​Muro da Estação Barra Funda da CPTM é transformado em galeria de arte a céu aberto

0
43
Grafite
Foto: Divulgação/CPTM

Dezenas de litros de tinta, pincéis, sprays e esponjas foram usados para dar forma às obras do projeto “Museu de Arte de Rua” no muro da Estação Palmeiras-Barra Funda, das linhas 7-Rubi e 8-Diamante, finalizadas no último domingo, dia 20 de agosto. Durante uma semana, 42 artistas trabalharam intensamente para renovar a paisagem de quem passa pelo local, transformando o muro em uma enorme galeria de arte a céu aberto.

Desde o surgimento do grafite no Brasil, em meados de 1970, a arte se apresenta como uma forma de manifestação artística em espaços públicos, e está ligada diretamente à cultura hip hop.

“Anata Crew”, grupo formado por quatro artistas que percorrem São Paulo grafitando imagens de personalidades do hip hop, sabe bem disso. Para o grande mural da Estação Palmeiras-Barra Funda, o coletivo decidiu homenagear um dos principais dançarinos de break do país, Nelson Triunfo, estampando a imagem de seu rosto em meio às demais obras.

No decorrer das atividades, os artistas contaram com a interação da população que visitava, sem saber, a galeria a céu aberto. “Algumas pessoas paravam para tirar foto, outras para elogiar nosso trabalho”, conta Jefferson Vaniski, um dos grafiteiros do “Anata Crew”.

O grupo também se surpreendeu com o resultado da ação. “O evento foi melhor do que nós esperávamos! Nunca tínhamos trabalhado com uma quantidade tão grande de artistas de vários estilos juntos. Tivemos oportunidade de compartilhar ideias e trocar experiências incríveis”, relembram.

Em diferentes tons de cores, das formas abstratas e geométricas a desenhos que remetem à miscigenação brasileira e a cultura periférica, cada pintura mostra traços particulares e muita técnica.

A ação integra o projeto de grafite “Museu de Arte de Rua”, uma parceria entre a CPTM e a Prefeitura de São Paulo.

Vida que segue em construção… com a galera A NATA CREW #cores #anata #hiphopbr #hiphop #culturaderua #sampa #sãopaulo #sp2017

Uma publicação compartilhada por Sr-meks Maumeks (@maumeks_1) em

Grafite na CPTM

A CPTM valoriza a arte urbana e trabalha em parceria com artistas independentes, revitalizando áreas degradadas. Ao longo dos últimos anos, estações e muros da Companhia vêm se transformando em grandes galerias de arte urbana, com a colaboração de comunidades e artistas, além do apoio de empresas, organização não governamentais e prefeituras.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO