21.5 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

Autopista Litoral Sul se prepara para movimento de verão

As férias do final de ano combinadas com o verão indicam o destino de muitos motoristas entre os meses de dezembro e março: as praias do litoral de Santa Catarina e do Paraná. E é para atender esse público que a Autopista Litoral Sul realiza a partir desta quinta-feira, 15/12, a Operação Verão, com reforço nas equipes de atendimento nas rodovias BR-116-PR/Contorno Leste, BR-376/PR e BR-101/SC. A operação se estende até o dia 6 de março, com atenção especial para os feriados de Natal, Ano Novo, Carnaval e todos os finais de semana.

O período de maior movimento neste início de verão acontece entre os dias 21 de dezembro e 2 de janeiro, entre os feriados de Natal e Ano Novo. Em 12 dias, cerca de 670 mil veículos devem circular pelas rodovias concessionadas – volume total 53% maior do que a média registrada em dias normais. Com destaque para os dias 24 de dezembro, 1º e 2 de janeiro, quando o trânsito por praça será de 63 mil veículos por dia, com parciais superiores ao dobro das registradas em dias normais.

Os trechos que devem exigir maior atenção dos motoristas durante a operação estão localizados próximos as cidades de Curitiba, Joinville, Florianópolis, e nos acessos das cidades litorâneas: Garuva (acesso para Itapoá e Guaratuba), Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Governador Celso Ramos, Biguaçu, Florianópolis e Palhoça. Entre os dias 20 de dezembro e 6 de março – término da operação -, a Autopista Litoral Sul não irá realizar obras diurnas que interditem faixas nas pistas principais – com exceção para intervenções emergenciais.

No total, cerca de 800 colaboradores – reforço de 15% nas equipes – irão atuar na Operação Verão para atendimento nas praças, inspeção do trânsito, socorro médico, e remoções por problemas mecânicos – esse tipo de ocorrência aumenta em até 65% nessa época. Toda a Operação com acionamento de recursos é coordenada pelo Centro de Controle em Joinville, onde também estão alocados os atendentes do 0800.

Para essa Operação, a Autopista Litoral Sul realiza uma campanha especial com faixas alertando os motoristas para a importância da utilização do cinto de segurança e da proibição do tráfego pelo acostamento – atitude que coloca em risco o suporte a emergências.

Entre Curitiba e Florianópolis, os usuários podem contar com o apoio das nove bases – SOS Usuário Litoral Sul –, onde os usuários têm a disposição uma estrutura adequada para pausa na viagem, com banheiros, fraldários, água, café e internet. Antes de pegar a estrada, os motoristas podem consultar as condições de trânsito pelos canais de comunicação da Concessionária: 0800-725-1771, www.autopistalitoralsul.com.br e twitter: @Arteris_ALS.

Dias e Horários de Maior Movimento

Natal

Saída para o final de semana:
Sexta-feira, dia 23/12, das 12h à meia-noite;
Sábado, dia 24/12, das 7h às 17h;

Retorno do final de semana:
Domingo, dia 25/12, das 15h às 22h;

Ano Novo

Saída para o final de semana:
Sexta-feira, dia 30/12, das 12h à meia-noite;
Sábado, dia 31/12, das 7h às 17h;

Retorno do final de semana:
Domingo, dia 1º/1, das 15h às 22h

Finais de Semana de Verão:

Sextas-feiras: das 17h às 22h
Sábados: das 7h às 14h
Domingos: das 15h às 22h

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS