19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Confira o que abre e fecha durante o feriado de Tiradentes

Por conta do Feriado de Tiradentes, celebrado nesta sexta-feira (21), alguns serviços públicos estaduais e municipais estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento. Confira o que abre e fecha no feriado e programe-se:

Bancos

Quinta-feira (20) – normal

Sexta-feira (21) – Não haverá atendimento nas agências bancárias nesta sexta-feira. Os canais alternativos de atendimento para realizar as demais operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes permanecem em funcionamento.

As contas com vencimento marcado para esta data, como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês, poderão ser pagas na segunda-feira (17), sem multa.

Sábado (22) – fechados

Domingo (23) – fechados

Correios

Quinta-feira (20) – normal
Sexta-feira (21) – fechado
Sábado (22) – fechado
Domingo (23) – fechado

Poupatempo

O Poupatempo informa que durante a Páscoa as unidades do programa não funcionarão na sexta-feira (21) e no sábado (22). O atendimento a população retorna na segunda-feira (24) no horário normal. O Disque Poupatempo segue o mesmo esquema de funcionamento.

Outras informações, como os serviços oferecidos e os endereços dos postos, podem ser obtidas pelo site, aplicativo SP Serviços (para smartphones e tablets) e também pelo Disque Poupatempo 0800 772 3633 – para telefones fixos ou (11) 2930-3650 – para ligações de celulares.

Detran SP

Devido ao Feriado, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) em todo o Estado estarão fechadas na sexta-feira (21) e no sábado (22). A partir de segunda-feira (24), o atendimento será retomado em seus horários habituais, que podem ser consultados no portal ou pelo Disque Detran SP.

Vale ressaltar que o Departamento oferece 27 serviços online em seu portal. Na página, o cidadão pode fazer pedidos relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e Carteira Nacional de Habilitação definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha de acesso pessoal.

Para mais informações, a central telefônica do Detran SP para quem reside em São Paulo ou em municípios com DDD 11 é o 3322-3333. Já quem mora nas demais localidades pode ligar no 0300-101-3333.

Procon

O Procon informa que, devido ao feriado, as audiências, setor administrativo, ouvidoria, atendimento telefônico (151) e atendimento eletrônico, não funcionarão na sexta-feira (21).

Os Núcleos Regionais do Procon em Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, Bauru e Presidente Prudente também acompanham esta programação.

Os postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera não funcionarão na sexta (21) e no sábado (22). A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

Trânsito

A Operação Horário de Pico (Rodízio Municipal) ficará suspensa apenas na sexta-feira (21), inclusive para os veículos pesados. Já no sábado (22), as regras para a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) para veículos de passeio e caminhões vigoram normalmente. O rodízio volta a partir das 7h de segunda-feira (24).

A Zona Azul funcionará conforme sinalização existente. Conforme a Portaria nº 083/16 – Secretaria Municipal de Transportes, fica permitida a circulação de veículos particulares, da 0h00 do feriado às 4h00 do dia seguinte, em todas as faixas exclusivas de ônibus à esquerda e à direita, além dos Corredores Exclusivos de Ônibus a seguir:

– Pirituba/Lapa/Centro
– Inajar/Rio Branco/Centro
– Campo Limpo/Rebouças/Centro
– Santo Amaro/Nove de Julho/Centro
– Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro
– Vereador José Diniz/Ibirapuera
– Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro
– Itapecerica/João Dias/Santo Amaro
– Paes de Barros
– Cidade Jardim/Nove de Julho
– Berrini
– Cupecê/João de Luca/Vicente Rao/Roque Petroni

A liberação não se aplica às faixas exclusivas de ônibus ativadas como medida operacional de desvios da Avenida Paulista (Sentido Paraíso: Alameda Santos, ruas Cubatão e Abílio Soares; Sentido Consolação: ruas Cincinato Braga e São Carlos do Pinhal).

A CET também implantará a Operação Estrada para o feriado prolongado de Tiradentes, entre a quinta-feira (20) a segunda-feira (24). O objetivo da operação é garantir a segurança, a fluidez do tráfego e a mobilidade dos motoristas e pedestres devido ao intenso aumento do fluxo de veículos, especialmente nos acessos das rodovias. Estima-se que aproximadamente 1,7 milhão de veículos deixem a capital em direção ao litoral e ao interior do Estado.

Ciclofaixas

As ciclofaixas de lazer serão ativadas na sexta-feira (21) e também no domingo (23), das 7h às 16h.

Abastecimento

As feiras livres terão atendimento normal.

Os mercados e sacolões municipais terão horários de funcionamento alterados na sexta-feira e no domingo.

Mercado – 21 de abril

Central Leste – Aberto das 7h às 13h
Guaianases – Aberto das 8h30 às 13h
Ipiranga – Aberto das 8h às 13h
Kinjo Yamato – Aberto das 3h às 15h
Lapa – Fechado
Paulistano – Aberto das 6h às 16h
Penha – Aberto das 8h às 13h
Pinheiros – Aberto das 8h às 15h
Pirituba – Aberto das 7h às 14h
Santo Amaro – Aberto das 8h às 16h
São Miguel – Fechado
Sapopemba – Aberto das 8h às 13h
Tucuruvi – Aberto das 8h às 13h
Vila Formosa – Aberto das 7h às 13h
Teotônio Vilela – Aberto das 7h às 13h
Pátio Pari – aberto das 4h às 17h

Sacolão – 21 de abril

Avanhandava – Aberto das 7h às 17h
Bela Vista – Aberto das 8h às 14h
Brigadeiro – Aberto das 7h às 13h
Butantã – Aberto das 7h às 13h30
COHAB Adventista – Aberto das 8h ás 17h
Cidade Tiradentes – Aberto das 8h às 15h
Estrada do Sabão – Aberto das 7h às 15h
City Jaraguá – Aberto das 7h às 14h
Jaguaré – Aberto das 6h30 às 13h
Jaraguá – Aberto das 7h às 14h
João Moura – Aberto das 7h às 13h
Lapa – Aberto das 8h às 14h
Piraporinha – Aberto das 7h às 14h
Rio Pequeno – Aberto das 7h às 14h
Santo Amaro – Aberto das 7h às 16h
São Miguel – Fechado
Freguesia do Ó – Aberto das 7h às 15h

Assistência Social

Os serviços de emergência e acolhida funcionam 24 horas, ininterruptamente:

Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes;
Centros de Acolhida (antigos albergues);
Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência – 156;
Núcleos de Convivência para Adultos em Situação de Rua;

Estarão fechados:

Centros de Referência de Assistência Social;
Supervisões de Assistência Social;
Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua;
Centros de Referência Especializado de Assistência Social;

Educação

As Unidades Educacionais permanecem fechadas na sexta-feira (21). Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) abrem para atividades de lazer da população. Consulte os endereços e a programação de cada CEU.

Esportes

Os Centros Esportivos fecham na sexta-feira (14) e funcionam em esquema de plantão, inclusive no sábado (22) e domingo (23).

Saúde

Durante o feriado prolongado de Tiradentes, que tem início na sexta-feira (21) os hospitais, prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento funcionarão o dia todo, ininterruptamente.

As Assistências Médicas Ambulatoriais tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, inclusive no dia do feriado, das 7h às 19h. As Assistências Médicas Ambulatoriais que funcionam 24 horas, atenderão sem interrupção. As Assistências Médicas Ambulatoriais/Unidades Básicas de Saúde Integradas, atenderão parcialmente (pronto atendimento), das 7h às 19h.

As Assistências Médicas Ambulatoriais Especialidades, Unidades Básicas de Saúde, Unidades Básicas de Saúde Integrais, os Ambulatórios de Especialidades e as unidades da Rede Hora Certa fecharão na sexta-feira, dia 21.

Hospitais Veterinários

As duas unidades do Hospital Veterinário, das zonas Norte e Leste, não funcionarão nos dias 21, 22 e 23, voltando ao atendimento normal na segunda-feira (17). Confira os endereços.

Prefeituras Regionais

As Praças de Atendimento não funcionam.

Ecopontos

As unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Consulte as regras e endereços.

Trabalho

As 26 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, administradas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, estarão fechadas na sexta-feira (21) em decorrência do feriado. As unidades voltam a funcionar na segunda-feira, com atendimento das 8h às 17h.

Verde e Meio Ambiente

Os parques administrados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente funcionam normalmente. Consulte a relação dos parques e horários de funcionamento.

O Centro de Manejo de Animais Silvestres do Parque Anhanguera recebe animais silvestres na sexta-feira (21) e no domingo (23), das 8h às 14h. O atendimento telefônico funciona todos os dias, das 8h às 17h.

Shoppings

Praça de alimentação

Sexta-feira (21) – das 11h às 23h
Sábado (22) – normal

Lojas

Sexta-feira (21) – das 14h às 20h
Sábado (22) – normal

Postos da Fundação Pró-Sangue

Por conta do feriado, a rotina dos postos da Pró-Sangue terá um funcionamento específico. Veja abaixo como fica o atendimento das unidades de coleta da Fundação.

21 de abril, sexta-feira

Posto Clínicas: das 8 às 17 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante Pazzanese: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto de Osasco: fechado

22 de abril, sábado

Posto Clínicas: das 8 às 17 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante Pazzanese: das 8 às 16 horas
Posto Mandaqui: fechado
Posto de Osasco: das 8 às 16 horas

24 de abril, domingo

Posto Clínicas: fechado
Posto Barueri: fechado
Posto Dante Pazzanese: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto de Osasco: fechado

Cultura

Arquivo Histórico Municipal – Fechado todos os dias
Beco do Pinto – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Bibliotecas de Bairro – Estarão abertas apenas no sábado (22) e domingo (23)
Biblioteca Mário de Andrade – Aberta todos os dias
Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Padre José de Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa e Paulo Setúbal – Abertas apenas no sábado (22) e domingo (23)
Biblioteca Pública Circulante (Mário de Andrade) – Aberta todos os dias
Bosques de Leitura – Abertos apenas no sábado (22) e domingo (23)
Capela do Morumbi – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa de Cultura Brasilândia – Fechada todos os dias
Casa de Cultura Butantã – Aberta apenas na sexta-feira (21)
Casa de Cultura Campo Limpo (Nathalia Rosemburg) – Fechada todos os dias
Casa de Cultura Ipiranga (Chico Science) – Aberta apenas na sexta-feira (21)
Casa de Cultura Hip Hop Leste Cidade Tiradentes (Espaço Cultural Casa da Fazenda) – Aberta todos os dias
Casa de Cultura Hip Hop Sul (Cora Coralina) – Fechada apenas na sexta-feira (21)
Casa de Cultura do Itaim Paulista – Fechada todos os dias
Casa de Cultura Municipal de Santo Amaro (Manoel Cardoso de Mendonça) – Fechada todos os dias
Casa de Cultura Santo Amaro / Paço Cultural Julio Guerra (Casa Amarela) – Fechada todos os dias
Casa de Cultura M’ Boi Mirim – Fechada apenas na sexta-feira (21)
Casa de Cultura Raul Seixas (Parque Raul Seixas) – Aberta todos os dias
Casa de Cultura Freguesia do Ó (Salvador Ligabue) – Fechada apenas na sexta-feira (21)
Casa de Cultura Guaianases – Fechada todos os dias
Casa de Cultura de São Miguel Paulista (Antonio Marcos) – Fechada apenas na sexta-feira (21)
Casa de Cultura São Mateus – Aberta todos os dias
Casa de Cultura São Rafael – Fechada apenas na sexta-feira (21)
Casa de Cultura do Tremembé – Fechada todos os dias
Casa de Cultura Vila Maria/Vila Guilherme (Casarão) – Aberta apenas no sábado (22)
Casa do Bandeirante – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa do Grito – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa Modernista – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa do Sertanista (Casa do Caxingui) – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa do Tatuapé – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Casa da Imagem (antiga Casa nº 01) – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Centro Cultural São Paulo – Aberto todos os dias
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Aberto todos os dias
Centro Cultural do Grajaú (Palhaço Carequinha) – Aberto todos os dias
Centro Cultural do Jabaquara – Aberto todos os dias
Centro Cultural Olido – Aberto todos os dias
Centro Cultural Municipal da Penha – Fechado apenas na sexta-feira (21)
Centro Cultural Santo Amaro – Fechado apenas na sexta-feira (21)
Centro Cultural Municipal Tendal da Lapa – Fechado apenas na sexta-feira (21)
Centro Cultural de Vila Formosa – Aberto todos os dias
Centro de Formação de Cidade Tiradentes – Aberto todos os dias
Centro da Memória do Circo – Aberto todos os dias
Chácara Lane – Aberta todos os dias das 9h às 17h
Escola Municipal de Bailado – Fechada todos os dias
Escola Municipal de Iniciação Artística – Fechada todos os dias
Escola Municipal de Música – Fechada todos os dias
Fundação Teatro Municipal/Praça das Artes – Consulte a programação
Hemeroteca – Atendimento mediante agendamento
Monumento à Independência (Capela Imperial) – Aberto todos os dias das 9h às 17h
OCA (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez) – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Ônibus Bibliotecas – Não circulam em nenhum dia
Pavilhão das Culturas Brasileiras – Fechado para restauro
Ponto de Leitura Piqueri – Aberto apenas no sábado (22) e domingo (23)
Sítio da Ressaca – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Sítio Morrinhos – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Solar da Marquesa de Santos – Aberto todos os dias das 9h às 17h
Teatro Alfredo Mesquita – Aberto todos os dias
Teatro Arthur Azevedo – Fechado apenas na sexta-feira (21)
Teatro Cacilda Becker – Aberto todos os dias
Teatro Décio de Almeida Prado – Fechado todos os dias
Teatro Flávio Império – Fechado todos os dias
Teatro João Caetano – Aberto todos os dias
Teatro Paulo Eiró – Aberto todos os dias

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS