Número de passageiros no VLT da Baixada Santista cresce cerca de 400% em seis meses

0
57
VLT Baixada integração tarifária
Foto: Divulgação

O VLT da Baixada Santista vem apresentando crescimento progressivo no número de passageiros transportados. Hoje, 22 mil usuários, em média, estão utilizado este meio de transporte nos dias úteis entre São Vicente e Santos. Em relação a novembro de 2016, quando a média diária era de cerca de 4.400 passageiros, houve um acréscimo na demanda de 390%. No total, desde fevereiro de 2016, quando o Consórcio BR Mobilidade assumiu definitivamente a operação do VLT Baixada Santista, o sistema já transportou mais de 2,5 milhões de passageiros.

Desde o dia 30/04 o VLT começou a circular em seu horário pleno de atendimento, das 5h30 às 23h30, ampliando a operação em mais três horas e meia e beneficiando trabalhadores e estudantes do período noturno de universidades em Santos e São Vicente. No trecho Barreiros-Porto, o VLT opera 18 horas diariamente com intervalos de no máximo 10 minutos.

VLT Baixada Santista: Portas-Plataforma

Para melhor organizar o fluxo de entrada e saída de passageiros estão em instalação as portas-plataforma nas estações do VLT da Baixada Santista. As estações Bernardino de Campos e Ana Costa, em Santos, já possuem o equipamento. A instalação nas estações Washington Luiz e Conselheiros Nébias, na mesma cidade, está na etapa final e deve ser concluída no início de junho. Até o final do ano as 15 estações do VLT terão o equipamento.

Baixada Santista

O futuro dos transportes já é realidade na Baixada Santista. O Governo do Estado de São Paulo, por meio da EMTU, levou à região o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), um modelo de eficiência e acessibilidade.

Já em operação há alguns anos em cidades europeias com excelentes resultados, o Veículo Leve Sobre Trilhos tem emissão zero de poluentes. Interage com o meio urbano de maneira amigável, circulando ao nível das ruas, preservando o patrimônio histórico e colaborando para a revitalização urbanística das vias por onde passa.

A operação do VLT da Baixada Santista começou em abril de 2015. O moderno Centro de Controle Operacional foi entregue em junho de 2016. O primeiro trecho do VLT, com 11,5km de extensão foi entregue à população no dia 31/01/2017, ligando o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO