Falha de energia prejudica viagem dos passageiros da linha 1-Azul do Metrô

0
14
Estação Tucuruvi
Estação Tucuruvi da Linha 1-Azul (Foto: LEONARDO BENASSATTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Os trens da linha 1-Azul do Metrô de São Paulo circularam com redução de velocidade e maior tempo de parada, na manhã desta terça-feira (16). A circulação dos trens chegou a ficar totalmente paralisada em alguns trechos, conforme relatos dos passageiros.

O problema foi causado por uma falha elétrica entre as estações Sé e São Joaquim e entre as estações Saúde e Jabaquara, que começou por volta de 5h55, em pleno horário de pico, provocando superlotação em estações e atrasos, prejudicando a viagem dos passageiros.

Havia restrição de acesso dos passageiros às plataformas em diversas estações da linha 1-Azul, os passageiros tiveram que esperar para passar pelas catracas ou entrar nas estações. Na Estação Tucuruvi, na Zona Norte, vários passageiros ficaram do lado de fora, esperando autorização para entrar.

Entrada da Estação Tucuruvi lotada (Foto: Reprodução/TV Globo)

A falha na linha 1-Azul também gerou reflexos entre as estações Corintians-Itaquera e Sé da linha 3-Vermelha, os trens circularam com redução de velocidade e em diversas estações havia restrição de acesso dos passageiros às plataformas.

A falha foi solucionada às 7h, porém os reflexos de lotação e lentidão continuaram após este horário. Na Estação Praça da Árvore, da Linha 1-Azul, apenas duas catracas de dez estavam liberadas, segundo o passageiro Vagner Rodrigues. Na Estação São Bento, a passageira Sandra Corrêa ficou cerca de 40 minutos parada dentro do trem.

Na Estação Tucuruvi, o passageiro Rodrigo Monteiro, relatou que após conseguir embarcar, o trem ainda ficou 18 minutos parado na plataforma.

Na linha 1-Azul uma composição que seguia sentido Jabaquara parou pouco antes de desembarcar os passageiros na Estação São Joaquim.

Funcionários e seguranças do Metrô foram até a composição, orientaram todos os passageiros a descerem do trem e, orientados pelos seguranças, os passageiros seguiram pela passarela de emergência até a plataforma da Estação São Joaquim.

Confira no vídeo abaixo:

Por volta das 9h, a situação tinha sido totalmente normalizada nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. O Metrô informou para a rádio CBN que está apurando as causas da falha de energia e que não foi um problema da concessionária Eletropaulo, o problema foi interno.

Declaração de ocorrências

O Metrô colocou a declaração de ocorrências no site (http://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/declaracao-ocorrencias.aspx), referente a falha de energia na Linha 1-Azul, para quem precisa entregar como justificativa no trabalho.

Leia também: Motoristas e cobradores de ônibus suspendem paralisação para esta tarde

Avaliação do serviço

O aplicativo Move Cidade do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) fornece ferramentas para avaliar questões importantes do sistema de transporte, como pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação e outros quesitos do Metrô e da CPTM, além dos ônibus e ciclofaixas.

Ao dar nota para as rotas que utiliza, você ajuda a produzir dados para pressionar o poder público por melhorias, além de informar outros usuários sobre a qualidade de cada modalidade de transporte.

Baixe o aplicativo disponível para Android no link goo.gl/wEHXnR e ajude a melhorar o transporte público.

Redes Sociais

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/mobilidadesampa
Twitter: https://twitter.com/MobilidadeSampa
Instagram: https://www.instagram.com/mobilidadesampa

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO