19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

CPTM lança campanha de incentivo à leitura nas estações

Nesta terça-feira, dia 17 de outubro, foi lançada na Estação da Luz, a 12ª edição da campanha Livro Livre, que promove a distribuição gratuita de exemplares entre os passageiros da CPTM. Entre os dias 23 e 27 de outubro, dez mil livros estarão nas estantes itinerantes de doação/troca, disponibilizadas nas estações Luz, Vila Olímpia, Engenheiro Goulart, Santo André, Mogi das Cruzes, Suzano Piqueri, Caieiras e Ribeirão Pires.

Inspirado na música “Deixa a vida me levar”, sucesso do cantor Zeca Pagodinho, o slogan deste ano “Deixa o livro te levar” procura atrair os usuários para levarem seus livros para trocá-los por outros títulos nas estantes itinerantes.

Além de promover a leitura, o Livro Livre também incentiva a prática do bookcrossing, movimento que inspirou o projeto e que ocorre em várias partes do mundo com um convite inspirador: deixar livros em locais públicos, como as estações ou bancos de trens, para que outros leitores os encontrem e, após a leitura, faça-os circular, ampliando o acesso ao conhecimento.

Para quem quiser contribuir com a iniciativa, as doações podem ser feitas durante todo o ano nas estações da CPTM. Desde 2006, o projeto Livro Livre da CPTM já distribuiu mais de 200 mil exemplares. O evento acontece sempre no mês de outubro, em celebração ao “Dia Nacional do Livro”, comemorado em 29 de outubro.

LEITURA NO VAGÃO

Uma outra ação bacana de compartilhamento de livros é o projeto Leitura no Vagão, criado por Fernando Tremonti em 2014, no início, primeiramente incentivou a leitura nos trens e metrôs. Com o crescimento do projeto foi expandido para os ônibus e ações nas ruas.

O Leitura No Vagão consiste em deixar livros em locais aleatórios, podendo a população levá-los para casa, sendo o intuito que, após o término da leitura, retornem o exemplar para onde o encontraram, para que outra pessoa possa pegá-lo.

A iniciativa começou em São Paulo e atualmente já se expandiu para o Rio de Janeiro com ações no VLT Carioca, Distrito Federal e até Santiago no Chile.

Conheça mais sobre o projeto: https://www.leituranovagao.com

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS