Horário de Verão: Metrô e CPTM vão funcionar até às 2h da manhã do próximo domingo, dia 15

0
51
horário de verão 2017

A CPTM vai operar uma hora a mais neste sábado, dia 14 de outubro. Já o Metrô também vai operar uma hora a mais. O prolongamento da operação se dá por conta do início do horário de verão.

CPTM

​Devido ao início do horário de verão, neste sábado, dia 14 de outubro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prestará serviço aos passageiros por uma hora a mais. Dessa forma, as estações e a circulação de trens permanecerão em operação até as 2h da manhã de domingo, dia 15 de outubro, o equivalente à 1 hora do horário antigo, quando se encerra a operação comercial na empresa aos sábados.

Os relógios da Companhia, no entanto, somente serão alterados após o encerramento do expediente. A circulação dos trens será retomada no domingo, 15 de outubro, às 4h, já no novo horário.

Para mais informações sobre a operação da rede ferroviária, os passageiros têm à disposição a Central de Relacionamento da CPTM (telefone 0800 055 0121), que funciona todos os dias, por 24 horas.

Ciclovia Rio Pinheiros

A partir deste domingo, 15 de outubro, os ciclistas que utilizam a Ciclovia Rio Pinheiros da CPTM terão 1h30 a mais para pedalar. O horário de funcionamento, que atualmente é das 5h30 às 18h30, passará a ser das 5h às 19h30 durante todo o horário de verão, que acaba em 17 de fevereiro de 2018.

Leia também

METRÔ

O Metrô de São Paulo informa que, com o início do horário deverão, os trens e estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela vão operar das 4h40 do sábado, 14 de outubro, até as 2h da manhã do domingo, 15 de outubro, atendendo normalmente os passageiros da rede. O funcionamento do Metrô (inclusive a Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro), que aos sábados têm a operação estendida até a 1h da manhã do domingo, não causará preocupação aos passageiros que já se acostumaram a utilizar o serviço nesse período. Todas as estações estarão abertas para embarque até as 2h da manhã do novo horário.

As exceções serão as linhas 5-Lilás e 15-Prata que manterão o horário habitual de funcionamento, das 4h40 à meia-noite.

Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os passageiros têm à disposição a Central de Informações do Metrô (telefone 0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h à meia-noite. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro atende pelo telefone 0800 770 7100 de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

HORÁRIO DE VERÃO

Os brasileiros de 10 estados e do Distrito Federal deverão adiantar os relógios em uma hora neste domingo, 15 de outubro. A mudança permanece até o dia 17 de fevereiro de 2018, quando termina o horário de verão.

Neste ano, estudos realizados pelo Ministério de Minas e Energia apontaram que a adoção da hora adiantada na época mais quente do ano não resulta mais em economia de energia, e que não há relação direta com a redução de consumo e demanda. Essa questão levou o governo a discutir o cancelamento do horário de verão neste ano, mas a falta de tempo hábil para fazer uma consulta à população sobre o assunto adiou a decisão.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO