19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Passageiras do Terminal Jabaquara da EMTU poderão fazer teste de HIV no Dia Internacional da Mulher

Neste ano a saúde será o tema para lembrar Dia Internacional da Mulher no Terminal Metropolitano Jabaquara, na próxima quarta-feira, dia 08/03. A EMTU e o (Centro de Referência e Treinamento Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids São Paulo) promoverão a ação social, a fim de conscientizar o público feminino sobre os cuidados para evitar a contaminação pelo vírus HIV.

Na plataforma A do terminal, das 9 às 16 horas, profissionais do Centro de Referência e Treinamento Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids São Paulo farão teste rápido para detecção do vírus, além da distribuição de 14 mil preservativos masculinos, 2 mil preservativos femininos e 8 mil sachês de gel lubrificante. O resultado pode ser obtido em cerca de 30 minutos, com privacidade e sigilo. Em caso de diagnóstico positivo, a pessoa é direcionada para serviços de referência na rede pública de saúde.

O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV. Além disso, coíbe a transmissão do vírus involuntariamente, caso a pessoa não saiba que o tem.

Taxa anual de detecção

De acordo com levantamento do Centro de Referência e Treinamento Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids São Paulo, em 2015, a taxa anual de detecção de novas infecções, foi de 17,2 por 100 mil habitantes, contra 9,1 em 2006, considerando ambos os sexos. A maior taxa de detecção entre os homens ocorre entre jovens de 20 a 24 anos, com 79,4 casos por 100 mil habitantes, em 2015. Já o público feminino compreende, majoritariamente, a faixa de 30 a 39 anos, com taxa de 13,6 casos por 100 mil habitantes, no mesmo ano.

“É importante ressaltar que, atualmente, a maioria das mulheres com HIV, se infectou por meio de relações sexuais sem camisinha. O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para melhor qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids”, observa Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

O diretor-presidente da EMTU, Joaquim Lopes, explica que as ações na área da saúde promovidas nos terminais, por meio do programa de Responsabilidade Social da EMTU, têm como propósito ampliar a conscientização da população sobre o risco de doenças infecciosas e suas consequências. “Acreditamos que campanhas como esta podem contribuir com uma maior divulgação de informações e também para a redução dos problemas de saúde pública, em especial à saúde da mulher”, diz Joaquim Lopes.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS