18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

​Pesquisador aborda história das estações de trem em palestra

O Projeto Memória Ferroviária continua neste mês com uma palestra do pesquisador e escritor sobre ferroviaRalph Giesbrecht. A apresentação será no dia 18 de maio, das 19h às 21h, no auditório da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, que fica na Rua José Paulino nº 7, no Bom Retiro.

O tema da palestra será a história e as curiosidades sobre as estações de trem da CPTM, fruto de uma pesquisa de mais de 20 anos do especialista que tem o site (www.estacoesferroviarias.com.br). Na internet, Ralph Giesbrecht reuniu informações sobre cada parada, como foi a construção e funcionamento do edifício, mapa do local e fotos antigas, um verdadeiro tesouro para os amantes da ferrovia.

O ciclo de palestras é aberto aos empregados da CPTM e ao público. Para participar gratuitamente, é preciso se inscrever pelo e-mail (marketing@cptm.sp.gov.br).

Sobre o autor

Graduado pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, Ralph Giesbrecht trabalhou como professor, consultor e pesquisador em empresas e instituições como Shell Química e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de São Paulo. Escreveu vários livros sobre ferrovia, entre eles: “Um dia o trem passou por aqui – A história e as estórias dos trens de passageiros no Estado de São Paulo e as saudades que eles deixaram” (2001); e “Caminho para Santa Veridiana – a história das ferrovias em Santa Cruz das Palmeiras” (2003).

Além do site com cerca de 5.000 páginas sobre estações ferroviárias,
o pesquisador tem um blog (http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br) e dá consultoria sobre o tema para a imprensa. É sócio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo.

Ferrovia – Projeto Memória Ferroviária

Palestra: História das Estações Ferroviárias da CPTM
Dia: quinta-feira (18/05)
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (Rua José Paulino nº 7, Bom Retiro)
Inscrição: pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br
Custo: Grátis

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS