23.2 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Começam os trabalhos do E LAB Experimentos em Transportes na EMTU/Metra em São Bernardo do Campo

Na próxima segunda-feira (03/07) será inaugurado na unidade da EMTU/Metra de São Bernardo do Campo, o E LAB – Experimentos em Transportes, um laboratório de pesquisa voltado à busca de soluções para a eficiência do transporte metropolitano por ônibus. Os primeiros a utilizar este laboratório serão os finalistas da 1ª Hackatona Metropolitana EMTU-Metra, a maratona tecnológica ocorrida no último mês de março. Nela foram selecionadas as propostas de três equipes, do total de 10 inscritas, que tiveram seus trabalhos apresentados na Semana UITP (Union Internationale des Transports Publics) América Latina.

As equipes terão seis meses para concluir as ideias propostas no evento que incluem melhorias na gestão dos serviços prestados aos usuários do transporte metropolitano, como a automatização da programação dos roteiros para o Serviço Ligado que atende os estudantes com deficiência. Outra solução proposta foi a criação de um aplicativo para o aprimoramento das informações aos clientes dos serviços com base na comunicação entre os usuários.

Foto: São Paulo Global

A utilização do celular como forma de otimizar a distribuição de passageiros no transporte metropolitano de ônibus também é outra ferramenta que será desenvolvida no E LAB – Experimentos em Transportes. Uma quarta equipe foi convidada para utilizar o laboratório no trabalho de desenvolvimento de um aplicativo voltado para a melhoria operacional do Corredor Metropolitano ABD operado pela Concessionária Metra.

O novo espaço, que contará com 16 técnicos e especialistas da EMTU/Metra para decisões da área, estará disponível também para os colaboradores das empresas operadoras, dos municípios das Regiões Metropolitanas e universidades que queiram desenvolver projetos inovadores e criativos para o transporte metropolitano. Funcionará das 7h às 23 horas nos dias úteis e das 9h às 18 horas nos finais de semana e feriados.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS