Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes oferece circuito para treinamento de motociclistas

0
23
Foto: Divulgação/Veja

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes realiza a partir desta terça-feira (16/05) uma atividade voltada para a segurança dos motociclistas no estacionamento do Shopping Eldorado. O evento faz parte do Maio Amarelo, movimento que acontece em várias partes do mundo para incentivar a convivência entre os modais e conscientizar a todos sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito. Nesta terceira semana do mês as atividades são voltadas para os motociclistas enquanto os pedestres e ciclistas foram contemplados nas duas primeiras semanas do mês.

No shopping foi montado um circuito chamado “Pilotando a vida com segurança”. O motociclista vai aprender gratuitamente como dirigir com cautela e ainda receber orientações de frenagem, ultrapassagem, entre outras informações. Os interessados vão poder treinar em um circuito montado no local. O evento segue até sexta-feira (19/05), das 10h às 16h.

Além do circuito, a Abraciclo (Associação Brasileira de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), segue com o check-up gratuito nas motos que trafegam pelas marginais Tietê e Pinheiros. Até sexta-feira (19/05) das 10h às 16h os motociclistas vão poder ter seus veículos avaliados e ainda receber informações para que possam trafegar com mais segurança no trânsito de São Paulo. Nesta segunda-feira cerca de 900 motos passaram pelo check-up gratuito.

A ação contempla a avaliação gratuita das condições mecânicas de 21 itens da moto e demonstra, na prática, como deve ser realizada a pilotagem defensiva e o uso correto do sistema de frenagem. Para completar, acontece também a distribuição de brindes aos motociclistas participantes e a entrega de vales, que possibilitam a troca completa de óleo do veículo.

Vale ressaltar que a ação não tem caráter de fiscalização, sendo destinada à conscientização dos motociclistas sobre a importância da condução segura. A atividade vai acontecer todos os dias na Marginal Tietê, sentido Rodovia Ayrton Senna, na ponte Governador Orestes Quércia, conhecida como “Estaiadinha”). De acordo com a Abraciclo, a ideia é que até o final da semana 5.000 motos sejam avaliadas.

Nas duas próximas semanas, as atividades serão voltadas para veículos de passeio e também veículos coletivos e de carga. Confira a seguir alguns dos eventos programados:

Veículos de passeio – 21 a 27 de maio

Uma das ações feitas durante essa semana será sobre o uso consciente das vagas especiais, que são voltadas para pessoas com deficiências, idosos e gestantes. Também estão programadas várias apresentações de teatro e distribuição de materiais educativos para os condutores.

Veículos coletivos e de carga – 28 a 31 de maio

Um ônibus antigo e um novo vão ficar expostos em frente ao Pátio do Colégio, e receberão o público, que conhecerá a evolução dos coletivos no decorrer dos anos.

Além da programação definida pela Prefeitura, entidades de classe e a sociedade civil também podem participar do Maio Amarelo e sugerir programações próprias por meio do site criado para o evento (http://maioamarelo.prefeitura.sp.gov.br).

O Maio Amarelo conta com a parceria da Fundação Bloomberg e do aplicativo 99 que vai doar 300 racks de bike para os táxis pretos, justamente para incentivar a integração entre os modais (bicicleta e táxi). Por meio do app também será possível, durante o mês de maio, participar de game dos modais que vão dar vouchers para os ganhadores. As empresas Shimano e Caloi também são parceiras do Maio Amarelo.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO