20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Estações Ferraz de Vasconcelos, Suzano e Mogi das Cruzes terão exame de saúde bucal

Em maio é celebrado o Dia de Combate ao Câncer Bucal (Leucoplasia). Para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, algumas estações da CPTM do Alto Tietê recebem a partir desta quinta-feira (4), ações sobre cuidados da saúde bucal.

As atividades acontecerão nas estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano, nesta quinta-feira (4), das 18h às 21h. Na sexta-feira (5), será a vez da Estação Mogi das Cruzes receber o projeto entre 8h e 11h. Os usuários que passarem pelo local poderão fazer o teste visual que idêntica os sintomas do câncer bucal.

A programação também contempla a distribuição de folhetos e instruções sobre como prevenir a doença, além de dicas para ter uma boca saudável. A prevenção à doença é importante já que todos os anos aproximadamente 14 mil novos casos de leucoplasia são descobertos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Se descoberto no início, a chance de cura varia de 80% a 90%.

A ação de saúde bucal é uma parceria da CPTM, do curso de Odontologia da Universidade de Brás Cubas e da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos.

Serviço – Saúde Bucal

Ação de Prevenção ao Câncer Bucal

Estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano (Linha 11-Coral)
Data: quinta-feira, 4/05, das 18h às 21h

Estação Mogi das Cruzes (Linha 11-Coral)
Data: sexta-feira, 05/05, das 08h às 11h

Sobre o câncer bucal

O câncer de boca atinge menos de 5% da população mundial, mas no Brasil esse tipo de câncer – com a forte presença do câncer labial – é mais relevante por se tratar de um país tropical, com atividades rurais que expõem os trabalhadores de forma constante aos raios solares.

O câncer de lábio é mais frequente em pessoas com pele branca e o lábio inferior é mais suscetível à doença do que o superior. Em outras regiões da boca, o câncer é geralmente resultado do cigarro e do álcool. O principal sintoma do câncer de boca é o aparecimento de feridas no local, que não cicatrizam no tempo normal.

Outros sintomas são ulcerações superficiais e indolores, com sangramento ou não, e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa oral. Dificuldades para falar, mastigar ou engolir os alimentos, com acentuado emagrecimento, dor e presença de linfadenomegalia cervical (íngua no pescoço) são sinais de que o câncer está em estágio avançado.

A cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são, isolados ou associados, os métodos aplicáveis ao câncer de boca. Se as lesões iniciais estiverem restritas ao local de origem, pode-se optar pela cirurgia ou pela radioterapia, pois ambas apresentam resultados parecidos, com cura em 80% dos casos. Nas demais lesões, se operáveis, a cirurgia está indicada, associada ou não à radioterapia.

A cirurgia radical do câncer de boca evoluiu espantosamente, com a incorporação de técnicas de reconstrução imediata. Nos casos avançados, a quimioterapia pode ser empregada, visando à redução do tumor, a fim de possibilitar o tratamento posterior pela radioterapia ou cirurgia.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS