

Observou problemas de sinalização nas ciclovias? Selecione a opção “Outros Serviços”, depois escolha a opção “Trânsito” e escolha a opção “Manutenção de sinalização horizontal (pintura de solo)” referente à sinalização pintada no solo. Antigamente tinha a opção “Manutenção de semáforos” mas foi retirada do aplicativo e do site, agora esta solicitação em específico deve ser realizada somente pelo telefone 1188 da Companhia de Engenharia de Tráfego.

CARROS ESTACIONADOS NA CICLOVIA

Alguns motoristas não respeitam as faixas de pedestres e as ciclovias e estacionam seus veículos nesses locais, você pode denunciar tanto no site ou aplicativo do SP156 para solicitar uma fiscalização.

fiscalização de veículo

Na opção “Trânsito”, selecione a opção “Fiscalização de veículo estacionado ou parado em local proibido”. Você pode preencher o tipo de infração, informar se a infração é pontual ou recorrente, descrever o problema, informar o endereço e anexar uma foto do local. Eu já registrei várias solicitações deste tipo de fiscalização e fui acompanhando as respostas, a Companhia de Engenharia de Tráfego sempre informou que o local faria parte das fiscalizações diárias dos agentes de trânsito.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO