Venda de bilhetes unitários por meio de QR Code chega à Estação USP Leste​

Adoção da tecnologia proporciona agilidade aos usuários da CPTM e redução de custos operacionais à empresa

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Foto: Reprodução/CPTM

A tecnologia do QR Code chega à Estação USP Leste, na Linha 12-Safira da CPTM, nesta segunda-feira, dia 28. O objetivo é facilitar o pagamento das passagens para quem adquire bilhetes unitários. A bilhetagem via QR Code, ou Código QR (Quick Response – resposta rápida), é uma solução inovadora, que proporciona agilidade aos usuários do transporte público e redução de custos operacionais à empresa.

Para usar o sistema, o usuário deverá adquirir o bilhete unitário, que será impresso com o código, na bilheteria da estação. Depois é só aproximar o bilhete do bloqueio adaptado para a leitura deste tipo de cartão para ter o acesso liberado. Nos primeiros quinze dias, a venda desse bilhete estará disponível das 9h às 16h e colaboradores orientarão os passageiros sobre o novo sistema na Estação USP Leste.

O serviço foi lançado, em outubro, na Estação Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa. Neste mês já está disponibilizado nas estações Vila Aurora, na Linha 7-Rubi, e Autódromo, na Linha 9-Esmeralda. As próximas estações serão Lapa, na Linha 8-Diamante, a partir de 5/12, e Dom Bosco, na Linha 11-Coral, dia 12/12.

As estações selecionadas são as que apresentam maior percentual de utilização de bilhetes unitários. Na CPTM, cerca de 20% dos usuários utilizam bilhetes magnéticos unitários (Edmonson) para acessar o sistema.

A viabilidade da implantação definitiva do sistema QR Code para o pagamento das tarifas será analisada durante o período de testes, que é de seis meses. Caso se comprove a viabilidade de implantação definitiva, futuramente, o QR Code poderá oferecer múltiplas facilidades em relação aos bilhetes magnéticos atuais (Edmonson), como a aquisição pela Internet, aplicativos de celular e máquinas de venda automatizadas, gerando mais praticidade e ganho de tempo aos usuários.

Pioneiro na América Latina para o pagamento de passagens do sistema metroferroviário, o novo sistema de bilhetagem foi desenvolvido pela Autopass, parceira da CPTM nesta fase de testes, e que já realizou um projeto piloto no Terminal Santo André do Corredor ABD da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), entre julho e agosto passado.

Sobre a CPTM

Maior operadora de transporte de passageiros ferroviários da América do Sul, a CPTM transporta cerca de 2,8 milhões de usuários por dia útil. São 260,8 km de vias operacionais, seis linhas e 92 estações, que atendem 22 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Por dia são programadas mais de 2.750 viagens, o que equivale a aproximadamente 80 mil km de percurso.

Seis Linhas:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí)
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno)
Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)
Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
Linha 11-Coral (Luz – Guaianases – Estudantes)
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sobre a Autopass

A Autopass é uma empresa referência em tecnologia para projetos inovadores de meios de pagamento e melhoria da mobilidade urbana. Com uma expertise obtida em mais de 10 anos operando a bilhetagem eletrônica na Grande São Paulo (hoje com mais de 7,5 milhões de cartões de transporte emitidos e mais de 2,5 milhões de transações por dia), a Autopass lidera o desenvolvimento de soluções personalizadas, por meio da tecnologia e inovação, facilitando a vida do cidadão e contribuindo para a construção de cidades inteligentes.

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