EMTU anuncia primeira Pesquisa Origem Destino da Região Metropolitana de Sorocaba

Na próxima terça-feira, dia 5 de dezembro, EMTU e Emplasa apresentarão aos municípios sugestões sobre a pesquisa domiciliar, segunda fase do levantamento

0
12
EMTU Itapecerica da Serra sorocaba
Foto: Reprodução

A Região Metropolitana de Sorocaba receberá em 2019 sua primeira Pesquisa Origem e Destino, realizada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). O estudo tem o intuito de verificar as principais características de viagens intermunicipais da população local, considerando os motivos para locomoção, os modos utilizados e o tempo médio das viagens, além das características socioeconômicas da região e os polos de atração de demanda. Os dados levantados servirão como base para a implantação de melhorias no serviço e para o desenvolvimento de novos projetos na rede de transportes da região.

Na próxima terça-feira, dia 5 de dezembro, às 10h, a EMTU, juntamente com a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) – instituição responsável pelo planejamento da pesquisa – apresentará aos municípios da Região Metropolitana de Sorocaba a sugestão dos bairros que poderão integrar a pesquisa domiciliar. Essa pesquisa consiste na realização de entrevistas com moradores de residências sorteadas sobre os deslocamentos diários da população local. Durante a reunião, as autoridades municipais poderão opinar sobre o zoneamento apresentado e sugerir alterações.

O levantamento domiciliar faz parte da segunda fase do estudo: execução da pesquisa. Nessa etapa também está incluída a pesquisa de linha de contorno, em que serão analisados os dados das viagens que cruzam os limites da Região Metropolitana de Sorocaba.

O início das entrevistas domiciliares está previsto para o primeiro semestre de 2019. Os resultados devem ser divulgados em seguida.

A primeira etapa do estudo já está sendo desenvolvida pela Emplasa: análise das características geográficas, ambientais e os meios de transporte regionais e o planejamento da ação.

A EMTU gerencia a operação de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Sorocaba desde outubro de 2014. Atualmente as 81 linhas que circulam na área transportam diariamente mais de 53 mil passageiros.

Serviço

Evento: Reunião com municípios para validar o zoneamento da Pesquisa Origem Destino da Região Metropolitana de Sorocaba
Local: Parque Tecnológico de Sorocaba Alexandre Beldi Neto – Auditório Oeste
Endereço: Avenida Itavuvu, 11.777 – Jardim Santa Cecília – Sorocaba – SP
Data: 05/12/2017 (terça-feira)
Horário: 10h

Leia também

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO