19.5 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Especialista dará palestra sobre patrimônio ferroviário

O Projeto Memória Ferroviária promoverá palestra com o professor da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) Doutor Ivanil Nunes, na Estação Brás da CPTM, no dia 5 de maio, das 19h às 21h. Em sua apresentação, o especialista descreverá o contexto histórico das ferrovias paulistas até a fundação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Ivanil Nunes é professor universitário do curso de Economia da Universidade Federal de São Paulo e do curso de Pedagogia, da Faculdade Campos Elíseos, pós-doutorado pelo departamento de Economia da Universidade de São Paulo (2016-2017) e pós-Doutor pela Universidade de São Paulo e Universidad de Buenos Aires, na Argentina.

Resultado da parceria da CPTM com a Unesp, o Projeto Memória Ferroviária trará todo mês palestra de um especialista sobre o tema. A iniciativa celebra os 25 anos da CPTM e os 150 anos da São Paulo Railway Company (SPR), primeira ferrovia de São Paulo

O ciclo de palestras é aberto aos empregados da CPTM e ao público. Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br.

A primeira ferrovia

A São Paulo Railway Company foi construída em São Paulo e sua inauguração aconteceu em 1867. Com 159 km, ligava os municípios de Santos e Jundiaí, tendo como ponto de passagem a cidade de São Paulo. A linha férrea cruzava cidades como Cubatão, Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Caetano do Sul até chegar à capital paulista.

Em 28 de maio de 1992, coube a CPTM administrar os trechos Luz – Jundiaí, pela Linha 7-Rubi (antiga Linha A), e Brás – Rio Grande da Serra, pela Linha 10-Turquesa (antiga Linha D). As duas linhas também são utilizadas pelo Expresso Turístico que oferece viagens para Jundiaí e Paranapiacaba. A operação entre Rio Grande da Serra e o Porto de Santos é realizada atualmente pela MRS, que obteve a concessão para a circulação dos trens de carga.

Palestra Patrimônio Ferroviário do Estado de São Paulo

Dia: sexta-feira (05/05)
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório CCO na Estação Brás
Inscrição: pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br
Custo: Grátis

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS