20.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Emissão do Cartão de Estacionamento para Idoso será feita por agendamento eletrônico

A partir da próxima segunda-feira, dia 9 de outubro, o atendimento presencial para emissão do primeiro Cartão de Estacionamento para Idoso só será realizado mediante agendamento eletrônico. A medida faz parte do processo de modernização do Departamento de Operação do Sistema Viário – responsável pela emissão dos cartões – e tem como objetivo garantir o conforto e a agilidade no atendimento às pessoas que desejam solicitar a emissão dos documentos.

“Até junho deste ano, o Departamento de Operação do Sistema Viário atendia em sua sede uma média diária de 300 pessoas. Desde 1º de setembro, a média de atendimentos diária passou a 1,3 mil pessoas”, explica o diretor do Departamento de Operação do Sistema Viário. “Com o agendamento eletrônico, vamos conseguir atender aos munícipes que desejam os cartões com maior conforto e comodidade.”

O procedimento para solicitação do Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência não será alterado, portanto especificamente para o Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência não há necessidade de agendamento.

Passo a passo para agendar solicitação do Cartão de Estacionamento para Idoso

– Fazer o cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais, no portal da Secretaria de Mobilidade e Transportes no seguinte link: http://www3.prefeitura.sp.gov.br/ST1656_Internet/PaginasPublicas/Home.aspx

– Após cadastro, selecionar a opção “Idoso”;

– Clicar no item “Requerimento de Estacionamento de Idoso” e informar se o requerente tem alguma incapacidade para assinar o formulário;

– O formulário de solicitação do cartão com os dados do requerente é gerado de forma online e automática;

– Selecionar a opção “Agendar”, na parte inferior direita do formulário online;

– O idoso deve escolher a data e o horário do atendimento presencial na sede do Departamento de Operação do Sistema Viário ou nos outros quatro postos descentralizados para realização do serviço (veja os locais abaixo);

– Após o agendamento é necessário imprimir o formulário e assiná-lo;

É importante ressaltar que é preciso levar o formulário de solicitação do cartão impresso e devidamente preenchido, além de cópias simples de RG (documento de identidade), CPF e comprovante de residência.

Postos de atendimento

Em todos os postos será necessário agendamento eletrônico prévio para o serviço:

– Sede do Departamento de Operação do Sistema Viário: Rua Sumidouro, 740, Pinheiros, Zona Oeste;

– Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi: Avenida Tucuruvi, 808, Zona Norte;

– Prefeitura Regional de Aricanduva: Rua Atucuri, 699, Vila Carrão, Zona Leste;

– Prefeitura Regional de Pinheiros: Avenida das Nações Unidas, 7123, Pinheiros, Zona Oeste;

– Prefeitura Regional do Ipiranga: Rua Lino Coutinho, 444, Zona Sul;

– Departamento de Transportes Públicos: Rua Joaquim Carlos, 655, Pari, Centro;

Renovação automática

Todos os cartões de estacionamento para idosos vencidos ou a vencer entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017 terão renovação automática até 2018.

A nova data de renovação dos cartões de idoso foi automaticamente estendida para 2018, mas com o dia e o mês que está impresso na validade do cartão. Por exemplo: um cartão de estacionamento de idoso que venceu em 15/12/16 terá a data de validade automaticamente estendida para 15/12/18, sem nenhum trabalho extra ao portador do cartão.

Internet e Correios

O Departamento de Operação do Sistema Viário ainda ressalta que não há necessidade de solicitar pessoalmente a emissão de qualquer cartão especial de estacionamento. É possível imprimir os formulários de solicitação pela internet, preenchê-los e enviá-los pelos Correios.

Os requerimentos necessários para a solicitação dos cartões estão disponíveis no portal da Secretaria de Mobilidade e Transportes e também podem ser enviados por correio para o Departamento de Operação do Sistema Viário, através da Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970.

AACD

A sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no Ibirapuera (Avenida Professor Ascendino Reis, 724, Vila Clementino, Zona Sul) está com um posto móvel do Departamento até 11 de outubro. A expectativa é que até 100 pessoas sejam atendidas por dia. Esta unidade móvel do Departamento de Operação do Sistema Viário é voltada exclusivamente para quem recebe atendimento no local e seus parentes, além de voluntários e funcionários da instituição.

Mais informações sobre como obter os cartões:

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS