20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Idec lança a versão final do aplicativo MoveCidade

Nesta segunda-feira, dia 7 de novembro, o Idec lança a versão final do aplicativo MoveCidade, para a avaliação dos meios de transporte da cidade de São Paulo.

O aplicativo gratuito, disponível para Android, permite que os passageiros avaliem e comparem as viagens realizadas nos ônibus municipais, intermunicipais, metrô, CPTM e ciclovias; além das estações de bicicletas compartilhadas.

Segundo Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade urbana do Idec, “por meio do aplicativo, o Instituto pretende estimular que as pessoas opinem mais sobre os serviços de transporte. Numa visão de fortalecimento, a sociedade civil poderá se mobilizar e lutar por melhorias”.

E acrescenta, “haverá, por exemplo, um ranking das melhores e piores linhas de ônibus, e também será possível comparar duas delas à sua escolha, assim como nos outros meios de transporte”.

De acordo com um levantamento realizado em março deste ano pelo Instituto, em parceria com o Data Popular, 89% dos consumidores já tiveram problemas com o transporte público, mas apenas 25% reclamam quando não estão satisfeitos com o serviço.

Com os dados coletados pelo MoveCidade, o Instituto criará um banco de dados e as informações serão encaminhadas às empresas prestadoras dos serviços e as autoridades responsáveis, como forma de pressão e reivindicação dos cidadãos.

Aplicativo em expansão

Fruto de uma parceria do Idec com o Instituto Clima e Sociedade e o Laboratório de Experimentação Digital, o aplicativo está em fase de testes desde setembro e, até 2017, outras capitais serão acrescentadas permitindo comparações entre as localidades.

A previsão é que no fim do mês, as cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte também possam avaliar os seus transportes públicos por meio do aplicativo.

O passo a passo para baixar o aplicativo MoveCidade está disponível no site do MoveCidade.

Sobre o Idec

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) é uma associação de consumidores, sem fins lucrativos, fundada em 1987, e que é independente de empresas, governos ou partidos políticos. Os recursos financeiros do Instituto provêm basicamente das contribuições de seus associados.

O Instituto também recebe recursos de organismos e fundações, mas que não comprometem sua independência. Para ser um apoiador do Idec, acesse o site do Instituto, para maiores informações.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS