Expresso Leste da Linha 11-Coral da CPTM recebe novo trem​

0
741
Expresso Leste
Foto: Alexandre Carvalho/A2img

O serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz – Guaianases), recebeu o 14º trem novo nesta terça-feira (4/7). Equipada com os itens mais modernos de tecnologia e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a composição da série 8500 faz parte das 65 unidades adquiridas pela CPTM.

“Cada trem tem oito carros. Então, no total são 520 carros, com monitoramento de câmeras de vídeo, ar condicionado e vagão contínuo. A pessoa pode ir do primeiro ao oitavo vagão, com o trem andando. São os trens mais modernos que existem”, disse o governador Geraldo Alckmin, durante a entrega da composição.

Esse é o terceiro trem novo incorporado à frota do Expresso Leste, serviço que começou em 2000 e hoje transporta cerca de 500 mil usuários por dia. A Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato) já recebeu 11 unidades, iniciando o processo de padronização da frota desta linha. Os demais trens serão distribuídos nas linhas de acordo com a necessidade operacional.

A nova composição traz uma novidade: os monitores instalados no interior deste trem exibem gravuras do artista francês Jean-Baptiste Debret, pintor que melhor retratou a sociedade brasileira do início do século XIX. São 30 imagens produzidas entre 1816 e 1831, com cenas do cotidiano e das manifestações culturais da época.

Foto: Alexandre Carvalho/A2img

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO