19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Terminal Metropolitano de Americana é entregue a população

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), finalizou as obras do Terminal Metropolitano Americana, empreendimento que integra o trecho Nova Odessa/Americana/Santa Bárbara D’Oeste do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares. O investimento total foi de R$ 23,2 milhões.

A conclusão dos serviços e a inauguração neste sábado, dia 16 de dezembro, com a presença do governador Geraldo Alckmin, permite aos passageiros utilizarem a infraestrutura completa do terminal, que inclui escada rolante, bilheteria, bicicletário, seis sanitários e espaço para lojas e lanchonetes. O novo equipamento também dispõe de piso podotátil e sinalizações visual e tátil de ambientes.

Localizado na Avenida Antônio Lobo, s/nº (ao lado da histórica Estação Ferroviária), em uma área com 10.800 m², o térreo do terminal encontra-se em operação desde maio de 2016, beneficiando diariamente mais de 35 mil passageiros da Região Metropolitana de Campinas. São quatro plataformas por onde circulam 32 linhas intermunicipais que ligam a cidade de Americana à Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa e Sumaré, além de 36 linhas municipais.

O piso térreo é composto por bilheteria, bicicletário com 62 vagas, dois sanitários (um feminino e outro masculino) destinados a pessoas com deficiência e área para embarque e desembarque de passageiros.

O piso superior, inaugurado agora, dispõe de quatro sanitários, sendo dois acessíveis, e setor administrativo, além de espaços reservados a lojas e lanchonetes. Está em andamento um processo de licitação para uso comercial da área, que terá a abertura de proposta aos interessados em 20 de dezembro.

Consulte as linhas que operam no novo terminal.

Foto: Mastrangelo Reino/A2img

Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares

Entregas de obras previstas para 2018:

– Viário das avenidas São Paulo (Santa Bárbara D’Oeste) e Europa (Americana) com sinalização vertical, horizontal e semafórica, e pontos de parada;
– Paradas Mônaco e Juruema na Avenida Europa;
– Paradas Limeira, Algodão e Alfredo Contato, em Santa Bárbara D’Oeste;
– Estações de transferência São Paulo e Amizade, em Santa Bárbara D’Oeste;
– Viário das avenidas da Fazenda e faixas exclusivas na Laura Santos, em Santa Bárbara D’Oeste – inclusive com ciclovia, pontos de parada, serviços de infraestrutura hidráulica, drenagem e sinalização viária;
– Adequação do sistema viário nas avenidas Pérola Byington, Floriano Peixoto e Tiradentes (Santa Bárbara D’Oeste);
– Estação de Transferência Ribeirão dos Toledos (Santa Bárbara D’Oeste);
– Paradas Prefeito Isaias, Tivoli e mais quatro pontos de parada entre a Estação de Transferência Ribeirão dos Toledos e o Rodoterminal de Santa Bárbara D’Oeste;
– Ponte sobre o Ribeirão dos Toledos;
– Viaduto João Nicolini (Nova Odessa);
– Drenagem da Rua João Bassora (Nova Odessa);
– Pontos de parada Avenida Dom Pedro e São Jerônimo (Americana);

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS