Estação Brás da CPTM recebe inscrições para cirurgia gratuita de catarata

Sintomas da enfermidade poderão ser detectados em triagem que será realizada em posto instalado no Espaço Cultural da estação

0
861
Estação Brás cirurgia de catarata
Foto: Mobilize Brasil

Entre os dias 3 de julho a 14 de agosto, a Estação Brás da CPTM receberá o 18º Mutirão de Cirurgia da Catarata. Os usuários com mais de 50 anos de idade com dificuldades para enxergar poderão fazer uma pré-avaliação no local. Dependendo do resultado, eles poderão fazer uma pré-inscrição para o atendimento oftalmológico, cuja data e local serão informados posteriormente.

Organizado pelo Instituto São Paulo de Ação Voluntária, a ação contará com voluntários que prestarão esclarecimentos sobre a doença que provoca a perda da transparência do cristalino do olho. O projeto de Mutirão de Cirurgia da Catarata é realizado pelo Instituto há 15 anos e nesse período já realizou mais de 25 mil cirurgias.

O posto itinerante funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Espaço Cultural, área paga da Estação Brás da CPTM.

A doença

A catarata provoca o embaçamento do cristalino, uma parte do olho que funciona como uma lente que ajuda as imagens a se tornarem nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado, provoca a cegueira. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses e atinge um ou os dois olhos.

A enfermidade afeta mais de 46 milhões de pessoas e é considerada pela Organização Mundial de Saúde a maior causa de cegueira reversível do mundo. A catarata pode ser congênita ou adquirida e o único tratamento é por meio de intervenção cirúrgica.

Serviço

18º Mutirão da Cirurgia da Catarata
Local: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM
Período: 03 de julho a 14 de agosto
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO