19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

23ª edição do Brooklinfest acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro

Como acontece todos os anos, a Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, sempre busca um tema forte para traduzir cada edição do BrooklinFest, tradicional festa multicultural alemã realizada no mês de outubro. E no fim de semana, dias 21 e 22, o tema escolhido foi “Mauerfall (Queda do Muro) – Construindo Pontes para a Convivência Intercultural e Cidadania”, que traz como homenageado o Professor Titular da Universidade de São Paulo, Christian Dunker, cuja frase de impacto “Por um mundo com menos muros entre nossas semelhanças e mais compartilhamento de nossas diferenças” ilustra o convite da festa. A escritora Goimar Dantas, autora do livro Rotas Literárias de São Paulo também será reverenciada pela sua carreira.

brooklinfest
Foto: Divulgação

Para Luiz Delfino Cardia, Curador Cultural do BrooklinFest, a festa deste ano é um marco por ter se tornado importante na cidade de são Paulo como festival de rua. “Os festivais promovidos pela Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin têm uma dimensão universal multicultural. Nós valorizamos a democracia e a relação entre as pessoas. A nossa queda do muro é um manifesto de encontro das pessoas, dos diferentes, da convivência intercultural e nós valorizamos as ações de cidadania. Através de nossas pesquisas chegamos a quase 100 cidades paulistas de imigração alemã. Toda a programação tem a ver com o conceito do evento, teremos homenagem ao Coral Azul da Universidade de São Paulo que completa 20 anos, lançamento do CD do Beba Zanettini, música erudita, violeiros, música tradicional alemã, grupos de danças folclóricas alemães, corais de várias partes de São Paulo, homenagem ao Itamar Assunção, referência ao bairro da Penha e ao bairro de Colônia, Banda Marcial de Lucélia, Cidade de Mauá, Arquivo do Estado de São Paulo, entre outros atrativos, e tudo isso tem uma sinergia, então não é uma programação apenas para colocar profissionais em cima do palco, sem nenhuma conexão”.

brooklinfest

Segundo o Presidente da Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, Pietro Iaconelli, é importante ressaltar que os eventos realizados pela associação tem a preocupação de construir relacionamentos. “O alinhamento entre a gastronomia, artesanato, história, literatura, música e danças serve para mostrar uma visão multicultural e democrática. Queremos quebrar os muros que separam os diferentes e construir pontes de convivências entre as pessoas”. Luiz Delfino Cardia completa: “valorizamos o diálogo entre a cultura e o esporte e vamos concretizar o nosso conceito de derrubar muros, pois teremos em nossos palcos o músico de Alepo, Nasser Moralli, tocando junto com o coral de armênios. Essa integração é muito importante”.

brooklinfest

Todo esse trabalho da Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin tem sido bastante reconhecido, o Vice-Presidente da entidade, Ademar Távora, destaca que o SESC elaborou um curso sobre festivais de rua e buscou o histórico da MaiFest e do BrooklinFest como referências. “Nossos eventos são um presente para a cidade de São Paulo porque as pessoas participam, se divertem, nós valorizamos as entidades sociais e os artistas, pois eles são os protagonistas das nossas festas. Também penetramos em diversas cidades do Estado de São Paulo, nas escolas alemãs da região, na cidade de Pomerode e na Alemanha. Nossas festas não falam mais somente com o bairro, elas ultrapassaram fronteiras, se tornaram importantes, tradicionais e inovadoras nesses 23 anos em que são realizadas”.

brooklinfest
Foto: Divulgação

Entretenimento e gastronomia

A festa acontece no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, na zona sul de São Paulo, e reúne feira de artesanato, performances de danças, música, teatro, esportes, filmes ao ar livre, poesia, exposições, literatura, historiadores e pesquisadores paulistas da imigração alemã, entre outras atrações, além, é claro, de um roteiro gastronômico recheado de delícias para todos os gostos, a começar pelos pratos tipicamente alemães preparados com cortes de carne de porco, pratos com bastante batata e repolho, dentre eles o famosíssimo Joelho de Porco, e os tradicionais salsichões.

brooklinfest

No total serão cinco restaurantes típicos para atender os visitantes, sendo dois deles com organização da Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, que tem toda infraestrutura gerenciada por voluntários, cuja renda arrecadada durante a festa é revertida para a manutenção de projetos sociais que atendem crianças na faixa etária de zero a três anos, jovens, adultos e idosos, totalizando quase 8 mil beneficiários.

brooklinfest

Prepare seu paladar para uma turnê gastronômica

Como todos os anos, o aspecto culinário é uma das principais atrações para os visitantes do BrooklinFest e nesta 23ª edição o evento multicultural apresenta pratos alemães, peruanos, portugueses, árabes, brasileiros, como joelho de porco, ceviche, e beirute de kafta, além de acarajé e o doce pingo de tocha, entre outras delícias. A festa de rua orgulha-se em proporcionar aos visitantes entrada e programação cultural gratuita, sendo acessível a todos que desejam compartilhar a experiência enriquecedora do multiculturalismo vista nas comidas, danças, músicas, feira de artesanatos, exposições, filmes, brincadeiras, entre outros.

brooklinfest
Nhoque

Restaurantes, tendas, food truks e barracas participam desta rota gastronômica em quatro ruas do Brooklin, por isso coloque roupas confortáveis e desfrute da vasta gama de cozinhas.

Talal Culinária Síria

O Talal Culinária Síria levará Beirute de Kafta, o qual é composto de carne bovina moída colocada em pão sírio aberto, pasta de alho e salada de alface, tomate e picles e por cima vai muçarela. Terá outros salgados, como o Falafel feito de pão sírio, pasta de grão de bico (homus), salada e muçarela, além de sanduíches como o Shawarma montado com pão sírio e pão folheado fechado, carne de boi, pasta de alho, molho de romã, cebola e picles.

brooklinfest

Ceviche Hermanos

Quem gosta de peixe deve parar na barraca Ceviche Hermanos com pratos peruanos, como ceviche de peixe branco e salmão cozidos em suco de limão e temperados com pimenta dedo de moça, cebola, coentro, sal e tomate. Para beber, terá refrigerante de suco natural, sem conservantes.

brooklinfest
Ceviche

Bolinho de Bacalhau da Natércia

Outra parada obrigatória aos amantes de peixe é na Bolinho de Bacalhau da Natércia que terá esta especialidade da culinária de Portugal e Alheira (espécie de linguiça típica portuguesa, feita com carne de frango, carne de porco, pão, temperos e alho).

brooklinfest

Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos

O voluntariado e ação social marca presença novamente com os colaboradores da Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, a qual participa todos os anos do BrooklinFest com tendas de restaurantes e oferecem seis pratos típicos da gastronomia alemã, como o Einsbein, joelho de porco assado à pururuca, Misto Alemão, composto de salsicha vermelha e branca; Frango Recheado com farofa e Cupim Recheado. Todos os pratos são acompanhados de chucrute, salada de batatas e servem até duas pessoas. Todo o valor arrecadado nestes dois dias de evento será revertido para os projetos que atendem crianças, adolescentes e idosos da entidade.

brooklinfest
Cupim Recheado

Rei do Joelho

Outro prato popular muito fotografado na festa é o joelho de porco assado em churrasqueira giratória servido em várias opções do Rei do Joelho que atende em duas tendas, nas Ruas Joaquim Nabuco e Bernardino de Campos. O Einsbein pode ser comido como lanche no pão francês, porção e pratos com acompanhamento de chucrute e salada de batata.

brooklinfest

Berna

Há 18 anos, a Berna participa com a tradicional barraca do salsichão grelhado e oferece Cervela elaborada com carne bovina e gordura suína; Kalbsbratwurst que tem em sua composição carne de vitelo, sendo naturalmente uma carne mais clara, e por não levar conservante, se mantém com a coloração branca; Nürnberguer, sanduíche de linguiça típica alemã, entre outros.

brooklinfest

Bar Zur Alten Muehle

Já o Bar Zur Alten Muehle terá no cardápio: Chucrute Garnie, prato para até quatro pessoas com joelho de porco, kassler, linguiça branca, salsichão, linguicinhas defumadas acompanhadas de chucrute e batata sauté e também Bouletten, bolinho de carne temperada.

brooklinfest

Senhor Acepipes

As raízes lusitanas também serão apreciadas nos temperos artesanais do Senhor Acepipes que deixarão a comida caseira ainda mais apetitosa. Eles oferecem produtos 100% naturais e sem conservantes artificiais, como mostarda agridoce, sal de costela, sal vindalho, pimenta jalapeño vermelha, azeites e vinagres temperados.

brooklinfest

Doces e opções aos veganos no BrooklinFest

Empório Dona Mita

O Empório Dona Mita levará antepastos e conservas artesanais os quais atendem ao público vegano, como abobrinha com tomate seco, abobrinha agridoce, tomates assados, berinjela sott’olio, tapenade de alcachofra, relish de pepino servidos em pães sírios e ratatouille.

brooklinfest

Das Eis – Sorvetes Gourmet

A Das Eis – Sorvetes Gourmet atende quem adora sorvetes e sorbets 100% naturais a base de inhame, biomassa de banana verde e cará. As novidades desta edição será o sorvete de batata doce com caramelo e o sorvete de creme brulée. Também terá sorbets (a base de água) de manga com coco e limão santo também apreciado por veganos.

brooklinfest

Bolinho de Bacalhau da Natércia

E quem caprichará nos nozes, avelãs, amêndoas e gemas de ovos é a Bolinho de Bacalhau da Natércia. O visitante comerá Pastel Santa Clara, massa folheada com recheio de creme de ovos e cobertura de açúcar e canela; Pingo de Tocha, doce de fios de ovos, torta de avelã, etc.

brooklinfest
Pastel Santa Clara

Tatal Culinária Síria

O Tatal Culinária Síria terá bolo de semolina com coco chamado de Harissa. A Panya Brasil disponibilizará Zimtsterne, biscoito amanteigado de canela no formato de estrela muito comum no Natal e a Casa do Bolo de Rolo levará bolinhos com massa enrolada em camada de recheio derretido com aparência de rocambole. E ainda haverá doces cristalizados, brigadeiros, frutas com chocolate, rapadura, etc.

brooklinfest
Bolo de rolo

Além disso, entre uma mordida e outra é possível apreciar a programação de entretimento ao “estilo não pare” com shows, apresentações itinerantes, danças, e exposições das 10h às 22h.

brooklinfest

Capoeira + Defesa pessoal + Pilates + Jogos para pais e filhos no XXIII BrooklinFest

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, desenvolverá atividades físicas recreativas entre pais e filhos no BrooklinFest 2017. Somado a isso, a Associação Cultural Corrente Libertadora fará uma apresentação de capoeira e uma vivência de maculelê. O grupo de capoeira da Associação de Assistência à Criança Deficiente também marcará presença, ou seja, toda a família apreciará uma prática afro-brasileira que combina artes marciais, dança, música e acrobacias. Além disso, barracas e restaurantes atraem os visitantes com tentações culinárias, artes, artesanato e muito mais.

brooklinfest

Dentre as atividades da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, estão:

Cestinha: A brincadeira funciona como um jogo de basquete, porém só há uma cesta, que na verdade, são duas pessoas de braços dados e abertos. É necessário fazer três cestas para continuar no circuito;

Oarscheim (jogo dos ovos hetzeln): Os “ovos“ (serão adaptados com bolinhas) devem rolar na “pista” (feita com dois cabos de vassoura) inclinada e esta não deve ser muito íngreme. Para fazer os pontos é colocada uma moeda (podendo adaptar com um objeto ou um doce) em cada “ovo” no “ninho”, colocado ao final “pista”, os “ovos” rolam até o “ninho” e com o choque deste que desceu a “pista”, com os demais, faça cair algumas moedas. Quem derrubar 3 ou mais moedas, a partir do choque de seu ovo com os demais continua o circuito, caso não consiga derrubar com uma tentativa pode-se realizar mais tentativas, até derrubar 3 moedas;

Boliche com garrafas pet: Prepare o jogo com garrafas pet e uma bolinha de tênis. Coloque as garrafas enfileiradas e desafie às crianças a derrubar tudo;

Pé com pé: Corrida de duplas de ida e volta, onde a criança sobe no pé do responsável. Na ida, o adulto (responsável) deverá correr. Na volta, ele pulará (de costas);

Topfschlagen (acerte o “pote”): Terá dois jogadores, a criança é vendada e o adulto (responsável) coloca um doce dentro de um pote colocado de cabeça para baixo, a criança pode somente receber instruções do responsável, como está “frio” = longe, “muito frio” = muito longe, “quente” = muito perto, “mais quente” = quase perto. Ao encontrar o pote, basta bater nele com a colher, retirar a venda e pegar o prêmio que está por baixo.

Outro destaque é a apresentação da Associação Cultural Corrente Libertadora fundada em 1974 pelos mestres: Maurício, Eufrásio (Tigrão), Eufradísio e Magnolia Modesto Alves, quatro irmãos que começaram o trabalho de capoeira, desenvolvendo-o com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social na região sul da cidade de São Paulo. Desde a sua criação, o jogo da capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança, incorpora movimentos encobertos que desafiam o equilíbrio e a consciência corporal. A roda de capoeira terá bateria, berimbau, atabaque e canto. Quem quiser participar é convidado para entrar na luta. E ainda, terá uma vivência de maculelê feita através de uma dança ao som de bastões de madeira e atabaque.

brooklinfest

Os visitantes também poderão apreciar a capoeira do Grupo de Capoeira Associação de Assistência à Criança Deficiente, que conta com o apoio da Casa Fernandes Pneus.

Quem gosta de dançar aproveitará bastante os ensinamentos de ritmos da Movex Academia. Serão apresentadas coreografias de músicas atuais, proporcionando muita atividade física e diversão. Também terá um momento sobre pilates, o qual abordará a história junto de uma aula com movimentos feitos pelo professor André Ribas. Além disso, os professores de boxe, muay thai e jiu jitsu da Movex Academia ensinarão técnicas de defesa pessoal e falarão sobre suas modalidades com técnicas básicas.

Prazer da música Coral para o público de forma gratuita

As experiências de musicais do BrooklinFest são diversas e variam do clássico ao contemporâneo. No evento ao ar livre realizado no Brooklin, os visitantes apreciarão vários coros, como o Coral USP, Coral Amigos da Terceira Idade Sol, Coral Armênio Vahakn Minassian, Coral da Escola Movimento com a criançada de 02 a 07 anos homenageando a Tom Jobim, entre outros.

brooklinfest

O Coral USP, dedicado à música erudita e popular, foi criado em 1967 pelo Maestro Benito Juarez e pelo então diretor do Grêmio Politécnico José Luiz Visconti. Neste ano, o Coral completa 50 anos. Atualmente, a direção está sob sete regentes, que contam com aproximadamente 560 coralistas, organizados em 15 grupos. Além dos grupos, há também uma Oficina Coral. As sedes estão pela cidade de São Paulo, ressaltando o compromisso com a comunidade geral, como na Cidade Universitária, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na Casa Dona Yá-Yá, no Teatro da USP da Maria Antônia e no Tendal da Lapa.

O repertório do BrooklinFest que será regido por André Juarez com participação de Cassiano Nogara na baixo e Aldo Aliberti na bateria é: A Bossa Azul (bossa nova) – André Juarez; Gonna Study – Anônimo (negro spirituals); Carinhanha – José Olympio – Arr.: André Juarez; Aquarela do Brasil – Ary Barroso; O Teleco-teco do Calouro Careca(samba-choro) – André Juarez; Cowboy Fora da Lei – Raul Seixas; O Caderno de Toquinho; Não Pare na Pista de Raul Seixas; Rua Ramalhete de Tavito; Aluga-se de Raul Seixas; Living Word de Fred Hammond – Arr. André Juarez e País Tropical de Jorge Benjor.

Já o Coral Amigos da Terceira Idade Sol Maior iniciou suas atividades em maio de 2006 sob regência e direção artística de Telma Clementino e possui em média 70 integrantes. Para a festa multicultural, Telma terá participação do pianista Fábio Rocha e apresentarão as faixas: Xote das Meninas; Triste Berrante; Pantanal; Imagine; Planeta Sonho; Primavera; Anel Mágico e Sinfonia Paulistana. O Coral da Escola Movimento composto de crianças apresentará: Garota de Ipanema, Sampa de uma nota só, Samba de Maria Luiza, Wave, entre outras.

brooklinfest

Além disso, outros grupos abrilhantarão o evento, como: Coral Colégio Adventista; Coral dos Imigrantes Haitianos – Adventistas; Coral Ong Gotas de Flor com Amor; Coral Canto Livre – Regente Roberto Anzai; Coral Vivendo com Arte e Coral Armênio Vahakn Minassian.

Serviço

Evento: XXIII BrooklinFest
Dias: 21 e 22 de outubro
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: das 10h às 22h
Valor: Entrada gratuita
Mais informações através do site www.aemb.org.br

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS