ViaQuatro apoia projeto Esporte na Praça, que oferece aulas diárias e gratuitas de ioga, pilates e funcional

Atividades ocorrem na Praça Victor Civita, ao lado da Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela

0
36
Foto: Divulgação

A Praça Victor Civita, em Pinheiros, será transformada a partir da próxima segunda-feira, dia 10, em uma academia gratuita e ao ar livre. É o projeto Esporte na Praça, que oferecerá sem nenhum custo aulas diárias de ioga, pilates e ginástica funcional de segunda a sábado, em cinco opções de horários. Para os interessados, a dica da concessionária ViaQuatro, operadora da Linha 4-Amarela e uma das patrocinadoras do projeto, é ir se exercitar de metrô: a praça fica a apenas três minutos de caminhada da Estação Pinheiros.

O programa de combate ao sedentarismo é uma parceria entre a ViaQuatro e a Tozzini Freire Advogados. As aulas são de responsabilidade de profissionais de Educação Física selecionados pela Associação Desportiva Facex, idealizadora da iniciativa. Pela manhã será possível se exercitar em três horários, 8h, 9h e 10h. Na parte da tarde, os treinos serão às 16h e 17h. O projeto, realizado com incentivo da Lei de Incentivo ao Esporte, terá duração de 12 meses.

Todo o material necessário para as aulas (colchonete, bola, elástico etc.) é fornecido gratuitamente. As turmas são para até 50 pessoas a partir de 18 anos. O critério de participação nas aulas é por ordem de chegada até o esgotamento das vagas. Saiba mais sobre as modalidades oferecidas:

Ioga: técnica com origem indiana que une exercícios, relaxamento, controle respiratório e meditação, promove o alongamento das fibras musculares e desenvolve a força muscular. Comprovadamente a Ioga ajuda na prevenção e tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, depressão, asma, artrite, irritações no intestino, e alcoolismo.

Mat Pilates: exercício voltado para a tonificação muscular, melhora da postura e da respiração. O método ajuda o praticante a adquirir força muscular, alongamento e consciência corporal. Diferente do pilates tradicional, o Mat Pilates é praticado no solo, tal como diz o seu nome em inglês (Mat = solo) e não trabalha com aparelhos, portanto a resistência é o próprio corpo do aluno e a força da gravidade. Acessórios como bolas e bastões podem ser utilizados.

Ginástica Funcional: são exercícios físicos que se baseiam nos movimentos naturais do ser humano, relacionados à especificidade da vida diária, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. É conhecido por trabalhar diferentes capacidades físicas com a combinação de vários exercícios realizando um trabalho completo do corpo todo. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.

Sobre a Facex

A ADF (Associação Desportiva Facex), fundada em 2008, acredita que o esporte é capaz de transformar pessoas. O principal objetivo da instituição é o de oferecer o esporte a todos aqueles que buscam um estilo de vida ativo e consciente sobre importância do fomento das ações desportivas.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO