19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

​Ciclovia Rio Pinheiros comemora oito anos nesta terça-feira, dia 27

Nesta terça-feira, dia 27 de fevereiro, a Ciclovia Rio Pinheiros completa oito anos de atendimento aos ciclistas que optaram por esta via como alternativa de deslocamento. Os números de acesso ao longo do período revelam a crescente adesão ao modal. Desde sua inauguração, em 2010, a ciclovia recebeu mais de 3,5 milhões de ciclistas. Em 2017, cerca de 470 mil pessoas utilizaram os serviços da via, enquanto que, em 2016, foram 400 mil acessos. Hoje, a média é de 39 mil usuários por mês.

A Ciclovia Rio Pinheiros tem 21,5 quilômetros de extensão, ao longo da Linha 9-Esmeralda da CPTM, saindo da Avenida Miguel Yunes (entre as estações Jurubatuba e Autódromo) até a Estação Villa-Lobos – Jaguaré. Ao todo, são seis acessos: um pela Avenida Miguel Yunes, nº 620; quatro junto às estações Jurubatuba, Santo Amaro, Vila Olímpia e Cidade Universitária; e o sexto pela cic​​lopassarela da Prefeitura de São Paulo nas proximidades da Ponte Cidade Jardim (Parque do Povo).

A ciclovia tem como diferencial seis pontos de apoio com banheiro, bebedouro e atendimento, localizados ao longo do percurso: Avenida Miguel Yunes, Santo Amaro, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Cidade Universitária e Estação Villa-Lobos – Jaguaré. Além disso, há um estacionamento para carros com 45 vagas, no acesso pela Avenida Miguel Yunes. Não há projeto de ampliação da ciclovia.

Até o final do ano, deverá ser entregue um novo acesso que permitirá a ligação da ciclovia com o Parque Villa-Lobos. As obras já estão em andamento.

Segurança

No vídeo abaixo o Paulo Alves do projeto Bike Zona Sul faz uma análise da Ciclovia Rio Pinheiros e destaca um dos principais problemas que é a segurança dos ciclistas na ciclovia.

Pista provisória

Cabe ressaltar que, em razão das obras de implantação da Linha 17-Ouro do Monotrilho, a ciclovia está fechada entre as Estações Vila Olímpia e Granja Julieta. A alternativa para os ciclistas é a via aberta provisoriamente pelo Metrô de São Paulo na outra margem do Rio Pinheiros, com transposições nas pontes João Dias e Cidade Jardim.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS