Edição municipal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá atividades diversificadas em várias regiões da cidade

Público contará com ações gratuitas para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, que também integra os eventos da cidade.

0
91
Semana Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação e Dia Mundial da Alimentação

Entre os dias 14 e 27 de outubro, os interessados por ciência e alimentação terão a oportunidade de participar de diversas atividades gratuitas promovidas pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE). Realizadas simultaneamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a edição municipal segue o tema nacional “Ciência Alimentando o Brasil”, que tem base na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que intitulou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas.

Realizado desde 2004, esse evento tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população. Na capital paulista, as ações incluem oficinas, workshops e seminários voltados para o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. As atividades reforçam a implantação da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

No dia 17, segunda-feira, das 9h30 às 14h, o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) recebe o lançamento oficial do evento com as palestras “Por que devemos evitar o consumo de alimentos ultraprocessados” e o “Plano Municipal de Segurança Alimentar”. Na sequência, ocorre o workshop culinário “Gastronomia Saudável e Sustentável”.

O público ainda terá a oportunidade de participar da Arena de Inovação, no dia 20 de outubro, no Centro Cultural Vergueiro, em que serão apresentados os projetos das duas edições do Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas (Vai Tec). Os selecionados tiveram como foco principal trazer soluções para a melhoria da vida dos moradores de São Paulo.

Já no dia 21, sexta-feira, das 9h às 13h, a Semana de Ciência e Tecnologia oferece o Seminário Agricultura na Cidade de São Paulo que trará especialistas para debater temas sobre tecnologias a serem aplicadas no segmento de agricultura familiar, além de um balanço das iniciativas promovidas pela gestão municipal nesta área. Na parte da tarde, o tema agricultura será explorado em rodas de conversa sobre agroecologia, logística e consumo, além da apresentação de uma proposta desenvolvida pela Prefeitura de São Paulo, para ligar restaurantes e consumidores da capital a produtores da agricultura familiar no Mobilab (Rua Boa Vista, 136 – Centro), das 13h às 18h.

As atividades ocorrem em parceria com a Universidade de São Paulo, que também oferece uma programação entre os dias 18 e 22 de outubro, no campus da Cidade Universitária, Parque de Ciência e Tecnologia e no Museu de Zoologia; e o Instituto de Economia Agrícola, que fará o seminário “Cenários Prospectivos para a Agricultura e Alimentação”, no dia 19, quarta-feira, às 14h, na Sala Ruy Miller Paiva (Praça Ramos de Azevedo, 254, 3º andar).

Serviço:
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/Dia Mundial da Alimentação
Dias: 14 a 27 de outubro
Programação completa e inscrições: www.cienciaalimentandoobrasil.cmcti.com.br

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO