24.6 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Brasil e Portugal desenvolvem projeto de mobilidade com carros elétricos

Representantes dos governos de Portugal e brasileiro, particularmente do estado de Minas Gerais, assinaram nesta quarta-feira (2) um acordo de cooperação para o desenvolvimento de um sistema de mobilidade urbana baseado no uso de veículos elétricos.

A cooperação técnica deste projeto já havia sido firmada em setembro, mas agora passou a envolver também instituições de ensino superior dos dois países, a Universidade do Minho e a Universidade Federal de Minas Gerais, explicou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor.

O projeto-piloto de mobilidade urbana, que será implantado em uma área de Belo Horizonte, utilizará ônibus, carros e motos movidos a eletricidade para transportar funcionários de diversos órgãos públicos. Serão investidos pelo estado de Minas Gerais R$ 3 milhões (830 mil euros).

A participação portuguesa consiste no uso de um sistema criado pelo Centro de Engenharia e Inovação para gerir a circulação destes carros e no desenvolvimento de aplicações que indicarão a localização e a eficiência do transporte dentro deste sistema.

A empresa do setor elétrico brasileiro Axxiom, com atuação no estado de Minas Gerais – participa desta iniciativa. Segundo Fabiana Santos, presidente da Axxiom, o projeto deve entrar em funcionamento em dezembro próximo, mas a sua aplicação total vai demorar ainda um ano, quando a expectativa é ter 25 veículos operando no sistema.

A executiva da Axxiom disse ainda que, após implantado o projeto, este será apresentado também a outras cidades brasileiras para estimular a adoção de meios de transporte com energia limpa no país.

Fonte: Observador

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS