Metrô tem programação especial para o mês do Meio Ambiente

0
16
Meio Ambiente
Foto: Instituto Saúde e Sustentabilidade

Em sua primeira edição, a Linha do Meio Ambiente leva aos usuários do Metrô de São Paulo peças arqueológicas e exposições fotográficas de expedições que ressaltam a diversidade ambiental do planeta. O roteiro marca a chegada do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho.

MEMÓRIA DA PEDRA

No dia 10, entra em cartaz a exposição “Memória da Pedra”, de Iezu Kaeru. O artista pernambucano desenvolve intervenções contemporâneas em cenários deteriorados pela ação da natureza na cidade do Recife. As imagens ficam no mezanino da estação República, da Linha 3-Vermelha, até o dia 30 de junho.

DESAFIO MISTRALIS

A estação Clínicas, da Linha 2-Verde, recebe registros realizados pelo comandante Felipe Caire, durante sua expedição, a bordo do veleiro Mistralis, do Rio de Janeiro rumo ao Cabo Horn, ponto mais austral da América do Sul. A exposição “Desafio Mistralis – Expedição ao Fim do Mundo” retrata a viagem de nove meses, que rendeu belas imagens de lugares praticamente intocados pelo ser humano, e fica disponível para visitação a partir do dia 10.

AVES BRASILEIRAS

Em parceria com as associações Save Brasil e a Bird Life Internacional, o Metrô apresenta a exposição intitulada “Aves Brasileiras Ameaçadas de Extinção”. O acervo leva ao público 18 espécies registradas por fotógrafos amadores e busca ressaltar a importância da preservação, já que o Brasil está entre os países com a maior diversidade de pássaros; porém, é o primeiro país em quantidade de espécies ameaçadas de extinção. A mostra chega à estação Sé no dia 10.

A ROTA DO CACAU

Na mesma data, a exposição “A Rota do Cacau” desembarca na estação Santana, da Linha 1-Azul. A mostra é resultado de uma expedição realizada pelo fotógrafo Laílson Santos em busca das origens e dos verdadeiros sotaques do cacau brasileiro. As imagens retratam cenários da vida cotidiana, como caboclos ribeirinhos da Amazônia, as colônias japonesas centenárias e paraísos naturais do Espírito do Santo e da Bahia, onde o fruto é considerado atração turística.

ARQUEOLOGIA

A vitrine da estação São Bento recebe a mostra “Arqueologia – O Metrô Descobrindo o Passado” a partir do dia 20. São peças arqueológicas encontradas no Sítio Santo Amaro, durante as obras da Linha 5-Lilás. A coleção também tem informações sobre a época de cada material, como costumes, profissões e transportes do passado.

LINHA DO MEIO AMBIENTE

A Linha do Meio Ambiente é um roteiro especial da tradicional Linha da Cultura do Metrô.

Para conferir a programação completa, acesse: http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO