20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Maio Amarelo: Motoristas de ônibus e ciclistas invertem papéis para aprender mais sobre convivência harmônica no trânsito

A SPTrans realiza, nesta quarta-feira, dia 31 de maio, uma ação de conscientização de motoristas de ônibus e de ciclistas.

A proposta é promover uma inversão de papéis: os motoristas de coletivos subirão em bicicletas enquanto ciclistas ficarão dentro de um ônibus superarticulado guiado por um instrutor para perceber o outro, ou seja, enxergar a realidade do trânsito sob outra perspectiva.

Haverá um bate-papo com troca de experiências e, depois disso, simulação de uma experiência real tanto para motoristas quanto para ciclistas.

A atividade ocorrerá das 9h às 13h, no Auditório do Museu do Futebol e na Praça Charles Miller, no Pacaembu, zona Oeste. Ela faz parte do último dia das ações do Maio Amarelo, movimento que acontece em várias partes do mundo para incentivar a convivência entre os modais e conscientizar a todos sobre a importância de reduzir a incidência de vítimas no trânsito.

O evento contará com a participação de motoristas e instrutores das 27 empresas de ônibus que operam no transporte coletivo, além de cicloativistas do Instituto CicloBR e de ciclistas sem vinculação à organização não governamental.

Em um primeiro momento, haverá troca de relatos e experiências entre motoristas de ônibus e ciclistas no Auditório do Museu do Futebol. Dois cicloativistas e dois condutores de coletivos vão contar suas experiências – tanto positivas quanto negativas – no compartilhamento do sistema viário na cidade de São Paulo. Também darão suas opiniões sobre o outro modal.

Os participantes do evento também poderão contar suas experiências pessoas ou pontos de vista sobre o compartilhamento do sistema viário urbano entre diferentes modais.

Inversão de papéis

Após a troca de informações, os participantes serão convidados a ir até a Praça Charles Miller, onde haverá duas bicicletas e um ônibus superarticulado.

Os motoristas subirão nas duas bicicletas, que estarão presas em um apoio, e um instrutor de direção defensiva vai conduzir um ônibus superarticulado bem perto das bikes, para que os condutores tenham a mesma sensação dos ciclistas na rua quando isso ocorre.

Em seguida, o mesmo superarticulado vai passar a um metro e meio de distância dos motoristas nas bicicletas, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro, de modo a permitir que os condutores percebam que a distância traz segurança ao ciclista.

Ainda na Praça Charles Miller haverá um segundo ônibus – que vai permanecer estacionado – para que ciclistas possam subir e sentar no assento do motorista para terem noção do tamanho real do coletivo.

Além disso, um instrutor de direção defensiva vai dar explicações sobre o posicionamento dos retrovisores dos coletivos, seu tempo de frenagem, e eventuais pontos cegos. Quem passar pela Praça Charles Miller poderá assistir à demonstração.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS