Solapamento de ponte na Avenida dos Estados em Santo André

0
38
Ponte cede na Avenida dos Estados, em Santo André (Foto: Rádio Trânsito)

A Prefeitura de Santo André informa que por conta das fortes chuvas que atingiram a região na noite de quinta-feira (6) e madrugada desta sexta-feira (7), a ponte da Avenida dos Estados, próximo à Avenida Antônio Cardoso e ao Sam’s Club, cedeu. Uma retroescavadeira que fazia serviços no local quase caiu dentro do Rio Tamanduateí. O prefeito Paulo Serra, bem como secretários, Defesa Civil, Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e vários departamentos municipais estão no local para avaliar a estrutura da ponte. Ocorreu o rompimento de uma adutora de água no local, apontada como a causa do solapamento.

O prefeito Paulo Serra acompanhou o trabalho dos técnicos da Prefeitura no local do ocorrido. “A previsão é de que a ponte seja reaberta em menos de uma semana. Temos técnicos do Semasa, do Trânsito, da Secretaria de Obras e Defesa Civil por aqui e que permanecerão por todo o fim de semana trabalhando, recolocando a adutora rompida e executando todos os reparos necessários para não haver nenhum prejuízo aos cidadãos e aos motoristas que trafegam nesta via da cidade”, apontou.

A cidade recebeu grande volume de chuva nesta noite, superando a média do mês todo. “Chegamos ao pico de 126 mm na Vila América, o esperado são 70 milímetros, nos outros locais estamos fazendo a limpeza de bocas, as máquinas estão em pleno funcionamento dos dois lados”, afirmou o prefeito.

A SATrans esclarece que foi necessário o desvio das linhas de ônibus municipais I03, I02, I04, I05, I07, I08, T12, T14, T16, T18, das linhas intermunicipais 043, 194, 087, 066, 452 e 265, e do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara), 284, 284M, 285 e 487.

Chuvas

A Defesa Civil de Santo André, por meio do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André, informa que Santo André registrou desde o início da noite de ontem até a madrugada desta sexta-feira um alto índice pluviométrico. Na estação meteorológica do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André, RM9, no período das 8h de ontem até às 7h desta manhã, foram registrados 105,7 mm. No pluviômetro automático localizado em Utinga, o índice de chuvas chegou em 126,5 mm no período das 18h de ontem até 1h da manhã desta sexta-feira.

A média histórica dos últimos 30 anos para o mês de abril é de 116 mm.

Entre ontem e a manhã de hoje, a Defesa Civil registrou as seguintes ocorrências:

– 6 pedidos de vistoria em edificações
– 6 atendimentos para enchentes ou inundações
– 1 vistoria em árvore
– 1 vistoria em muro
– 2 atendimentos para deslizamentos
– 1 atendimento para vistoria em via pública, na Avenida dos Estados

Sobre a questão dos problemas de alagamentos na região da Vila Metalúrgica/Vila Sá, o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André informa que as obras de drenagem de médio e grande porte, para a região mencionada, que eram de responsabilidade da municipalidade, já foram executadas.

É importante dizer que os incidentes relacionados a alagamentos/enchentes na região da Vila Sá são em decorrência do extravasamento do córrego Oratório, cuja responsabilidade é do Governo do Estado, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). É necessário que haja a canalização do córrego, obras que são de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO