20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

EMTU anuncia primeira Pesquisa Origem Destino da Região Metropolitana de Sorocaba

A Região Metropolitana de Sorocaba receberá em 2019 sua primeira Pesquisa Origem e Destino, realizada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). O estudo tem o intuito de verificar as principais características de viagens intermunicipais da população local, considerando os motivos para locomoção, os modos utilizados e o tempo médio das viagens, além das características socioeconômicas da região e os polos de atração de demanda. Os dados levantados servirão como base para a implantação de melhorias no serviço e para o desenvolvimento de novos projetos na rede de transportes da região.

Na próxima terça-feira, dia 5 de dezembro, às 10h, a EMTU, juntamente com a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) – instituição responsável pelo planejamento da pesquisa – apresentará aos municípios da Região Metropolitana de Sorocaba a sugestão dos bairros que poderão integrar a pesquisa domiciliar. Essa pesquisa consiste na realização de entrevistas com moradores de residências sorteadas sobre os deslocamentos diários da população local. Durante a reunião, as autoridades municipais poderão opinar sobre o zoneamento apresentado e sugerir alterações.

O levantamento domiciliar faz parte da segunda fase do estudo: execução da pesquisa. Nessa etapa também está incluída a pesquisa de linha de contorno, em que serão analisados os dados das viagens que cruzam os limites da Região Metropolitana de Sorocaba.

O início das entrevistas domiciliares está previsto para o primeiro semestre de 2019. Os resultados devem ser divulgados em seguida.

A primeira etapa do estudo já está sendo desenvolvida pela Emplasa: análise das características geográficas, ambientais e os meios de transporte regionais e o planejamento da ação.

A EMTU gerencia a operação de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Sorocaba desde outubro de 2014. Atualmente as 81 linhas que circulam na área transportam diariamente mais de 53 mil passageiros.

Serviço

Evento: Reunião com municípios para validar o zoneamento da Pesquisa Origem Destino da Região Metropolitana de Sorocaba
Local: Parque Tecnológico de Sorocaba Alexandre Beldi Neto – Auditório Oeste
Endereço: Avenida Itavuvu, 11.777 – Jardim Santa Cecília – Sorocaba – SP
Data: 05/12/2017 (terça-feira)
Horário: 10h

Leia também

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS