19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Linha 13-Jade terá três tipos de viagens entre Luz e o Aeroporto de Guarulhos

A Linha 13-Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, começará a operar em março do ano que vem (segundo previsão da CPTM) e oferecerá aos passageiros três tipos de viagem.

CPTM Airport Express

Um deles será o CPTM Airport Express, que levará os passageiros direto da Estação Aeroporto-Guarulhos até a histórica Estação Luz, que oferece transferência com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô e com as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM, atrações culturais e outras facilidades de transportes como ônibus e táxi. O trajeto durará cerca de 35 minutos e os trens partirão em horários programados: Aeroporto – Centro (8h, 10h, 12h e 22h) e Centro – Aeroporto (9h, 11h, 13h e 21h).

Estação Aeroporto
Vista da plataforma da Estação Aeroporto em Guarulhos (Foto: Márcio Saviano)

Operação regular

Durante toda a operação comercial, das 4h até meia-noite, funcionará o serviço regular com viagens da Estação Aeroporto-Guarulhos à Estação Engenheiro Goulart com duração de 15 minutos. Quem desejar seguir viagem pelo Metrô ou pela CPTM terá que realizar transferência para a Linha 12-Safira na Estação Engenheiro Goulart.

Connect

Nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h), haverá ainda o serviço Connect, com trens que seguirão da Estação Aeroporto-Guarulhos até a Estação Brás das linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, sem necessidade de trocar de composição na Estação Engenheiro Goulart. O trajeto durará cerca de 35 minutos e o trem parará nas estações para embarque e desembarque.

Operação da Linha 13-Jade

A operação da Linha 13-Jade foi definida após estudos de estimativa de demanda da nova linha (cerca de 120 mil passageiros por dia) e dos embarques e transportados pela Linha 12-Safira. A nova linha contará com três estações: Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap (no bairro Parque Cecap) e Aeroporto-Guarulhos (próximo ao Aeroporto Internacional na Rodovia Hélio Smidt).

Trens com bagageiros

No início de setembro, a CPTM divulgou ilustrações dos trens que serão utilizados na operação da Linha 13-Jade. Uma das novidades será o espaço para bagagens, instalado nas laterais dos vagões, no lugar dos assentos e um botão de abertura das portas, onde com ele as portas abrem apenas quando há passageiros saindo ou entrando do trem.

A expectativa é que os novos trens sejam entregues até o segundo semestre de 2019, quando a linha 13-Jade estiver em pleno funcionamento. Serão oito novos trens que serão fabricados pelo consórcio formado pelas empresas Temoinsa e Sifang. Enquanto isso, segundo a companhia, serão usados os trens das séries 8500 e 9500 para realizar as viagens entre São Paulo e Guarulhos.

Trem da Linha 13 Jade
Foto: Divulgação/CPTM

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS