Aeroporto de Congonhas completa 81 anos

0
6
Aeroporto de Congonhas
Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

O segundo aeroporto mais movimentado do Brasil, o Aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul, completa nesta quarta-feira (12), 81 anos. Administrado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o terminal atingiu a média diária de 57 mil passageiros e 580 pousos e decolagens, em voos, exclusivamente, domésticos.

Inaugurado em 12 de abril de 1936, o Aeroporto de Congonhas teve um crescimento rápido entre 1941 e 1951, quando o movimento de passageiros aumentou vinte vezes e o transporte de carga teve uma expansão de cem vezes. Entre os períodos marcantes de sua história, está o fato de ter alcançado a posição de terceiro maior do mundo, em 1957, ficando atrás apenas dos aeroportos de Londres e Paris.

O terminal tem o maior número de viajantes em conexões na América Latina – em 2016, com voos diretos para 36 cidades do Brasil, foram 6,5 milhões.

Gastronomia

O terminal de passageiros passa a oferecer um novo serviço de gastronomia com a inauguração do restaurante Noar Culinária à Mão, em substituição ao restaurante que existia no segundo andar. Das 11h às 23h, os clientes encontrarão opções de comida brasileira contemporânea e pratos internacionais com serviços à la carte ou buffet. No mesmo espaço, os consumidores terão também um lounge, café e bar.

Espaço multicultural no Aeroporto de Congonhas

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) anunciou que até junho deverá ficar pronto um espaço multicultural chamado Showcase na praça do edifício garagem do aeroporto, área atualmente subutilizada. A intenção é transformar o local em um centro de eventos, com feiras e shows nacionais e internacionais.

O projeto Showcase está sendo desenvolvido pela MGM Arquitetura, da iniciativa privada, em uma área que deverá ter 3,5 mil metros quadrados e capacidade para receber em torno de 2,5 mil pessoas sentadas e 5 mil em formato de plateia. Será voltada tanto para passageiros, pessoas em trânsito quanto para a população em geral.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO