Passageiros do Terminal Jabaquara poderão medir a pressão arterial e fazer teste gratuito de HIV

As ações fazem parte dos eventos programados pela EMTU para promover a saúde da mulher no mês em que se comemora o Dia das Mães

0
23
Terminal Jabaquara Saúde da Mulher sífilis
Foto: Divulgação

No mês do Dia das Mães, os Terminais Metropolitanos da EMTU têm programação especial destinada à saúde da mulher. Esta semana, duas ações acontecem no Terminal Metropolitano Jabaquara: a campanha de medição de pressão e a realização de testes de HIV. Não só as mulheres, mas também os outros usuários poderão realizar os testes de HIV e medir a pressão.

Na quarta-feira (17/05), quando se celebra o Dia Mundial de Combate à Hipertensão, a aferição da pressão arterial pode ser feita no período das 8h30 às 16h30, com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Será medido também o índice de massa corporal, o peso, a circunferência da cintura e a altura de cada cidadão.

Quem estiver com a pressão acima do recomendado 12 por 8 será instruído pelos profissionais a aprofundar o diagnóstico. Além disso, cartilhas com orientações sobre hábitos de vida saudável serão distribuídas.

A ação faz parte da campanha “Menos Pressão”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da hipertensão arterial, doença que atinge 32,5% dos brasileiros adultos e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (derrames) e 25% dos casos de insuficiência renal (falência no funcionamento dos rins), segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão.

O que é Hipertensão? Quais são as conseqüências da pressão alta? Quem tem pressão alta? Confira as respostas para estas três perguntas no artigo 10 mandamentos contra a pressão alta no site da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Saúde da Mulher – HIV

Já na quinta-feira (18/05), haverá teste gratuito de detecção do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), ação que é uma parceria da EMTU com a Secretaria de Estado da Saúde e do Centro de Referência e Treinamento Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids-São Paulo.

Agentes de saúde estarão no terminal das 9h às 17h30 para realizar o teste e o resultado será conhecido em poucos minutos. Preservativos femininos e masculinos e sachês de gel lubrificante também serão distribuídos gratuitamente. Quem for diagnosticado positivamente no teste será encaminhado às unidades da rede pública de saúde para iniciar o tratamento.

Confira o artigo AIDS: sintomas, tratamentos e causas do portal Minha Vida com mais informações sobre a doença.

Mês das Mães 

As campanhas de medição de pressão e testes de HIV fazem parte da programação especial desenvolvida pela EMTU destinada à saúde da mulher para o mês das mães.

Ainda em maio, no dia 31, haverá uma mobilização de Combate à Hipertensão no Terminal Metropolitano São Mateus.

Serviço – Combate à Hipertensão
Evento: Dia Mundial de Combate à Hipertensão
Data: 17/05, quarta-feira
Horário: 8h30 às 16h30
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Terminal Metropolitano Jabaquara – Rua Nelson Fernandes – Jabaquara – São Paulo – SP

Serviço – Teste HIV
Data: 18/05, quinta-feira
Horário: 09h às 17h30
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Terminal Metropolitano Jabaquara – Rua Nelson Fernandes – Jabaquara – São Paulo – SP

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO