20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Sindicato dos Metroviários anuncia greve do Metrô para esta quinta-feira, dia 18

O Sindicato dos Metroviários decidiu em assembleia realizada na noite desta quarta-feira, dia 17 de janeiro, paralisar as atividades do Metrô por 24 horas, a partir da 0h desta quinta-feira, dia 18 de janeiro. As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 5-Lilás e 15-Prata devem ser paralisadas, com exceção da Linha 4-Amarela, que é administrada pela empresa ViaQuatro.

O motivo da paralisação é que o sindicato é contra a privatização das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô. Na próxima sexta-feira, dia 19 de janeiro, está marcado para acontecer o leilão de concessão de ambas as linhas, há um verdadeiro entrave entre o Metrô de São Paulo e o Sindicato dos Metroviários. O sindicato diz que o Grupo CCR será favorecido para vencer o leilão e o Metrô de São Paulo diz que os membros do sindicato são levianos em dizer sobre este favorecimento.

Como de costume nos dias em que há paralisação do Metrô, a empresa realiza um Plano de Contingência para as linhas operarem parcialmente, porém só saberemos quais linhas irão funcionar parcialmente e quais estações estarão abertas ao longo da manhã desta quinta-feira, dia 18 de janeiro.

Por conta da greve do Metrô, a SPTrans anunciou que haverá operação especial dos ônibus na cidade, a CPTM também anunciou operação especial para todas as suas linhas e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes divulgou que o rodízio municipal para veículos de passeio será suspenso. Continue lendo.

METRÔ

O Metrô divulgou um comunicado informando que o Tribunal Regional do Trabalho aprovou liminar determinando que o Sindicato dos Metroviários mantenha um efetivo de 80% do serviço nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e 60% nos demais horários, sob pena de aplicação de multa no valor de R$ 100 mil. O Poder Judiciário também determinou ao Sindicato dos Metroviários que se abstenha de promover a greve sob pena de multa de R$ 100 mil por estação paralisada, além de reparação por danos materiais causados ao Metrô para implantação de meios alternativos de transporte.

O Metrô também reforça neste comunicado que vai acionar o Plano de Contingência para que as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 5-Lilás e 15-Prata funcionem parcialmente nesta quinta-feira, ou seja, serão colocados funcionários de outros setores para operar os trens e manter as estações funcionando.

O secretário dos Transporte Metropolitanos de São Paulo declarou em entrevista para a Rádio Eldorado que a partir das 4h desta quinta-feira será realizada uma avaliação dos impactos da paralisação e que a empresa pretende colocar em operação a maior parte das estações possíveis.

A empresa disponibiliza o telefone 0800 770 7722 que funciona das 5h à 0h, para maiores informações ou o atendimento pelo Twitter e Facebook.

SPTRANS

A SPTrans informou em um comunicado que irá implantar operação especial, estendendo itinerários de linhas de ônibus de forma a permitir que os passageiros tenham acesso à Centro da cidade e aos principais polos de interesse da cidade, além de manter a frota total na rua durante todo o dia.

A extensão do plano operacional depende do número de linhas afetadas pela paralisação e pode ser alterada ao longo do dia, de acordo com a necessidade.

Os passageiros podem consultar alternativas de linhas de ônibus na seção Itinerários no site da SPTrans http://www.sptrans.com.br/itinerarios.

NOTURNO

A SPTrans também reforça que, a partir da 0h desta quinta-feira, as 150 linhas de ônibus do serviço Noturno estarão operando normalmente em todas as regiões da cidade.

Para descobrir a linha mais próxima do seu itinerário, consulte a relação no site http://www.sptrans.com.br/noturno.

CPTM

A CPTM também anunciou que adotará estratégias diferenciadas no início da operação comercial às 4h para atender ao possível aumento da demanda de passageiros:

O horário de pico, no período da manhã (das 5h às 8h), será estendido em todas as linhas (7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira) até que a demanda de passageiros seja reduzida. A mesma estratégia será adotada no pico da tarde, das 17h às 20h, caso os metroviários não retornem suas atividades durante o dia.

A CPTM solicitará à SPTrans a alteração do itinerário dos ônibus com destino à Estação Corinthians-Itaquera, da Linha 11-Coral, de forma a redistribuir os coletivos nas demais estações, visando organizar o fluxo de passageiros nesta região.

A Estação Corinthians-Itaquera, da Linha 11 Coral, permanecerá fechada para embarque e desembarque e somente será restabelecida ao sistema após verificação da capacidade de atendimento da oferta e demanda na Linha 11-Coral, ou seja, somente ao longo desta quinta-feira será divulgado quando a estação poderá abrir aos passageiros.

A operação da Linha 7-Rubi, que atende o trecho entre as estações Francisco Morato e Luz, será estendida até a Estação Brás, para facilitar a transferência na região central.

Haverá reforço no contingente de segurança nas estações. Para evitar o acúmulo nas plataformas, poderá ser adotado o controle de fluxo de passageiros nas estações mais movimentadas.

A CPTM fixará cartazes com orientações na entrada das estações de transferência entre CPTM e Metrô. Também serão emitidos avisos públicos nos trens e estações.

Mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 055 0121, que funciona 24 horas e também o atendimento no Twitter e Facebook.

TRÂNSITO

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes informou em um comunicado que nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro, serão adotadas medidas diferenciadas no trânsito da capital paulista.

Para que a população consiga se deslocar pela cidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego vai suspender o rodízio municipal apenas para os veículos de passeio com placas final 7 e 8. As demais restrições, Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento, além do rodízio de placas de caminhões, serão mantidos. O serviço de Zona Azul também será suspenso.

Para as pessoas que realizam distâncias curtas, a recomendação da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes é a utilização de bicicletas ou que façam seus trajetos a pé. Além disso, é importante planejar o caminho e conversar com colegas de trabalho e vizinhos para organizar caronas solidárias.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 1188, da Companhia de Engenharia de Tráfego, ou através do Twitter.

LEIA TAMBÉM

ALTERNATIVAS

Além da consulta de linhas de ônibus alternativas ao Metrô que sugerimos pra consulta na seção Itinerários do site da SPTrans, você também pode consultar os trajetos em diversos aplicativos de ônibus. Relacionamos abaixo algumas sugestões de aplicativos para você baixar no seu smartphone.

Cadê o Ônibus – Disponível para iOS, Android e Windows Phone
Moovit – Disponível para iOS e Android
Coletivo – Disponível para Android
Citymapper – Disponível para iOS e Android
Cittamobi – Disponível para iOS e Android
Olho Vivo – Consulta das linhas em tempo real no site http://olhovivo.sptrans.com.br

Os aplicativos de transporte individual como 99, Uber, Cabify, Easy e Lady Driver também podem ser alternativas para se deslocar pela cidade, porém em dias de paralisação do Metrô, o valor da tarifa cobrada pela corrida sobe bastante, ou seja, um alto sobrepreço. Demos uma observada nas redes sociais das empresas citadas e não vimos até o fechamento desta matéria alguma promoção para esta quinta-feira.

Durante toda quinta-feira estaremos atualizando todas as informações sobre a greve do Metrô em nosso site e também em nossas redes sociais no Twitter e no Facebook. Você também pode falar conosco através do Whatsapp (11) 96292-9448 ou pelo Telegram @mobilidadesampa.

* Post atualizado em 18/01/2018 à 01h10

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS