CPTM e Metrô funcionam sem parar na Virada Cultural 2017

0
64
Metrô SP
Foto: Sérgio Andrade/Governo do Estado de São Paulo

No próximo fim de semana, o Metrô e a CPTM terão estratégia especial de operação para atender os usuários que irão prestigiar a 13ª edição da Virada Cultural, um dos principais eventos do calendário cultural da cidade.

Na madrugada do próximo sábado (20) para o domingo (21), com exceção da Linha 15-Prata (Oratório -Vila Prudente), todas as demais linhas operadas pelo Metrô, funcionarão de maneira ininterrupta. A medida também será adotada na Linha 4-Amarela (Butantã – Luz), que é operada pela Concessionária ViaQuatro. Por lá, todas as estações, com exceção de Luz e República (em obras), também ficarão abertas durante a madrugada para atender o público.

A Linha 15-Prata do monotrilho, para continuidade dos testes do novo sistema de controle dos trens, o encerramento da operação comercial do sábado, como de hábito, ocorrerá à 1 hora da manhã. Durante o período de testes no domingo (21), das 4h40 às 16 horas, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações.

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que vai operar das 4h de sábado até a meia-noite de domingo, todas as estações permanecerão abertas. Durante a madrugada de sábado para domingo, entre 1h e 4h, o intervalo entre os trens será de 30 minutos nas seis linhas, com todas as estações abertas para desembarque, exceto as estações que têm integração com o Metrô, que estarão abertas para embarque e desembarque dos usuários.

Já na Linha 4-Amarela, a circulação dos trens ocorrerá normalmente no trecho entre as estações Butantã e Paulista. Os passageiros poderão utilizar a estação Consolação, na Linha 2-Verde, para realizar as integrações com as demais linhas metroviárias. Vale lembrar também, que as estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionarão normalmente.

As estações República e Luz da Linha 4-Amarela permanecerão fechadas durante todo o domingo para prosseguimento das obras civis no mezanino metálico da futura estação Higienópolis-Mackenzie.

Bilhetes Antecipados

Para facilitar o acesso às estações, as empresas recomendam aos usuários a compra antecipada dos bilhetes, preferencialmente com dinheiro trocado, ou o recarregamento do Bilhete Único.

No Metrô, a venda de bilhetes nas bilheteiras e carregamento de créditos nos bilhetes eletrônicos em máquinas de autoatendimento poderão ser feitos normalmente nos horários de funcionamento de todas as estações.

Segurança

O Metrô e a CPTM também vão trabalhar de forma conjunta para garantir a segurança no interior do sistema. As duas empresas terão reforço no quadro de agentes que ficarão distribuídos de forma estratégica ao longo das linhas, principalmente nas estações próximas às apresentações, e os centros de Controle de Segurança farão monitoramento contínuo da movimentação do público.

Acesso de ciclistas ao sistema metroviário

Para os ciclistas que quiserem usar o sistema metroferroviário em seus deslocamentos, o acesso poderá ser feito a partir das 14h do sábado até a meia-noite de domingo, sempre considerando o limite de quatro bikes por trem e o embarque no último vagão.

Para quem vai conferir as atrações programadas para o Sambódromo do Anhembi, a opção é utilizar a Linha 1-Azul do Metrô, até a estação Portuguesa/Tietê, e seguir viagem em linha de ônibus da SPTrans (tarifada) que partirá do local durante toda a madrugada.

Atendimento ao usuário

CPTM – Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121 funciona 24 horas. O Posto de Atendimento da Estação da Luz ficará aberto das 8h às 22h no sábado e das 6h às 17h de domingo.

Metrô – Central de Informações: 0800 770 7722 funciona diariamente das 5h30 às 23h30;

ViaQuatro – Central de Atendimento da Linha 4-Amarela: 0800 770 7100 de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e no sábado e domingo, das 8h às 18h.

Leia também

Virada Cultural: Confira o esquema de ônibus para montagem e desmontagem de palcos no Centro

Virada Cultural também estará nos ônibus da cidade de São Paulo

SPTrans monta esquema especial para a 13ª Virada Cultural

Virada Cultural: Conheça as linhas que atenderão Centros Culturais, Bibliotecas, Teatros, Casas de Cultura, e CEUs

Confira a programação da Rede Noturno para a madrugada da Virada Cultural na cidade

Estações Luz e República da Linha 4-Amarela fecham neste domingo, dia 21

Mudanças Operacionais

Desvios de itinerários para montagem e desmontagem de palco na Virada Cultural de 20/05 a 22/05

Desvios na região da Penha em razão da Virada Cultural

Desvios em razão da Virada Cultural N840/11 Term. Vl. Mariana – Sta. Cecília

Desvio de itinerário da linha 967A/10 das 23h30h do dia 20/05 às 20h do dia 21/05

Alteração operacional da linha 2002-10 nos dias 20/05 e 21/05

Ampliação de atendimento para a Virada Cultural das 18h do dia 20/05 às 20h do dia 21/05

Virada Cultural nos Bairros – Vá de ônibus – Entre os dias 20/05 e 21/05

Desvios em razão da Virada Cultural das 18h do dia 20/05 às 20h do dia 21/05

Virada Cultural

Virada Cultural 2017

Criada para refletir o espírito tipicamente paulistano de uma cidade que “nunca para”, a Virada Cultural é um evento com duração de 24 horas que oferece atrações culturais para pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais, gostos e tribos.

Inspirada na “Nuit Blanche” francesa, que se baseia na inversão de expectativas, como, por exemplo, museus abrindo de madrugada, em São Paulo, o evento traz programação diversa distribuída por todo o centro. Aqui, a Virada Cultural 2017 busca, antes de tudo, promover a convivência em espaço público, convidando a população a se apropriar da cidade por meio da arte, da música, da dança, das manifestações populares.

Desde sua primeira edição, em 2005, a Virada Cultural atrai milhares de pessoas de todas as partes de São Paulo e do Brasil.

A primeira edição ocorreu no mês de novembro, o que se mostrou uma escolha inadequada por conta da temporada de chuvas. Nos anos seguintes, o evento passou a ser realizado entre abril e maio.

Além da rede municipal de equipamentos, que inclui centros culturais, bibliotecas, casas de cultura e teatros municipais, há ainda os Centros Educacionais Unificados e uma série de parceiros que transformam a Virada num dos principais eventos do calendário cultural da cidade de São Paulo.

Virada Cultural – Notícias

Confira a programação completa da Virada Cultural 2017

No Centro de São Paulo, Virada terá apresentações de diversos estilos musicais, tablados e cortejos

4.000 ingressos de teatro gratuitos são oferecidos na Virada Cultural

Opções para todos os gostos: Gastronomia na Virada Cultural

Viradinha Cultural tem programação especial para a família

Virada Cultural – Redes Sociais

Facebook: https://www.facebook.com/viradaculturaloficial
Twitter: http://twitter.com/viradacultural
Instagram: https://instagram.com/smculturasp

Redes Sociais – Mobilidade Sampa

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/mobilidadesampa
Twitter: https://twitter.com/MobilidadeSampa
Instagram: https://www.instagram.com/mobilidadesampa

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO