19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Greve do Metrô: Funcionários aderem à paralisação no dia 28 de abril

Os metroviários decidiram em assembleia realizada na sede do sindicato na noite desta terça-feira (11) paralisar as atividades por 24 horas no dia 28 de abril, a categoria vai participar da greve geral no Brasil, convocada por diversos sindicatos. A greve do Metrô é um protesto contra as reformas da Previdência e Trabalhista, além da privatização e terceirização.

O funcionamento das linhas 1-Azul (Tucuruvi – Jabaquara), 2-Verde (Vila Madalena – Vila Prudente), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda), 5-Lilás (Capão Redondo – Adolfo Pinheiro) e 15-Prata (Vila Prudente – Oratório) ficará comprometido e os usuários serão obrigados a buscar alternativas para se deslocar.

A linha 4-Amarela por ser administrada pela empresa ViaQuatro não faz parte da categoria, seus trabalhadores são representados pelo Sindicato dos Empregados nas Empresas Concessionárias no Ramo de Rodovias e Estradas em Geral do Estado de São Paulo.

Os metroviários voltam a se reunir no dia 27 de abril na sede do sindicato para organizar a paralisação.

Confira na íntegra a nota publicada no site do Sindicato dos Metroviários:

“Os metroviários vão parar no dia 28/4, dia em que será realizada uma greve geral no País. A decisão foi aprovada na assembleia de 11/4 (terça-feira). A luta é contra as reformas da Previdência e Trabalhista, a terceirização e privatização.

O 15/3 mostrou que é possível realizar uma greve geral no Brasil. Agora, chegou o momento de parar e mostrar ao governo Temer que não aceitamos perder a aposentadoria, os direitos trabalhistas e sermos submetidos à terceirização.

Os trabalhadores estão conscientes de que agora é o momento de realizar uma grande manifestação. As centrais sindicais, sindicatos e os movimentos sociais estão unidos para a greve geral. Todos à assembleia do dia 27/4. Vamos parar o Brasil!

De acordo com nota publicada no site do sindicato dos metroviários o dia 15/3 mostrou que é possível realizar uma greve geral no Brasil. Agora, chegou o momento de parar e mostrar ao governo Temer que não aceitamos perder a aposentadoria, os direitos trabalhistas e sermos submetidos à terceirização.”

O Metrô de São Paulo possui 9.600 funcionários e transporta cerca de 4,5 milhões de passageiros por dia. A direção da companhia espera receber liminares da Justiça que tentarão minimizar o impacto da paralisação.

Greve do Metrô realizada em 15 de março

Na última greve, realizada no dia 15 de março, também em razão do protesto contra as reformas da Previdência e Trabalhista, os metroviários receberam medidas judiciais que aplicavam multas caso a categoria não respeitasse um número específico dos metroviários trabalhando no dia da paralisação.

As linhas 1-Azul, 2-Verde 3-Vermelha operaram de forma parcial, a linha 5-Lilás operou normalmente e a linha 15-Prata ficou paralisada. Para operar os trens, o Metrô destacou profissionais de outros setores que já trabalharam na condução dos trens, para minimizar o impacto da greve.

Quanto a linha 4-Amarela, por ser administrada pela iniciativa privada, a concessionária ViaQuatro não faz parte da categoria e a operação dos trens foi normal durante todo o dia.

Redes Sociais

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/mobilidadesampa
Twitter: https://twitter.com/MobilidadeSampa
Instagram: https://www.instagram.com/mobilidadesampa

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS