20.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Aplicativo de caronas Zumpy vence prêmio internacional de sustentabilidade

O aplicativo Zumpy, a maior plataforma de caronas solidárias do Brasil, venceu em fevereiro o prêmio World Summit Award na categoria Meio Ambiente e Energia Verde, sendo um dos prêmios mundiais mais importantes para projetos digitais de impacto positivo na sociedade, dentro da Agenda de Sustentabilidade das Nações Unidas.

O fundador do aplicativo, André Andrade, estará no dia 20 de março, na cidade de Viena, na Aústria, para fazer o seu pitch, a partir das 13h30, explicando como o aplicativo funciona e os resultados positivos nas cidades brasileiras em que se concentra. André disse ao Sebrae de Minas Gerais que existe a possibilidade de internacionalizar a plataforma neste ano de 2018, pois vai aproveitar sua passagem por Viena para apresentar a Zumpy para potenciais investidores, e em breve para os Estados Unidos.

A plataforma já conta com 120 mil usuários cadastrados em 1,8 mil municípios brasileiros. Desde 2015, já foram contabilizadas mais de 470 mil caronas, um movimento que evitou a emissão de 4,8 mil de CO2 da atmosfera. A grande maioria dos usuários do aplicativo Zumpy está concentrada nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo, seguida da cidade de Brasília, onde a equipe do Zumpy fechou contratos de atendimento junto a diversos órgãos federais.

No final de 2017, a interface do aplicativo original foi melhorada e novas ferramentas foram adicionadas, possibilitando os usuários de organizarem caronas entre grupos empresariais, grupos moderados ou com os seus amigos do Facebook. As despesas do transporte podem ser compartilhadas e os usuários podem dividir os custos da carona. O pagamento é feito com cartão de crédito, diretamente no aplicativo.

“Você vai compartilhar seu carro com outras pessoas que seguem o mesmo trajeto. Em troca, elas podem contribuir dividindo os custos”, disse André ao Sebrae Minas. Os créditos pagos não podem ser transferidos para contas correntes, apenas convertidos para a manutenção do veículo. A contribuição varia de R$ 4,00 a R$ 10,00 dentro das cidades, dependendo da quilometragem rodada.

Atualmente, os créditos adquiridos com as caronas podem ser utilizados na compra de combustível e até pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Em breve, os créditos poderão ser utilizados para serviços como troca de pneus, alinhamento, troca de óleo, lavagem ecológica e contratação de seguro.

O aplicativo conta com mecanismos de segurança, além de permitir registrar a avaliação do passageiro e do motorista. A plataforma é composta pelo cadastro de rotas, verificação de números de celular e cartão de crédito, além de filtros do perfil das pessoas com quem o usuário deseja se deslocar. O aplicativo também permite que as motoristas escolham passageiras mulheres para dar carona, como também permite formar grupos para ir a shows e espetáculos.

O aplicativo está disponível para ser baixado para os smartphones com os sistemas operacionais iOS e Android.

Presente no mercado desde 2015, a Zumpy alcançou a posição de liderança em transporte compartilhado no Brasil. Quando a plataforma foi desenvolvida contaram com a contribuição de 11 colaboradores. Atualmente, a Zumpy opera com uma equipe de cinco profissionais dedicados ao projeto, além de outras duas pessoas que fazem trabalho remoto.

Mais informações sobre o aplicativo Zumpy podem ser obtidas no site oficial e a Zumpy também está presente nas redes sociais, você pode segui-los no Instagram, curtir a página no Facebook e acompanhar os vídeos no canal do YouTube.

World Summit Award

Mais de 150 países participaram da premiação do World Summit Award em fevereiro. O evento promove a troca de conhecimento entre stakeholders internacionais para apresentar projetos digitais que trazem melhorias para a sociedade, além de promover ideias do mundo digital com workshops sobre mídias sociais, criatividade, sustentabilidade e entretenimento. A primeira edição do World Summit Award foi realizada em 2003, em Genebra, na Suiça, e é realizada a cada dois anos.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS