Confira o que abre e fecha na capital paulista durante o feriado do Aniversário de São Paulo

0
650
o que abre e fecha no feriado o que funciona no feriado

Nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro, feriado do Aniversário de São Paulo, alguns serviços estaduais, municipais e particulares estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento.

Confira como fica o atendimento e programe-se:

BANCOS

As agências bancárias não abrem na quinta-feira (25/01), retornando o expediente normal na sexta-feira (26/01). As contas de consumo e os carnês com vencimento no dia 25 de janeiro poderão ser pagos no próximo dia útil, sexta-feira, dia 26 de janeiro, sem incidência de multa, segundo a Federação Brasileira de Bancos. Precisa falar com o seu banco? Confira os canais de atendimentos dos bancos no site da Federação Brasileira dos Bancos.

CORREIOS

As agências dos Correios estarão fechadas na quinta-feira (25/11). Na sexta-feira (26/11), o funcionamento será normal. Para maiores informações acesse o Fale Conosco do site dos Correios.

TEMPO

Segundo previsão da Climatempo, o sol predomina em São Paulo na quinta-feira (25/01) com muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite. As máximas poderão chegar aos 31°C e as mínimas poderão chegar aos 21ºC.

Na sexta-feira (26/01), o sol predomina em São Paulo com muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite. As máximas poderão chegar aos 28°C e as mínimas poderão chegar aos 20ºC.

SPTRANS

A SPTrans irá disponibilizar 15 vans do Serviço Atende para realizar o transporte para quatro eventos nesta quinta-feira (25/01). Veja mais informações.

Confira o funcionamento dos postos da SPTrans no feriado do Aniversário de São Paulo.

METRÔ

Para facilitar o retorno dos passageiros que acompanharão na noite da quinta-feira, dia 25 de janeiro, os eventos previstos para comemorar o aniversário de 464 anos da cidade de São Paulo, o Metrô e a concessionária ViaQuatro manterão as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela abertas até 1h da madrugada de sexta-feira, dia 26 de janeiro.

As exceções serão as linhas 5-Lilás e 15-Prata, que manterão os horários habituais de fechamento, à meia-noite. O Metrô recomenda que para evitar filas e ganhar tempo, que o usuário compre seus bilhetes para a volta antecipadamente. Confira mais informações.

CPTM

A CPTM em conjunto com o Metrô de São Paulo irá operar até 1h da madrugada desta sexta-feira, dia 26 de janeiro, devido às comemorações do Aniversário de São Paulo, que serão realizadas na noite desta quinta-feira, dia 25 de janeiro. O intervalo médio dos trens será o mesmo aplicado aos sábados, de 6 a 8 minutos.

Da meia-noite à 1h, o embarque e o desembarque poderão ser realizados nas estações com transferência com o Metrô: Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí. Nas demais estações da CPTM, só será possível realizar o desembarque.

DETRAN

As unidades e os postos avançados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo situados na capital paulista não abrirão nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro.

Os postos Poupatempo da capital paulista também estarão fechados nessa data, então os serviços do Detran oferecidos neles não estarão disponíveis.

O Disque Detran, central telefônica para informações sobre os serviços de trânsito, funcionará normalmente no dia 25 de janeiro. Cidadãos que residem em São Paulo e municípios com DDD 11 podem contatar a central pelo telefone 3322-3333. Já quem mora nas demais localidades pode entrar em contato pelo 0300-101-3333. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Todas as unidades e postos voltam a funcionar em seus horários regulares na sexta-feira, dia 26 de janeiro, com exceção do posto de emplacamento localizado no Parque Villa-Lobos, que volta a prestar serviço na segunda-feira, dia 29 de janeiro.

POUPATEMPO

Nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro, os postos Poupatempo da capital paulista – Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé – não funcionam. O atendimento ao público retorna na sexta-feira, dia 26 de janeiro, em seu horário habitual.

Em São Paulo, as unidades do Poupatempo funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Para consultar os endereços de cada posto, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou o aplicativo SP Serviços.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os serviços de emergência e acolhida funcionam 24 horas, ininterruptamente:

– Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – aberto 24 horas
– Centros de Acolhida (incluindo Atendes e Centros Temporários de Acolhimento) – Abertos
– Central para Coordenadoria de Atendimento 156 – Funciona 24 horas
– Núcleos de Convivência para Adultos em Situação de Rua – Abertos

Estarão fechados:

– Centros de Referência de Assistência Social
– Supervisões de Assistência Social
– Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua
– Centros de Referência Especializado de Assistência Social
– Rede Socioassistencial de Proteção Social Básica

PROCON

O Procon, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo informa que, devido ao feriado do Aniversário da cidade de São Paulo, o atendimento nos postos Poupatempo na capital paulista não funcionará no dia 25 de janeiro. As audiências, setor administrativo, Ouvidoria, atendimento telefônico (151) e atendimento eletrônico, não funcionarão nos dias 25 e 26 de janeiro.

Os Núcleos Regionais do Procon em Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, Bauru e Presidente Prudente funcionam normalmente, assim como os Procons municipais que seguem o calendário local.

CICLOFAIXAS DE LAZER

As ciclofaixas de lazer serão ativadas na quinta-feira (25/01), feriado do Aniversário de São Paulo, e no domingo (28/01), sempre das 7h às 16h. No entanto, em função de bloqueios operacionais para o eventos autorizados, trechos das ciclofaixas podem não ser ativados. Veja mais informações.

ECOPONTOS

As unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Consulte as regras e endereços.

EDUCAÇÃO

As Unidades Educacionais permanecem fechadas durante o Aniversário de São Paulo, dia 25 de janeiro, e os Centros Educacionais Unificados funcionam das 8h às 18h com uma programação especial. Consulte os endereços e a programação de cada Centro Educacional Unificado.

No dia 25 de janeiro, seguinte ao último dia do Recreio nas Férias, haverá uma Comemoração do Aniversário de São Paulo nos Centros Educacionais Unificados. Cada unidade receberá uma apresentação especial, com espetáculos que variam entre música, teatro e artes circenses. Veja a programação.

ESPORTE

Os equipamentos esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer funcionarão normalmente.

FAB LABS

A Rede FabLab Livre SP não funcionará durante o feriado do dia 25 de janeiro, reabrindo normalmente na sexta-feira (26/01) e no sábado (27/01). As unidades não funcionam aos domingos. Consulte os endereços.

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

As duas unidades do Hospital Veterinário das zonas Norte e Leste não funcionarão na quinta (25/01). As atividades serão retomadas na sexta-feira (26/01). Confira os endereços.

MERCADÃO

O Mercado Municipal Paulistano, mais conhecido como Mercadão, completará 85 anos nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro e funcionará das 6h às 18h. O Mercadão fica localizado na Rua da Cantareira, 306, na região central.

MERCADOS E SACOLÕES

Os mercados e sacolões da cidade de São Paulo terão horário de atendimento alterado na quinta-feira (25/01), por conta da comemoração do aniversário de São Paulo.

As feiras livres funcionam normalmente.

Confira abaixo o horário de atendimento de todos mercados e sacolões municipais:

Mercados – 25 de janeiro

Central Leste – Aberto das 7h às 13h
Guaianases – Aberto das 8h30 às 13h
Ipiranga – Aberto das 8h às 13h
Kinjo Yamato – Aberto das 3h às 15h
Lapa – Fechado
Paulistano – Aberto das 6h às 18h
Penha – Aberto das 8h às 13h
Pinheiros – Aberto das 8h às 15h
Pirituba – Aberto das 7h às 14h
Santo Amaro – Fechado
São Miguel – Fechado
Sapopemba – Aberto das 8h às 13h
Tucuruvi – Aberto das 8h às 13h
Vila Formosa – Aberto das 8h às 13h
Teotônio Vilela – Aberto das 7h às 13h
Pátio Pari – Aberto das 4h às 17h

Sacolões – 25 de janeiro

Avanhandava – Aberto das 7h às 17h
Bela Vista – Aberto das 8h às 14h
Brigadeiro – Aberto das 7h às 13h
Butantã – Aberto das 7h às 13h30
Cohab Adventista – Aberto das 8h às 14h
Cidade Tiradentes – Aberto das 8h às 15h
Estrada do Sabão – Aberto das 7h às 14h
City Jaraguá – Aberto das 7h às 14h
Jaguaré – Aberto das 7h às 13h
Jaraguá – Aberto das 7h às 14h
João Moura – Aberto das 7h às 14h
Lapa – Aberto das 8h às 14h
Piraporinha – Aberto das 7h às 14h
Rio Pequeno – Aberto das 7h às 14h
Santo Amaro – Aberto das 7h às 19h
São Miguel – Fechado
Freguesia do Ó – Aberto das 7h às 15h

PREFEITURAS REGIONAIS

Não funcionam durante todo o feriado.

RUAS ABERTAS

Nos domingos e feriados, as ruas e avenidas participantes do programa permanecem abertas no horário convencional, das 10h às 16h.

SAÚDE

No feriado prolongado de aniversário de São Paulo, hospitais, prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento e Assistências Médicas Ambulatoriais 24 horas funcionarão ininterruptamente. Já as Assistências Médicas Ambulatoriais 12 horas abrirão apenas na quinta (25/01) e sexta-feira (26/01), assim como as Assistências Médicas Ambulatoriais/Unidades Básicas de Saúde Integradas, que atendem das 7h às 19h.

As Assistências Médicas Ambulatoriais Especialidades, Unidades Básicas de Saúde Integradas Integrais e unidades da Rede Hora Certa permanecerão fechadas tanto na quinta e sexta-feira bem como no final de semana, do mesmo modo que os Ambulatórios de Especialidades e Unidades Básicas de Saúde.

TRABALHO

As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo estarão fechadas na próxima quinta-feira (25/01) e sexta-feira (26/01), devido ao Aniversário de São Paulo. O atendimento será normalizado na segunda, dia 29 de janeiro, das 8h às 17h.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo administra 25 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, em todas as regiões da capital. Nesses postos, o munícipe pode se candidatar a vagas de emprego, fazer a habilitação do seguro desemprego, emitir a carteira de trabalho (1ª e 2ª via), sanar dúvidas trabalhistas, formalizar o MEI (Microempreendedor Individual) e participar de oficinas de orientação.

Os Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para utilizar os serviços, basta apresentar o RG, CPF, número do PIS e carteira de trabalho (se houver).

Confira os endereços das unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo na cidade de São Paulo.

TRÂNSITO

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implanta a Operação Estrada para o feriado prolongado do Aniversário de São Paulo, entre os dias 24 e 29 de janeiro. O objetivo da operação é garantir a segurança, a fluidez do tráfego e a mobilidade dos motoristas e pedestres, em razão do aumento no fluxo de veículos, especialmente nos acessos às rodovias. Estima-se que aproximadamente 1,7 milhão de veículos deixem a Capital em direção ao Litoral e ao Interior do Estado.

A Companhia de Engenharia de Tráfego recomenda aos motoristas com destino às rodovias que evitem utilizar o sistema viário principal no horário das 14h00 às 22h00 dos dias 24 e 25 de janeiro, preferencialmente programando sua viagem para depois das 22h00, bem como, aos motoristas que utilizam as rodovias no entorno da Capital, em especial os que conduzem veículos de carga, que evitem o acesso ao sistema viário da Cidade.

Em função do feriado prolongado, a Operação Horário de Pico (Rodízio Municipal de Veículos) estará suspensa na quinta-feira (25/01), Aniversário de São Paulo, e na sexta-feira (26/01), inclusive para os veículos pesados (caminhões). Na quinta-feira (25/01) também estarão liberadas as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados. Na sexta-feira (26/01), apesar de liberado o rodízio de placas, as demais restrições vigentes na cidade (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e Zona de Máxima Restrição aos Fretados), serão mantidas.

O serviço de estacionamento rotativo (Zona Azul) irá operar conforme sinalização existente. Os horários de ativação estão dispostos nas placas de regulamentação de cada local.

VERDE E MEIO AMBIENTE

Os parques administrados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, irão funcionar normalmente no feriado do Aniversário da Cidade, dia 25 de janeiro.

Permanecem fechados os 23 parques da Zona Norte por prevenção devido à febre amarela, por precaução, após primatas apresentarem o vírus da febre amarela.

Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres

O Centro de Manejo de Animais Silvestres no Ibirapuera atenderá apenas as ligações pelo telefone 3885-6669, no período das 8h às 17h, não recebendo animais na quinta-feira (25/01).

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres, que fica dentro do Parque Anhanguera, também está fechado por tempo indeterminado para o recebimento de animais silvestres.

A remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.

CULTURA

Arquivo Histórico Municipal – Fecha apenas no domingo (28/01). Nos outros dias, estará aberto das 10h às 17h, com visitas patrimoniais mediadas e atividades sobre a história da cidade.
Beco do Pinto – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Bibliotecas de Bairro – Abertas apenas no sábado (27/01) e domingo (28/01)
Biblioteca Mário de Andrade – Aberta todos os dias
Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Padre José de Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa e Paulo Setúbal – Abertas apenas no sábado (27/01) e no domingo (28/01)
Bosques de Leitura – Abertos apenas no sábado (27/01) e domingo (28/01)
Capela do Morumbi – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa da Imagem (antiga Casa nº 1) – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa de Cultura Brasilândia – Fechada apenas na quinta-feira (25/01)
Casa de Cultura Butantã – Aberta todos os dias
Casa de Cultura Campo Limpo (Nathalia Rosemburg) – Fechada apenas na sexta-feira (26/01)
Casa de Cultura Ipiranga (Chico Science) – Fechada na quinta-feira (25/01) e sexta-feira (26/01)
Casa de Cultura Hip Hop Leste Cidade Tiradentes (Espaço Cultural Casa da Fazenda) – Fechada apenas na sexta-feira (26/01)
Casa de Cultura Hip Hop Sul (Cora Coralina) – Fechada apenas na quinta-feira (25/01)
Casa de Cultura do Itaim Paulista – Aberta todos os dias
Casa de Cultura de Santo Amaro (Manoel Cardoso de Mendonça) – Fechada todos os dias
Casa de Cultura Santo Amaro/Paço Cultural Júlio Guerra (Casa Amarela) – Fechada para reforma
Casa de Cultura M’Boi Mirim – Aberta todos os dias
Casa de Cultura Itaquera Raul Seixas (Parque Raul Seixas) – Aberta todos os dias
Casa de Cultura Freguesia do Ó (Salvador Ligabue) – Aberta todos os dias
Casa de Cultura Guaianases – Aberta todos os dias
Casa de Cultura de São Miguel Paulista (Antônio Marcos) – Fechada apenas na quinta-feira (25)
Casa de Cultura São Mateus – Fechada na sexta-feira (26/01) e sábado (27/01)
Casa de Cultura São Rafael – Aberta todos os dias
Casa de Cultura do Tremembé – Aberta apenas na sexta-feira (26/01)
Casa de Cultura Vila Guilherme (Casarão) – Fechada apenas na quinta-feira (25/01)
Casa do Bandeirante – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa do Grito – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa Modernista – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa do Sertanista (Casa do Caxingui) – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa do Tatuapé – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Centro Cultural São Paulo – Apenas as bibliotecas Braile e Multimeios estarão fechadas todos os dias. As áreas expositivas, jardins, Biblioteca Sérgio Milliet, Volpi, Gibiteca Henfil e Discoteca funcionam todos os dias das 10h às 18h. Cinemas e salas de espetáculos funcionam de acordo com a programação.
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Fechado apenas na sexta-feira (26/01)
Centro Cultural da Vila Formosa – Fechado na quinta-feira (25/01)
Centro Cultural do Grajaú (Palhaço Carequinha) – Fechado na sexta-feira (26/01)
Centro Cultural do Jabaquara – Aberto apenas na quinta-feira (25/01)
Centro Cultural Olido – Aberto todos os dias
Centro Cultural da Penha – Fechado na quinta-feira (25/01) e na sexta-feira (26/01)
Centro Cultural Santo Amaro – Aberto todos os dias
Centro Cultural Municipal Tendal da Lapa – Fechado apenas na sexta-feira (26/01)
Centro de Formação de Cidade Tiradentes – Aberto
Centro da Memória do Circo – Aberto todos os dias
Chácara Lane – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Escola Municipal de Bailado – Fechada
Escola Municipal de Iniciação Artística – Fechada
Escola Municipal de Música – Fechada
Fundação Teatro Municipal/Praça das ArtesConsulte a programação
Hemeroteca – Atendimento mediante agendamento
Monumento à Independência (Capela Imperial) – Aberto todos os dias das 9h às 17h
OCA (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez) – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Pavilhão das Culturas Brasileiras – Fechado para restauro
Ponto de Leitura Piqueri – Aberto no sábado (27/01) e no domingo (28/01)
Sítio da Ressaca – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Sítio Morrinhos – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Solar da Marquesa de Santos – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Teatro Alfredo Mesquita – Aberto todos os dias
Teatro Arthur Azevedo – Aberto todos os dias
Teatro Cacilda Becker – Aberto todos os dias
Teatro Décio de Almeida Prado – Aberto apenas na quinta-feira (25/01)
Teatro Flávio Império – Aberto todos os dias
Teatro João Caetano – Aberto todos os dias
Teatro Paulo Eiró – Aberto todos os dias

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO