18.6 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de Guarulhos abre ao tráfego o primeiro viaduto do Novo Trevo de Bonsucesso

Em cerimônia simbólica realizada na manhã desta quarta-feira (28), a Prefeitura de Guarulhos entregou o primeiro viaduto do Novo Trevo de Bonsucesso, no km 209-B da Rodovia Presidente Dutra, sentido São Paulo/Rio de Janeiro, além da alça para Bonsucesso e Água Chata.

Com a abertura desse novo acesso ao tráfego, haverá o aumento da capacidade do trevo, favorecendo o acesso de veículos no sentido Bonsucesso e Dutra/Rio de Janeiro. O viaduto tem 74 metros de comprimento por 14,4 m de largura e conta com três faixas de rolamento para veículos e barreiras de segurança de concreto, além de passeio para pedestres, com guarda-corpo.

O prefeito Sebastião Almeida, que participou do ato, falou sobre a importância dessa obra: “Nós preparamos uma proposta com plano de futuro. Esse foi o projeto do Novo Trevo de Bonsucesso, que nós entregamos aqui uma parte – não toda. A cidade precisa ter mais obras dessa magnitude, dessa dimensão, que proporcionam possibilidades reais de desenvolvimento e dão condições para o próximo prefeito continuar o que estamos deixando, porque a obra não está parada, ela continua e tem recursos financeiros para isso”, afirmou o prefeito.

No evento desta quarta-feira, houve ainda a abertura da pista marginal norte da via Dutra, que permitirá o acesso por alça diretamente para Bonsucesso e Lavras. A expectativa é que esse acesso alivie o trânsito, proporcionando maior fluidez para quem procura aqueles bairros, proporcionando melhorias importantes ao tráfego.

Foto: Fábio Nunes Teixeira/Prefeitura de Guarulhos

Crédito garantido para o Novo Trevo

Para as obras do Novo Trevo de Bonsucesso já foram gastos cerca de R$ 34 milhões, tendo, ainda, temos aproximadamente R$ 50 milhões para a finalização do empreendimento que engloba o próprio trevo e o corredor Juscelino Kubitschek, segundo explicou o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira: “Esses são recursos do Orçamento Geral da União, que são a fundo perdido”, salientou ele.

Alterações no trânsito

A liberação desta quarta-feira da Marginal Norte da via Dutra (sentido Rio de Janeiro) do Novo Trevo de Bonsucesso representa um grande alívio para os motoristas que se utilizam da avenida Júlia Gaioli no sentido Bonsucesso. Trata-se do fim das filas em que os veículos tinham que aguardar, algumas vezes mais de 20 minutos, para passar somente nesse trecho. O percurso agora poderá ser feito em poucos minutos.

O novo viaduto possui três faixas de rolamento e, portanto, duplicam a capacidade da rodovia nesse trecho, além de servir para acesso direto ao bairro de Bonsucesso, através de alça exclusiva. Todo o trecho aberto ao tráfego nesta quarta-feira possui sinalização refletiva, iluminação e asfalto em borracha (concreto asfáltico com incorporação de borracha) para melhorar o conforto ao rodar. Os trechos mais altos foram protegidos com defensas metálicas e barreiras de concreto.

Os veículos que, por sua vez, se utilizam da avenida Júlia Gaioli para acessar a avenida Juscelino Kubitschek rumo ao bairro do Pimentas poderão se utilizar da rua Eduardo Fronner, já que a próxima etapa de obras prevê a construção de uma alça que interferirá com o trânsito nesse local.

Debaixo do viaduto da via Dutra, foram liberadas nesta quarta-feira as quatro pistas de rolamento no sentido Bonsucesso, ciclovia e passeio, protegidos por barreira de concreto. As obras, no entanto, não pararam. Há interdições para alargamentos, próximo a rua Antônio Mestriner.

A pista Marginal Sul do Novo Trevo de Bonsucesso permanece em obras, com grande parte já pavimentada e a concretagem do primeiro dos três vãos do viaduto está prevista para ocorrer no início de 2017. A nova pista sentido Pimentas também já está pavimentada e contará com três faixas de rolamento.

Foto: Fábio Nunes Teixeira/Prefeitura de Guarulhos

Melhorias

O Novo Trevo de Bonsucesso, quando pronto, deverá resolver os problemas de mobilidade da população de Bonsucesso, Pimentas, Cumbica e Presidente Dutra, onde moram cerca de 600 mil habitantes e se concentra um grande polo industrial. Pelo local passam diariamente mais de 150 mil veículos, além de 1.730 viagens de ônibus municipais, que beneficiam mais de 110 mil passageiros só de Guarulhos.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS