29.6 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Programa Arte nos Terminais da EMTU comemora 20 anos com programação especial

A partir da próxima semana, seis terminais das regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas irão receber programações culturais gratuitas em comemoração aos 20 anos do Arte nos Terminais, programa da EMTU que incentiva cultura, arte e lazer aos usuários do transporte público.

Na segunda-feira, 21/08, começam as atrações comemorativas com apresentações musicais, exposições e jogos que vão mudar a rotina de quem passar pelos terminais Santo André, Cotia, São Mateus, São Bernardo do Campo e Jabaquara, em São Paulo, e pelo Terminal Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas.

Exposição

A semana começa com o incentivo à reflexão de questões sociais proposta pelo artista plástico Roberto Otaviano. Suas criações estarão expostas em três locais a partir da próxima segunda-feira, 21/08. Santo André, Cotia e São Mateus são os terminais que receberão as criações.

Foto: Ciclo Vivo

No Terminal Metropolitano Santo André serão exibidas 43 obras que compõem a mostra “Cru – Retratos da crueldade humana”. Nela, são evidenciadas as crueldades que o homem é capaz de cometer contra si próprio, como as guerras, por exemplo. Nessas peças o artista utiliza materiais variados, que vão de cascas de amendoim a cordões de lã. Para atender o público e compartilhar experiências do processo de criação, o artesão estará no terminal no dia da abertura (21/08). Já a mostra fica disponível até 04/09 no local.

“Alienados” é o tema da exposição que estará no Terminal Metropolitano Cotia até 15/09, retratando a exaltação à beleza do corpo, assim como o apego à tecnologia. Nas 30 obras o pernambucano faz uma reflexão sobre o que é ser alienado e até que ponto o ser humano está condenado diante da necessidade de estar sempre conectado às redes sociais. Os principais materiais usados são vidros de medicamentos, plásticos queimados e caixas de ovos. O artista estará presente no terminal em 23/08.

Outras obras de Roberto Otaviano estrão no Terminal Metropolitano São Mateus, onde estarão 27 peças da mostra “Respiração Artificial”. Com o reaproveitamento de componentes de cigarros, como plásticos e bitucas, ele pretende expor os males causados à saúde devido ao uso do tabaco. A exposição marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto. Nesta data o artista estará no local para conversar com os visitantes. As obras estarão disponíveis até 05/09.

Foto: Ciclo Vivo

Música

Na terça-feira, 22/08, das 12h às 13h, o Coral Cristal, grupo musical composto por pessoas entre 60 e 70 anos, levará a alegria da terceira idade ao Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo com músicas de Luiz Gonzaga que marcaram a cultura brasileira. “Xote das meninas” e “Só quero um xodó”, são algumas das melodias que compõem o repertório diversificado entre forró e sertanejo.

Já na quinta-feira, 24/08, o ritmo continua festivo e diversificado com a Banda da Guarda Civil Metropolitana. Para animar a volta para casa dos usuários, o grupo de 30 músicos promete fazer barulho na plataforma A do Terminal Metropolitano Jabaquara a partir das 17h. Clarinetes, sax, trompetes e trombones são alguns dos instrumentos que acompanharão a percussão.

Foto: Divulgação

Floorball e brincadeiras com cordas em Campinas

Ainda na terça-feira, 22/08, haverá programação em Campinas, onde uma equipe do Sesc Campinas irá proporcionar diversão a todos os usuários do Terminal Prefeito Magalhães Teixeira. Brincadeiras com corda e prática de floorball (esporte que mistura hockey com futsal) fazem parte da recreação que acontecerá das 17h às 19h.

Sobre o Programa Arte nos Terminais

O Arte nos Terminais é um programa da EMTU que há 20 anos propõe a difusão da cultura aos passageiros do transporte público nas mais diversas manifestações como exposições, música, literatura e teatro.

Desde 1997, cerca de mil ações foram desenvolvidas nos Terminais Metropolitanos da Grande São Paulo, Campinas e no VLT da Baixada Santista.

Serviço

Evento: Exposição Cru – Retratos da crueldade humana
Data: de 21/09 a 04/09
Local: Terminal Metropolitano Santo André
Endereço: Avenida XV de novembro, nº 50 – Centro – Santo André – SP

Evento: Exposição Alienados
Data: de 21/09 a 15/09
Local: Terminal Metropolitano Cotia
Endereço: Rua Katar Name, nº 151 – Vila Mont Serrat – Cotia – SP

Evento: Exposição Respiração Artificial
Data: de 21/08 a 05/09
Local: Terminal Metropolitano São Mateus
Endereço: Avenida Adélia Chohfi, nº 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo – SP

Evento: Apresentação Coral Cristal
Data: 22/08 (terça-feira)
Horário: 12h às 13h
Local: Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Domingo Ballotin, s/nº – Centro – São Bernardo do Campo – SP

Evento: Brincadeiras com corda e prática de floorball
Data: 22/08 (terça-feira)
Horário: 17h às 19h
Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira
Endereço: Rua Lix da Cunha, nº 101 – Bonfim – Campinas – SP

Evento: Apresentação Banda da Guarda Civil Metropolitana
Data: 24/08 (quinta-feira)
Horário: 17h às 18h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara, plataforma A
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/nº – Jabaquara – São Paulo – SP

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS