20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes implanta o Programa M’Boi Segura

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a SPTrans e a CET iniciam, nesta segunda-feira, dia 31 de julho, o Programa M’Boi Segura, que tem como principais objetivos reduzir o número de acidentes na via, aumentar a segurança dos pedestres e melhorar a operação do transporte coletivo na região.

A Estrada do M’Boi Mirim é um dos corredores mais importantes da Zona Sul, tem dez quilômetros de extensão e, em 2,5 quilômetros deles, há faixa reversível de trânsito. A via carrega a estatística de ser o corredor com maior número de acidentes fatais na cidade de São Paulo, conforme dados consolidados de 2016 no balanço da CET. Em todo o ano passado, foram registrados 134 acidentes, que deixaram 181 pessoas feridas e causaram 22 mortes na via. Do total, 37 foram atropelamentos que resultaram em quatro vítimas fatais.

Para diminuir a incidência dessas ocorrências, um conjunto de medidas foi planejado de maneira integrada pelas equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, por meio da SPTrans e da CET. As ações seguem o modelo do Programa Marginal Segura, implantado no início do ano. O M’Boi Segura conta com a participação da Prefeitura Regional do M’Boi Mirim, da Polícia Militar e do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar.

Entre as ações principais programadas para a Estrada do M’Boi Mirim estão: reforço na fiscalização do trânsito e na operação do transporte coletivo; e a melhoria da sinalização na região.

A CET ampliou, a partir desta segunda-feira, o número de agentes em toda a Estrada do M’Boi Mirim. São 18 agentes de trânsito a mais na via, totalizando 47 profissionais distribuídos em três turnos de trabalho na via, um crescimento de 62%. O número de viaturas para monitorar o tráfego na região passará dos atuais oito para 14. Assim, cada um dos três turnos de trabalho ganhou duas viaturas a mais ao longo da M’Boi, que também passa a contar com oito Painéis de Mensagens Variáveis.

 Estrada do M'Boi Mirim
Foto: Heloísa Ballarini/Secom

Mais segurança para os pedestres

Outra novidade importante é o aumento do tempo de travessia para os pedestres, da ordem de 20%. O tempo do semáforo para o pedestre subiu de 10 para 12 segundos. Essa é uma mudança adotada pela gestão para ampliar a segurança e o grau de confiabilidade do pedestre ao atravessar a via.

Também houve redução do tempo de espera para fazer a travessia. Já nos locais em que é preciso atravessar junto às plataformas de ônibus foi aumentada a largura das faixas de pedestres, de quatro metros para seis metros, o que permitirá atender a grande quantidade de usuários dos ônibus e melhorar a visualização na hora da travessia.

A faixa reversível terá também melhora na sinalização, com acréscimo de 250 novos cones na via. A SPTrans está trabalhando na adequação geométrica das plataformas para permitir a ampliação da largura das faixas de travessia e proporcionar, assim, maior segurança aos pedestres e usuários do transporte coletivo na Estrada do M’Boi Mirim.

Foto: Heloísa Ballarini/Secom

Mais técnicos no local e Viagem Segura

A SPTrans está contribuindo para o programa em diferentes frentes. Dados da CET indicam, por exemplo, que 27% dos atropelamentos e 28% dos acidentes registrados em 2016 na Estrada do M’Boi Mirim foram causados por ônibus.

Para mudar esse cenário de risco potencial, a SPTrans está aumentando o número de técnicos acompanhando a operação dos ônibus no corredor de quatro para 13 por turno. A medida melhorará a orientação de travessia e permitirá acompanhamento mais efetivo dos motoristas de ônibus no que se refere à parada correta nos pontos de embarque, em um dos corredores mais movimentados da cidade. No pico da manhã, no trecho mais carregado, são 29 linhas e 224 ônibus por hora, enquanto no pico da tarde são 33 linhas e 221 veículos do transporte público por hora.

Todas as empresas operadoras na região estão sendo reorientadas a adotar as medidas do M’Boi Segura quanto à obediência aos limites de velocidade, treinamento de condutores, respeito ao pedestre, ao passageiro e aos motoristas dos outros veículos. Essas instruções também serão objeto do Programa Viagem Segura, que já concluiu o trabalho de orientação a 1.500 profissionais das operadoras do transporte coletivo até agora.

Reforço do monitoramento eletrônico

Nos próximos meses, a M’Boi Mirim Segura ganhará nove novos radares, totalizando 12 em operação na via. As medidas incluirão ainda a integração das câmeras da CET com a Guarda Civil Metropolitana, e a iluminação nas faixas de pedestres.

Zeladoria integrada

O programa inclui ainda a Operação Precursora M’Boi Mirim. Trata-se de uma ação por meio da qual haverá um técnico da SPTrans por período, de manhã e de tarde, interagindo com operadores, usuários e outros órgãos como CET, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar. Esse técnico será como um “zelador” do corredor e sua atuação terá como propósito identificar ações e contribuir da melhor forma para a prevenção de eventuais riscos de acidentes, atropelamentos ou obstruções no sistema viário.

A Operação Precursora envolve parceria com diferentes órgãos que atuarão em conjunto e a expectativa é de que haja resultados positivos na qualidade de operação das linhas de ônibus, com maior segurança e eficiência para usuários e pedestres na M’Boi Mirim.

Estrada do M'Boi Mirim
Foto: Divulgação

Campanhas Educativas e Comunicação

A educação de usuários, pedestres e motoristas é um dos focos prioritários da atual gestão da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes. No Programa M’Boi Mirim Segura haverá comunicação visual específica, por meio da colocação de banners na via e nas imediações; produção de folhetos informativos sobre a faixa reversível; colocação de faixas informativas e de alerta; e ainda, a médio prazo, presença de orientadores de travessia nos semáforos.

Por meio do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET, serão feitas atividades junto às escolas, CEUs (Centro Educacionais Unificados) e igrejas, além das aproximadamente duas mil vans escolares que operam na região.

A SPTrans fará ainda uma campanha nas garagens de ônibus. Haverá orientação a motoristas sobre obrigatoriedade de respeitar limites de velocidade e importância de permitir a entrada de usuários somente em locais corretos, evitando abertura de portas em locais com gradis nas plataformas.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS