Prefeitura de São Paulo alcança meta de implantar 400 quilômetros de ciclovias

CET libera novos trechos de ciclovias com 3,6 quilômetros no Centro e nas zonas sul e leste. No total, a cidade chega a quase 500 quilômetros de malha cicloviária

0
41

A partir da ativação de três novos trechos de ciclovia nesta terça-feira, dia 6, a cidade passa a contar com 498,4 quilômetros de vias destinadas aos ciclistas. Os trajetos estão localizado no Centro e nas zonas sul e leste. Do total da infraestrutura cicloviária existente na cidade, a atual gestão inaugurou 400,1 quilômetros. Antes, São Paulo possuía 68 km de ciclovias e 30,3 quilômetros de ciclorrotas.

O Programa de Metas 2013-2016 da atual gestão previa a implantação de 400 quilômetros de vias cicláveis até o fim deste ano. Em acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, o Plano Diretor Estratégico do Município define o uso da bicicleta como meio de transporte, favorecendo uma alternativa de locomoção economicamente menos dispendiosa e ambientalmente mais saudável, se comparada aos modos de transporte individuais motorizados.

“Com trabalho sério, organizado e integrado, foi possível cumprir a meta [400 quilômetros de ciclovias] e, ao final do mandato, deixar um legado para a mobilidade urbana da cidade de São Paulo”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, na manhã desta terça-feira (6), durante reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito.

Novos Trajetos

Ciclovia Viaduto 25 de Março, com 1,0 quilômetros de extensão, entre a Praça da Sé e o Viaduto 25 de Março. O percurso é unidirecional, possibilitando a conexão com estação Sé do Metrô e com as ciclovias das ruas Benjamim Constant, da Figueira e 21 de Abril e a da Avenida Rangel Pestana.

Ciclovia Bosque da Saúde, com 1,0 quilômetros de extensão, entre a Rua Caramuru e a Avenida Professor Abraão de Morais. O percurso é bidirecional, ao lado do meio fio, na faixa da esquerda, no sentido da Avenida Jabaquara para a Avenida Professor Abraão de Morais.

Ciclovia Arraias do Araguaia, com 1,6 quilômetros de extensão, entre as avenidas Aricanduva e da Barreira Grande. O percurso é bidirecional, junto ao rio em área confinada entre a Avenida Aricanduva e Avenida Rio das Pedras; na pista entre a Avenida Rio das Pedras e Rua Acurama e junto à calçada entre a Rua Acurama e Avenida da Barreira Grande.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO