Confira o que abre e fecha durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida

0
2637
o que abre e fecha no feriado o que funciona no feriado

Durante o feriado prolongado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, alguns serviços estaduais, municipais e particulares estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento.

Confira como fica o atendimento e programe-se:

BANCOS

As agências bancárias não abrem na quinta-feira (12/10), retornando o expediente normal na sexta-feira (13/10). As contas de consumo e os carnês com vencimento no dia 12 de outubro poderão ser pagos no próximo dia útil, sexta-feira, 13 de outubro, sem incidência de multa, segundo a Federação Brasileira de Bancos.

SHOPPINGS

As praças de alimentação dos shoppings, assim como as áreas de lazer, funcionarão das 11h às 22h na quinta-feira (12/10). O funcionamento das lojas, no entanto, é facultativo.

CORREIOS

As agências dos Correios estarão fechadas na quinta-feira (12/10). Na sexta-feira (13/10), o funcionamento será normal. No sábado (14/10), as agências que costumam abrir no sábado vão funcionar no seu horário habitual. Para maiores informações acesse o Fale Conosco do site dos Correios.

COMÉRCIO DE RUA

Já no comércio de rua, a maioria das lojas deve fechar as portas na quinta-feira (12/10). Na sexta-feira (13/10), sábado (14/10) e domingo (15/10), os estabelecimentos seguem os horários habituais.

POUPATEMPO

Os postos do Poupatempo não funcionam no feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida. O atendimento à população e os serviços de agendamento retornam na sexta-feira (13/10) e no sábado (14/10). Para garantir comodidade, os atendimentos devem sempre ser agendados. Veja aqui como agendar.

O Poupinha, o atendente virtual do Poupatempo, está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, no Facebook, no link www.messenger.com/t/PoupinhaSP.

Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários obtenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, e endereços dos postos.

DETRAN

As unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo em todo o Estado estarão fechadas na quinta-feira (12/10).

Já na sexta-feira (13/10) e sábado (14/10), o atendimento será normalizado, com exceção do posto de emplacamento localizado no Parque Villa-Lobos, que volta a prestar serviço na segunda-feira (16/10). Os horários e unidades podem ser consultados no portal ou pelo Disque Detran. As unidades que funcionam junto às prefeituras e delegacias seguirão o expediente desses órgãos.

Vale ressaltar que o Departamento oferece 27 serviços on-line em seu portal. Na página, o cidadão pode fazer pedidos relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como segunda via e definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha de acesso pessoal.

Para mais informações, a central telefônica do Detran para quem reside em São Paulo ou em municípios com DDD 11 é o 3322-3333. Já quem mora nas demais localidades pode ligar no 0300-101-3333.

LEIA TAMBÉM

PROCON

As audiências, setor administrativo, ouvidoria, atendimento telefônico (151) e atendimento eletrônico não funcionarão na quinta-feira (12/10) e na sexta-feira (13/10).

Os Núcleos Regionais do Procon em Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, Bauru e Presidente Prudente também acompanham esta programação.

Os postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera não funcionarão na quinta-feira, na sexta-feira e no sábado. A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

CICLOFAIXAS

As ciclofaixas de lazer serão ativadas na quinta-feira (12/10), feriado do Dia de Nossa Senhora da Aparecida (12) e no domingo (15/10), das 7h às 16h. Trechos das ciclofaixas podem não ser ativados em função dos bloqueios operacionais para eventos autorizados.

ABASTECIMENTO

Na próxima quinta-feira (12/10), os mercados municipais da cidade de São Paulo, administrados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, terão mudanças no horário de atendimento.

A mudança afeta também os sacolões municipais da cidade. As feiras livres funcionam normalmente.

Mercados Municipais

Quinta-feira, 12 de outubro

Central Leste – Aberto das 7h às 13h
Guaianases – Aberto das 8h às 13h
Ipiranga – Aberto das 8h às 13h
Kinjo Yamato – Aberto das 3h às 15h
Lapa – Fechado
Paulistano – Aberto das 6h às 18h
Penha – Aberto das 8h às 13h
Pinheiros – Aberto das 8h às 15h
Pirituba – Aberto das 7h às 14h
Santo Amaro – Aberto das 8h às 16h
São Miguel – Fechado
Sapopemba – Aberto das 8h às 13h
Tucuruvi – Aberto das 8h às 13h
Vila Formosa – Aberto das 8h às 13h
Teotônio Vilela – Aberto das 7h às 13h
Pátio Pari – Aberto das 4h às 17h

Sacolões

Quinta-feira, 12 de outubro

Avanhandava – Aberto das 7h às 17h
Bela Vista – Aberto das 8h às 14h
Brigadeiro – Aberto das 7h às 13h
Butantã – Aberto das 7h às 13h30
Cohab Adventista – Aberto das 8h às 17h
Cidade Tiradentes – Aberto das 8h às 15h
Estrada do Sabão – Aberto das 7h às 15h
City Jaraguá – Aberto das 7h às 14h
Jaguaré – Aberto das 7h às 13h
Jaraguá – Aberto das 7h às 14h
João Moura – Aberto das 7h às 14h
Lapa – Aberto das 8h às 14h
Piraporinha – Aberto das 7h às 14h
Rio Pequeno – Aberto das 7h às 14h
Santo Amaro – Aberto das 7h às 17h
São Miguel – Fechado
Freguesia do Ó – Aberto das 7h às 15h

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os serviços de emergência e acolhida funcionam 24 horas, ininterruptamente:

Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – aberto 24 horas
Centros de Acolhida (incluindo Atendes e Centros Temporários de Acolhimento) – Abertos
Central para Coordenadoria de Atendimento 156 – Funciona 24 horas
Núcleos de Convivência para Adultos em Situação de Rua – Abertos

Estarão fechados:

– Centros de Referência de Assistência Social
– Supervisões de Assistência Social
– Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua
– Centros de Referência Especializado de Assistência Social

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Por conta do feriado, a rotina dos postos da Fundação Pró-Sangue terá o funcionamento alterado. Veja abaixo como fica o atendimento das unidades de coleta nesse final de semana prolongado:

12 de outubro, quinta-feira
(Dia de Nossa Senhora Aparecida – feriado nacional)

Posto Clínicas: das 8 às 17 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado

13 de outubro, sexta-feira

Posto Clínicas: das 8 às 17 horas
Posto Barueri: fechado*
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: das 8 às 16h30
Posto Osasco: das 8 às 16h30
* Calendário conforme município

14 de outubro, sábado

Posto Clínicas: das 8 às 17 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: das 8 às 16 horas

15 de outubro, domingo

Posto Clínicas: das 8 às 13 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado

EDUCAÇÃO

As Unidades Educacionais permanecem fechadas durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Os Centros Educacionais Unificados abrem para atividades de lazer da população das 8h às 18h. Consulte os endereços e a programação de cada um dos Centros Educacionais Unificados.

ESPORTE

Os equipamentos esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer funcionarão em regime de plantão de quinta-feira (12/10) a domingo (15/10), com os clubes abrindo normalmente para os usuários.

SAÚDE

No feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, que tem início nesta quinta-feira (12/10), os hospitais, prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento funcionarão o dia todo, ininterruptamente.

As Assistências Médicas Ambulatoriais tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, inclusive no dia do feriado, das 7h às 19h. As Assistências Médicas Ambulatoriais que funcionam 24 horas atenderão sem interrupção. As Assistências Médicas Ambulatoriais/Unidades Básicas de Saúde Integradas funcionam parcialmente (pronto atendimento), das 7h às 19h, nos dias 12, 13 e 14 de outubro. Já as Assistências Médicas Ambulatoriais Especialidades, Unidades Básicas de Saúde Integrais e as unidades da Rede Hora Certa fecharão nos dias 12, 13 e 15 de outubro. Os Ambulatórios de Especialidades e Unidades Básicas de Saúde, fecham nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro.

LEIA TAMBÉM

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

As duas unidades do Hospital Veterinário das zonas Norte e Leste não funcionarão nesta quinta-feira (12/10), voltando ao atendimento normal na sexta-feira (13/10). No sábado (14/10) e domingo (15/10) estarão fechadas para atendimento, retornando às atividades na segunda-feira (16/10). Confira os endereços.

PREFEITURAS REGIONAIS

As Praças de Atendimento não funcionam durante todo o feriado.

ECOPONTOS

As unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Consulte as regras e endereços.

TRABALHO

As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo terão o expediente suspenso nos dias 12 e 13 de outubro (quinta e sexta-feira), devido ao feriado. Na segunda-feira (16/10), todos os postos da capital voltam a atender normalmente, das 8h às 17h.

VERDE E MEIO AMBIENTE

Os parques administrados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente funcionam normalmente. Consulte a relação dos parques e horários de funcionamento.

CULTURA

Arquivo Histórico Municipal – Estará aberto para visitas monitoradas na quinta-feira (12), sexta-feira (13) e sábado (14), das 9h às 17h
Beco do Pinto – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Bibliotecas de Bairro – Fechadas apenas na quinta-feira (12) e na sexta-feira (13)
Biblioteca Mário de Andrade – Aberta todos os dias das 8h às 20h (seção circulante, áreas de convivência e programação cultural)
Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Padre José de Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa e Paulo Setúbal – Fechadas apenas na quinta-feira (12) e na sexta-feira (13)
Bosques de Leitura – Abertos apenas no sábado (14) e no domingo (15)
Capela do Morumbi – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa de Cultura Brasilândia – Aberta todos os dias
Casa de Cultura Butantã – Aberta todos os dias
Casa de Cultura Campo Limpo (Nathália Rosemburg) – Aberta todos os dias
Casa de Cultura Ipiranga (Chico Science) – Aberta apenas no domingo (15)
Casa de Cultura Hip Hop Leste Cidade Tiradentes (Espaço Cultural Casa da Fazenda) – Fechada todos os dias
Casa de Cultura Hip Hop Sul (Cora Coralina) – Fechada apenas na quinta-feira (12)
Casa de Cultura do Itaim Paulista – Aberta apenas no sábado (14)
Casa de Cultura Municipal de Santo Amaro (Manoel Cardoso de Mendonça) – Aberta no sábado (14) e domingo (15)
Casa de Cultura Santo Amaro/Paço Cultural Julio Guerra (Casa Amarela) – Fechada para reforma
Casa de Cultura M’ Boi Mirim – Fechada todos os dias
Casa de Cultura Itaquera Raul Seixas (Parque Raul Seixas) – Fechada apenas na sexta-feira (13)
Casa de Cultura Freguesia do Ó (Salvador Ligabue) – Aberta todos os dias
Casa de Cultura Guaianases – Aberta todos os dias
Casa de Cultura de São Miguel Paulista (Antônio Marcos) – Fechada apenas na quinta-feira (12)
Casa de Cultura São Mateus – Aberta apenas na quinta-feira (12)
Casa de Cultura São Rafael – Fechada todos os dias
Casa de Cultura do Tremembé – Fechada todos os dias
Casa de Cultura Vila Maria/Vila Guilherme (Casarão) – Fechada apenas na quinta-feira (12)
Casa do Bandeirante – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa do Grito – Aberta todos os dias 9h às 17h
Casa Modernista – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa do Sertanista (Casa do Caxingui) – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa do Tatuapé – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa da Imagem (antiga Casa nº 1) – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Centro Cultural São Paulo – Apenas a biblioteca Multimeios fecha todos os dias. A Biblioteca Braile funciona apenas no sábado (14)
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Fechado na sexta-feira (13)
Centro Cultural do Grajaú (Palhaço Carequinha) – Fechado apenas na quinta-feira (12)
Centro Cultural do Jabaquara – Fechado apenas na quinta-feira (12)
Centro Cultural Olido – Aberto todos os dias
Centro Cultural da Penha – Fechado apenas na sexta-feira (13)
Centro Cultural Santo Amaro – Aberto apenas no sábado (14) e domingo (15)
Centro Cultural Municipal Tendal da Lapa – Aberto apenas no sábado (14) e domingo (15)
Centro Cultural de Vila Formosa – Fechado na quinta-feira (12)
Centro de Formação de Cidade Tiradentes – Aberto todos os dias
Centro da Memória do Circo – Aberto todos os dias
Chácara Lane – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Escola Municipal de Bailado – Fechada todos os dias
Escola Municipal de Iniciação Artística – Fechada todos os dias
Escola Municipal de Música – Fechada todos os dias
Fundação Teatro Municipal/Praça das ArtesConsulte a programação
Hemeroteca – Atendimento mediante agendamento
Monumento à Independência (Capela Imperial) – Aberto todos os dias das 9h às 17h
OCA (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez) – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Ônibus Bibliotecas – Não circulam em nenhum dia
Pavilhão das Culturas Brasileiras – Fechado para restauro
Ponto de Leitura Piqueri – Aberto apenas no sábado (14) e no domingo (15)
Sítio da Ressaca – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Sítio Morrinhos – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Solar da Marquesa de Santos – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Teatro Alfredo Mesquita – Fechado na quinta-feira (12)
Teatro Arthur Azevedo – Fechado na quinta-feira (12)
Teatro Cacilda Becker – Fechado na quinta-feira (12)
Teatro Décio de Almeida Prado – Aberto todos os dias
Teatro Flávio Império – Fechado apenas na quinta-feira (12)
Teatro João Caetano – Fechado apenas na quinta-feira (12)
Teatro Paulo Eiró – Fechado apenas no sábado (14)

HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão de 2017 chega no último dia do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, no domingo (15/10), e vai até dia 18 de fevereiro de 2018. O governo chegou a cogitar o fim do horário de verão, mas optou por manter pelo menos até este ano. Os relógios devem ser adiantados em uma hora.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO