27 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Estação Suzano da CPTM terá testes gratuitos de hepatites, sífilis e HIV

Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Hepatite, nesta sexta-feira (28/7), os usuários da Estação Suzano, na Linha 11-Coral, poderão fazer testes gratuitos de HIV, hepatites B e C e sífilis. Também haverá distribuição de preservativos masculinos e panfletos informativos. A ação, que faz parte do Julho Amarelo, será realizada das 10h às 16h.

Realizados em questão de minutos, os testes serão aplicados por uma equipe do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento de Suzano. Os especialistas em saúde vão auxiliar tanto na detecção da doença, quanto nos procedimentos nos casos de confirmação do diagnóstico, além de informar sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

As hepatites B e C causam a inflamação do fígado por meio de vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Silenciosas, nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados entre outros.

Os vírus das hepatites podem ser contraídos em relações sexuais sem camisinha, da mãe infectada para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação. Também podem ser transmitidos por compartilhamento de materiais para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha), tatuagens e piercings.

Assim como as hepatites, o HIV não apresenta sintomas até evoluir para Aids. Nesse estágio normalmente ocorre perda de peso, febre, fadiga e infecções recorrentes. Já a Sífilis começa com um machucado indolor, que some sem deixar rastros.

Segundo o Departamento Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, milhares de pessoas são portadoras do vírus da hepatite e do HIV e não sabem. Por isso, é importante a detecção precoce, já que doenças crônicas causam danos mais graves.

Mês da luta contra as hepatites virais, o Julho Amarelo foi instituído pela Organização Mundial de Saúde, em maio de 2010. Na ocasião, o 28 de julho foi escolhido para ser o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Parcerias

A CPTM cede o espaço em suas estações, por onde circulam quase três milhões de pessoas diariamente, para a realização de atividades sociais e culturais, tais como: ações de saúde, serviços de utilidade pública, exposições, apresentações musicais e performances artísticas, entre outros.

Serviço

Testes gratuitos de HIV, hepatites e sífilis
Local: Estação Suzano, Linha 11-Coral
Data: sexta-feira, dia 28 de julho, das 10h às 16h
Custo: Gratuito

Julho Amarelo

Entenda como prevenir e diagnosticar as hepatites virais, este mal que é uma das principais causas de câncer no fígado. Confira o vídeo do programa Revista da Cidade da TV Gazeta de São Paulo:

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS