Passageiros do Terminal Jabaquara poderão fazer testes gratuitos de sífilis

0
46
Terminal Jabaquara Saúde da Mulher sífilis
Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira (27/06), uma equipe de agentes de saúde estará no Terminal Metropolitano Jabaquara para realizar testes gratuitos de sífilis, uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde os casos de sífilis adquirida (em adultos) aumentaram 32,7% no Brasil entre 2014 e 2015.

A ação, organizada pela EMTU em parceria com o Centro de Referência e Testagem, acontecerá das 9h às 17h e disponibilizará cerca de 500 atendimentos. O exame será feito de forma rápida, por meio de coleta de sangue que em poucos minutos revela se há a presença da bactéria.

Quem for diagnosticado com resultado positivo será encaminhado para as unidades da rede pública de saúde para iniciar o tratamento. Os profissionais também darão orientação de como evitar a doença e distribuirão cerca de 7 mil preservativos masculinos e 3 mil femininos, além de 5 mil sachês de gel lubrificante.

Sobre a sífilis

A doença pode ser transmitida de uma pessoa para a outra durante relações sexuais sem preservativos com alguém que já esteja infectado, por transfusão de sangue ou de mãe para filho durante a gestação ou parto.

Os sintomas iniciais são feridas nos órgãos sexuais. Após um tempo as feridas podem sumir sem tratamento, entretanto, a doença permanece no corpo, mesmo sem ser percebida. O estágio avançado da sífilis desenvolve complicações mais graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos que geram risco à vida.

O aumento dos casos de sífilis adquirida no Estado de São Paulo é preocupante. Segundo o Centro de Referência e Testagem, de 2007 a 2015 foram notificados 113.004 casos de sífilis adquirida. Em 2007 foram registrados 2.685 casos e em 2015 ocorreram 25.987, ou seja, um número 9,7 vezes maior. A maior parte dos casos foi do sexo masculino (61,3%).

Serviço – Teste Sífilis

Data: 27/06, terça-feira
Horário: 09h às 17h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Terminal Metropolitano Jabaquara – Rua Nelson Fernandes – Jabaquara – SP

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO