19.5 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Exposição de fotos do Castelo Rá-Tim-Bum desembarca na Estação Corinthians-Itaquera do Metrô e fica durante todo o mês de abril

Saudades do Castelo Rá-Tim-Bum? A Linha da Cultura do Metrô leva, até o dia 30 de abril, a Exposição Castelo Rá-Tim-Bum, com as fotografias dos personagens, cenários e histórias do inesquecível seriado infantil à Estação Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha, do Metrô de São Paulo. Durante todo o mês de abril, as 19 imagens de um dos maiores sucessos da TV Cultura, nos anos 90, retratarão o colorido castelo, cuja réplica em tamanho original estará no Memorial da América Latina até o fim de maio.

Os usuários que estão acostumados a passar apressado pela Estação Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha ganham a possibilidade de dar uma parada para rever o Castelo e seus habitantes, como Nino e os tios, Doutor Victor, a bruxa Morgana, o Gato Pintado e o monstro roxo “Mau”. É diversão garantida para os atuais adultos e boa oportunidade para apresentá-los às crianças. A exposição assinada pelos fotógrafos Jair Bertolucci, Marisa Cauduro e Marcos Penteado ficará no mezanino da estação até dia 30 de abril.

Criado pelo dramaturgo Flávio de Souza sob a direção de Cao Hamburger, o Castelo Rá-Tim-Bum é considerado um dos maiores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira. Eleita a melhor atração do gênero em 1994 pela Associação Paulista de Críticos de Arte, contou com mais de 250 profissionais para dar vida ao projeto.

Para conhecer a programação completa da Linha da Cultura do Metrô, acesse http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.

Leia também: Como chegar ao Memorial da América Latina para a exposição Rá-Tim-Bum o Castelo

12 curiosidades incríveis sobre o Castelo Rá-Tim-Bum

Considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum foi um programa infanto-juvenil e educativo transmitido pela TV Cultura entre os anos de 1994 e 1997.

O programa conta a história de Antonino Stradivarius, ou Nino, um garoto de 3.000 anos de idade que mora com seus tios, Victor e a bruxa Morgana, em um castelo perto da cidade de São Paulo. Sem nunca ter ido à escola, a vida de Nino muda quando conhece Biba, Pedro e Zequinha, e junto a seus novos amigos vive divertidas aventuras.

Separamos para vocês 12 curiosidades sobre a magia do Castelo Rá-Tim-Bum. Confira:

1. O Castelo Rá-Tim-Bum contou ao todo com 90 episódios e um especial de natal.

2. A abertura do programa, que mostra o castelo sendo construído magicamente em torno de uma árvore, foi gravado de trás para frente com o auxílio de uma maquete.

3. A escola de samba Unidos de Vila Isabel, de São Paulo, cedeu o isopor para fazer as paredes pedregosas da oficina do Tio Victor.

exposição castelo ra tim bum
Foto: Divulgação

4. Inicialmente, a ideia era que a personagem Caipora fosse um Curupira, mas seria muito difícil usar os pés invertidos em cena.

5. A dupla Tíbio e Perônio foi inspirada em duas duplas: Dupond e Dupont, de “As Aventuras de Tintim”, e O Gordo e o Magro.

6. Antes de falecer, Wagner Bello ainda faria uma última participação como Etevaldo no programa. Para suprir a ausência do ator, sua amiga Siomara Schroeder foi chamada para interpretar Etcétera, irmã do alienígena. No episódio em que a nova personagem apareceu, o programa homenageou Bello dizendo que Etevaldo estaria brincando com as estrelas.

exposição castelo ra tim bum
Foto: Reprodução/Internet

7. O visual de Pedro foi inspirado em John, personagem da história de Peter Pan.

8. Cinthya Rachel estava na lanchonete da TV Cultura quando foi convidada pelo diretor Cao Hamburguer para interpretar Biba.

9. Foram usados 800 figurinos diferentes ao longo de todo o programa.

10. Os traços do relógio falante que ficava na entrada do castelo foram inspirados no apresentador Chacrinha. Desde a cartola, até seus óculos e gravata.

exposição castelo ra tim bum
Foto: Reprodução/Internet

11. O programa teve média de 12 pontos, a maior audiência de qualquer programa educativo da TV Cultura.

12. Quando souberam que o programa ia acabar, algumas crianças chegaram a mandar cartas com dinheiro para que os atores não parassem de gravar.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS