22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Linhas metropolitanas do Alto Tietê serão modificadas para aprimorar os serviços aos passageiros

A EMTU informa que, a partir de 23 de setembro, os passageiros das linhas que circulam por Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano com destino à região da Estação Brás da linha 3-Vermelha do Metrô, na capital paulista, contarão com um novo sistema de operação que proporcionará melhor mobilidade e maior fluidez ao transporte metropolitano.

A operação dos ônibus ficará concentrada no trecho com maior carregamento entre essas cidades do Alto Tietê e a região de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. Aproximadamente 5.000 passageiros fazem esse trajeto por dia.

Entre São Miguel Paulista e a Estação Brás da linha 3-Vermelha, por onde circulam, em média, 1.500 pessoas diariamente, o atendimento será realizado por meio da integração entre as linhas metropolitanas, somente com o Cartão BOM, sem qualquer custo adicional aos passageiros.

Essa nova rede de transporte também propiciará nova opção de destino para moradores de Arujá e Itaquaquecetuba e economia com a tarifa integrada entre as linhas intermunicipais. O intervalo máximo para realizar a integração entre as linhas será de 180 minutos.

Estação Brás
Foto: Christian Sznick

Cartão BOM

É importante destacar que os descontos na integração serão possíveis somente com a utilização do Cartão BOM, que deve ser providenciado o mais rápido possível nas lojas da Autopass e nos quiosques da empresa, incluindo o posto de Arujá e o quiosque da Estação Brás que funciona das 5h45 às 21h30, de domingo a domingo.

Cartão BOM

Na Zona Leste de São Paulo está funcionando o posto para a emissão do cartão no Shopping Itaim, no Supermercado Sonda, que fica na Av. Marechal Tito, nº 7579.

Em Suzano o atendimento funciona no Terminal Vereador Diniz José dos Santos Faria, na Rua Jorge Bey Maluf, de segunda a sábado, das 8h às 17h. Além de emitir o cartão, os usuários já podem carregá-lo com créditos.

A integração com o Cartão BOM sempre deverá ser feita no trecho de conexão das linhas envolvidas que é a partir da região do bairro Monte Belo, em Itaquaquecetuba. O principal ponto de integração dos serviços será ao longo da Avenida Marechal Tito, em São Paulo.

As alterações também serão comunicadas à população por meio das redes sociais da EMTU (Twitter e Facebook), de cartazes afixados nos ônibus e pontos das linhas.

Linhas metropolitanas envolvidas

038TRO Mogi das Cruzes (Estação CPTM Estudantes) – São Paulo (Metrô Armênia);

075TRO Arujá (Parque Rodrigo Barreto) – São Paulo (Metrô Brás);

075VP1 Arujá (Parque Rodrigo Barreto) – São Paulo (São Miguel Paulista);

076TRO Poá (Terminal Rodoviário Jardim São José) – São Paulo (Metrô Brás);

144TRO Mogi das Cruzes (Estação CPTM Estudantes) – São Paulo (Metrô Brás);

242TRO Itaquaquecetuba (Jardim Pinheirinho) – São Paulo (Metrô Carrão);

242BI1 Itaquaquecetuba (Pequeno Coração) – São Paulo (Metrô Carrão);

549TRO Arujá (Mirante) – São Paulo (São Miguel Paulista);

589TRO Poá (Terminal Rodoviário Jardim São José) – São Paulo (Penha);

Mudanças operacionais

A linha 075VP1 que tem como destino São Miguel Paulista será desativada e substituída pela linha 075TRO. O ponto terminal da linha 075TRO será transferido da Estação Brás da linha 3-Vermelha para São Miguel Paulista, concentrando o atendimento no trecho de maior demanda de passageiros.

Para chegar Estação Brás da linha 3-Vermelha os passageiros poderão fazer a integração com a linha 076TRO, por meio do Cartão BOM sem custo adicional. A linha 076TRO terá seu ponto terminal transferido de Poá para Itaquaquecetuba, próximo à Estação Engenheiro Manoel Feio, da linha 12-Safira da CPTM.

Os passageiros de Poá serão atendidos pela linha 589TRO e para chegar a Estação Brás da linha 3-Vermelha deverão fazer a integração com a linha 076TRO, utilizando o Cartão BOM.

A linha 144TRO, com destino a Estação Brás da linha 3-Vermelha, será desativada e substituída pela 038TRO. Para chegar a Estação Brás da linha 3-Vermelha, os passageiros de Mogi das Cruzes e Suzano deverão fazer a integração com a linha 076TRO, por meio do BOM.

A integração com a linha 076TRO propiciará uma nova opção de transporte para a Estação Brás da linha 3-Vermelha, aos moradores dos bairros Mirante, em Arujá, e Jardim Pinheirinho e Pequeno Coração, em Itaquaquecetuba.

Economia

Com a implantação desse novo sistema de operação, os passageiros de Mogi das Cruzes com destino a Estação Brás da linha 3-Vermelha terão uma economia de 11% no pagamento da tarifa.

Os passageiros de Arujá, dos bairros Parque Rodrigo Barreto e Centro, contarão com um desconto de 12% com a tarifa integrada entre as linhas 075TRO e 076TRO.

Parque Rodrigo Barreto

Os passageiros de Itaquaquecetuba, do bairro Monte Belo, terão uma economia de 25% no pagamento da tarifa para chegar a Estação Brás da linha 3-Vermelha, já que passarão a utilizar a linha 076TRO em substituição à linha 144TRO.

Clique aqui para ver as regras de integração

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS