17.4 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

​​Música no​rdestina anima usuários da Estação Tatuapé

Em homenagem aos 463 anos da cidade de São Paulo, o projeto Espalha Brasa vai levar alegria aos usuários que passarem pela Estação Tatuapé da CPTM nesta terça-feira (24/01), a partir das 16h30. Vários ritmos da cultura nordestina serão interpretados pelos grupos “Sakulejo e Trio Lua Branca”.

Idealizado por Zé Geraldo, produtor cultural, pesquisador e radialista, o projeto surgiu para resgatar, preservar e divulgar o forró tradicional por meio de shows gratuitos, debate, programas de rádio e da “Forroteca Espalha Brasa”, novo projeto de estímulo à leitura em bibliotecas que mescla forró com literatura.

Ao longo dos últimos anos o Espalha Brasa já realizou ações com os nomes mais importantes do forró tradicional como Edson Duarte e Tiziu do Araripe, Anastácia, Trio Nordestino, Os 3 do Nordeste, Trio Sabiá, dentre outros.

Nas estações da CPTM, os passageiros têm a oportunidade de conhecer e apreciar vários ritmos nordestinos. O contagiante forró, por exemplo, é sinônimo de tradição nordestina e engloba a quadrilha, o xote, o baião, dentre outras variantes.

O baião é muito popular no norte e nordeste e tornou-se nacionalmente conhecido através de Luiz Gonzaga, conhecido como o “rei do baião”. A temática do baião é o cotidiano dos nordestinos e as dificuldades da vida.

O xaxado, ritmo que tem suas origens no sertão nordestino, remonta à marcante época do cangaço. Nascido no recôncavo baiano, o samba de roda é resultado da mistura entre diferentes ritmos africanos. O frevo é um ritmo típico de Pernambuco e tornou-se popular no país por ser uma das estrelas do carnaval de Recife.

Serviço:

Projeto “Espalha Brasa”
Estação Tatuapé, Linha 11-Coral e 12-Safira
Data: 24 de janeiro, terça-feira, às 16h30
Atrações: grupos “Sakulejo e Trio Lua Branca”

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS