Ciclistas desenvolvem aplicativos para ajuda recíproca

0
31
Foto: Luiz Guadagnoli/Secom

Ciclistas de grandes cidades estão desenvolvendo aplicativos de smartphones para se ajudarem mutuamente diante do desafio de se deslocar de bicicleta nas metrópoles, em meio ao trânsito e, por vezes, enfrentando violência.

Dois dos aplicativos, o Bike Ajuda e o Alerta Bike, desenvolvidos em Curitiba e em São Paulo, respectivamente, facilitam a cooperação entre os ciclistas vítimas de assaltos ou que estejam enfrentando uma quebra mecânica longe de casa.

Bike Ajuda

O Bike Ajuda (http://bikeajuda.com.br) desenvolvido por Daniel Moral funciona da seguinte forma: quando o ciclista enfrenta um problema, como uma quebra mecânica, ele aciona o botão de emergência no aplicativo. O programa emite uma mensagem de socorro para todos os ciclistas que utilizam a ferramenta eletrônica e estejam nas proximidades do ocorrido. Ele teve a ideia de criar o aplicativo quando pedalava na ciclovia da Avenida Faria Lima, em Pinheiros. O pneu de sua bicicleta furou e ele estava atrasado para uma reunião. Ao perceber as dificuldades para pedir ajuda sentiu a necessidade de criar uma plataforma automatizada.

O aplicativo gratuito, disponível até o momento apenas para celulares da Apple, será lançado nos próximos meses também para o sistema Android. Em funcionamento desde outubro de 2016, a ferramenta tem sido utilizada, na maioria das vezes, para buscar socorro para ocorrências de pneu furado, e também para a localização de oficinas mais próximas.

O aplicativo também pode ser usado em caso de acidente ou de assaltos. Nesse caso, ele funciona como um atalho, e faz a ligação para o Samu ou para a Polícia Militar.

Site: http://bikeajuda.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/bikeajuda
Facebook: https://www.facebook.com/bikeajuda
Baixe para iOS: http://apple.co/2nVqCpf

Alerta Bike

O professor e ciclista Jackson Luís Cunha, idealizador do Alerta Bike (http://alertabike.com.br/index.php), desenvolveu o aplicativo devido ao alto índice de roubos de bicicletas em Curitiba. A ferramenta funciona de maneira similar ao Bike Ajuda, usando a rede de usuários para ajudar um ciclista em perigo.

O objetivo do aplicativo é alertar instantaneamente as pessoas em caso de furto ou roubo.

No aplicativo gratuito, que está disponível para Android e iOS, o ciclista registra, no momento do cadastro, fotos da bicicleta, e demais características. Caso ocorra um roubo ou furto, um alerta é emitido para os demais usuários com a foto, modelo da bicicleta, e o local. O alerta também pode ser compartilhado nas redes sociais, e ampliar a divulgação do ocorrido.

Site: http://alertabike.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/alertabike
Baixe para Android: http://bit.ly/2nV7xn4
Baixe para iOS: http://apple.co/2nVid4Y

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO